Aos que desejam economizar a conta de luz na sua casa, convertendo energia solar em elétrica, já devem ter ouvido sobre painel solar. Entretanto, quem olha o custo pode se assustar, mas não se preocupe, há a opção de fazer um caseiro. Apesar das inúmeras “receitas” para criar um painel solar caseiro, condensamos um guia para te auxiliar.
Entretanto, você ficará sujeito a alguns riscos caso não utilize os materiais corretos. Pois, só o fato de ser um painel caseiro, não garante a proteção e durabilidade que um industrial proporciona. Portanto, é preciso atentar-se às normas.
Em 2019, a energia solar no Brasil cresceu cerca de 200%. Em alguns lugares do mundo já é obrigatório o uso dos painéis solares nas casas, como na Califórnia. Lembrando que pode ser feito um painel de garrafa pet, latas de alumínio e tubos de PVC, a fim de obter energia solar térmica, ou diodos de LED e até mesmo CD.
Aqui abordaremos a criação de um painel solar com células fotovoltaicas, pois garante maior qualidade. Confira a continuação deste artigo.
O que é necessário para um painel solar?
Os materiais necessários para a construção de um painel solar são:
- Células Fotovoltaicas - composta por uma placa positiva e no inverso dela, uma placa negativa;
- Soldador (40 a 60 volts);
- Voltímetro;
- Fio condutor;
- Madeira;
- Óculos de proteção;
- Lápis e Régua.
As células fotovoltaicas são capazes de converter a energia do sol em energia elétrica, através do efeito fotovoltaico. Normalmente, são encontradas em média por R$170, na promoção. As fabricadas na China e EUA são melhores, em duração e qualidade. Ao retirá-las, é necessário manusear com o maior cuidado possível, pois são extremamente finas.
Passo a passo para fazer o painel solar
- Primeiramente, você irá cortar vários pedaços do fio condutor, com a mesmo largura das células. Ao todo, são 3 pedaços de fio para cada célula.
- Posicione os fios nas células, interligando elas em série de “placa positiva com negativa”, sempre. Assim, a voltagem se torna maior (cheque com o voltímetro).
- Prepare-se para soldar. Essa é a parte mais perigosa, trabalhosa e lenta. Portanto, peça ajuda se necessário.
- Agora, ponha as células fotovoltaicas numa placa de madeira. Desenhe linhas para separará-las.
- Ligue seu sistema a uma rede (On-Grid) ou a um banco de baterias (Off-Grid). Será preciso um mínimo de 12 volts para iniciar um inversor de 12V, depois gerar 110V / 220V (ligado a uma rede), ou carregar suas baterias de 12V.
O sistema é a junção das placas, inversor solar, trilho de sustentação, cabos, string box e outros.
Observações importantes
Caso você nunca tenha trabalhado com elétrica ou mecânica, peça ajuda de alguém experiente. A posição correta do painel influencia na segurança, como também a qualidade dos produtos utilizados.
Quando você for soldar, tome muito cuidado. Afinal, um mínimo erro pode causar um choque elétrico. Como também, as regras e procedimentos para instalar o painel numa rede de distribuição precisam ser seguidas, sendo essa rede um sistema autônomo ou não.
Outro grande risco é a falta de garantia em alguns equipamentos. Verifique se as placas solares têm IP65 a IP67 de proteção. Não abra mão disso, nem muito menos de atentar para as outras páginas na internet a respeito dos tutoriais para painéis solares.