Qual a melhor forma de escolher uma profissão? Descubra alternativas para entrar no mercado

A passagem para a vida adulta é muito complicada por diversas razões, mas uma que acaba tirando a paz do público mais jovem com certeza é o momento de escolher a profissão. Decidir o seu futuro, mesmo que ainda não tenha noção de como se fazer isso, é um dos maiores desafios de entrar no universo profissional.

ANÚNCIO

Ingressar no mercado de trabalho pode ser uma experiência traumática, ainda mais quando não conseguimos seguir a carreira dos nossos sonhos? Mas e se nem soubermos que carreira é essa, o que fazemos? Fique aqui para conferir algumas dicas que vão te mostrar qual a melhor forma de escolher uma profissão.

Qual a melhor forma de escolher uma profissão? Descubra alternativas para entrar no mercado
Foto: (reprodução/internet)

Neste artigo, será possível conferir as seguintes informações sobre o tema:

  • A importância de se conhecer bem antes de escolher um ramo do mercado para atuar;
  • É necessário ter calma e lembrar que a sua escolha nem sempre é definitiva;
  • Buscando por informações da profissão desejada;
  • A conversa com profissionais da área pode te dar um norte a seguir;
  • Teste vocacional para te auxiliar na escolha;
  • Não deixe influências externas te atrapalharem;
  • Profissões em alta no mercado de trabalho.

É necessário conhecer bem a si mesmo

O primeiro passo para decidir qual a melhor profissão para seu caso, é conhecendo melhor a si mesmo. Apesar de muitas pessoas já acharem que fazem isso, no momento em que se pede para que elas falem sobre si, elas acabam “travando”, mostrando que a história não é bem essa.

Qual a melhor forma de escolher uma profissão? Descubra alternativas para entrar no mercado
Foto: (reprodução/internet)

Elaborar uma lista de coisas que você gosta de fazer no tempo livre é uma boa maneira de se fazer isso, além de também separar assuntos que te causem maior interesse para conversar. Outro ponto que pode te ajudar é separar os tipos de filmes que mais te chamam a atenção.

Durante esse processo, é importante que você também faça uma lista de coisas que não te agradam, como situações em que você fica constrangido, que pontos da sua personalidade são possíveis de serem melhorados etc. Não se esqueça dos “defeitos”.

Tenha calma na hora de fazer a sua escolha

Não seja afobado e tente deixar as coisas para última hora, pois isso não vai funcionar. É muito importante que você comece a pensar nisso com bastante antecedência, analisando muito bem seus pontos positivos e negativos durante o processo, fazendo a lista do tópico anterior.

ANÚNCIO
Qual a melhor forma de escolher uma profissão? Descubra alternativas para entrar no mercado
Foto: (reprodução/internet)

Após isso, já será possível conferir algumas similaridades com algumas áreas. Com isso, traçar paralelos entre sua pessoa e algumas profissões vai se tornar uma tarefa mais fácil, mas que ainda assim, vai exigir bastante tempo, portanto, mais uma vez, não deixe para a última hora.

Não são poucos os casos de pessoas que decidiram o que queriam fazer da vida enquanto já estavam preenchendo a ficha do vestibular, por exemplo, e logo depois que conseguiram ingressar no curso, e traçar a profissão, não ficaram nem um pouco satisfeitas com o rumo tomado.

Lembre-se que ela não precisa ser definitiva

Muitas pessoas se sentem pressionadas no momento da escolha e acabam tomando decisões precipitadas quando falamos disso, porém, é sempre importante lembrar que o rumo tomado hoje não é definitivo. Daqui a dois anos, por exemplo, seu pensamento pode ser completamente diferente.

Também é importante frisar que muitas pessoas, mesmo que já tenham carreiras consolidadas no mercado, acabam trocando de profissão repentinamente, porque simplesmente perceberam que gostavam mais de uma coisa do que outra. Portanto, não se cobre demais, e mais uma vez, tenha calma na escolha.

Busque mais informações sobre a área em que deseja atuar

Antes essa missão era extremamente complicada, no entanto, hoje, já é possível realizar esse processo de maneira bem simples e objetiva. Com o advento da internet, se tornou muito mais simples buscar por informações sobre o que um profissional de determinada área realmente faz.

Qual a melhor forma de escolher uma profissão? Descubra alternativas para entrar no mercado
Foto: (reprodução/internet)

Vamos supor que você tenha se interessado pela profissão de sociólogo, porém, quando foi pesquisar o que um profissional da área realmente faz, não gostou de alguns pontos que você não enxerga uma maneira de contornar. Nesses casos, é melhor pesquisar por outra área.

Hoje já existem uma infinidade de cursos e profissões a serem seguidas, e com o advento da internet, e a possibilidade de mostrar seu trabalho para o mundo de maneira prática através dos portais digitais, a tendência é que isso só aumente. Não seja afobado em sua busca.

É praticamente impossível encontrar uma que te agrade 100%

Você já deve ter ouvido isso por aí, mas é sempre importante destacar que é praticamente impossível uma pessoa ser 100% satisfeita com sua profissão. Em algum momento, com algum ponto específico, esse indivíduo vai estar insatisfeito com sua escolha.

Às vezes pode ser o clima da empresa que ele trabalha, a remuneração pode ser não ser a que ele deseja, ou o estresse causado pelo emprego pode ser muito grande para a pessoa. Por isso, tenha ciência que, por mais que você possa gostar de algo, em algum momento, ela pode não te satisfazer por completo.

Converse com profissionais da área

Uma das maneiras mais eficazes de perceber os pontos positivos e negativos de uma profissão é visitando seu ambiente de trabalho. No caso dos médicos, por exemplo, o estudante pode fazer visitas ao hospital, para que ele consiga acompanhar a rotina do profissional da área.

Qual a melhor forma de escolher uma profissão? Descubra alternativas para entrar no mercado
Foto: (reprodução/internet)

Com isso, ele poderá perceber quais serão as qualidades exigidas pelo mercado para se trabalhar nessa área, e quais são os pontos que podem te desagradar nessa empreitada. Se possível, tente conversar com os profissionais observados durante esse período.

Pergunte para eles quais são os maiores desafios da profissão, e tenha ciência que, no caso da medicina, por exemplo, são necessários muitos anos de estudo e um bom preparo psicológico para atuar na área. Você conseguiria lidar com tudo isso? Esses são pontos que devem ser analisados.

Algumas profissões podem alterar seu estilo de vida

É importante citar que algumas profissões podem acabar alterando seu estilo de vida, e isso também deve ser levado em consideração no momento da escolha profissional. Ao pegarmos mais uma vez a medicina como exemplo, podemos notar isso de maneira mais clara.

Os médicos, muitas das vezes, têm de interromper suas atividades pessoais para lidar com pacientes na emergência do hospital, logo, caso não queira ter que lidar com esse tipo de imprevisto de maneira corriqueira, é bem importante analisar esses pontos antes de investir tempo na profissão.

Experimente um teste vocacional para te auxiliar

Caso já tenha algo em mente, mas não tem certeza se quer isso de fato para sua vida, ou mesmo que não tenha nenhuma profissão específica em mente no momento, uma boa opção é fazer um teste vocacional para conseguir traçar cursos que possam ser do seu interesse.

Qual a melhor forma de escolher uma profissão? Descubra alternativas para entrar no mercado
Foto: (reprodução/internet)

O teste vocacional pode ser feito de maneira rápida, sendo necessário responder apenas 15 perguntas. Após isso, o resultado é dado no próprio site, e você poderá checar alguns cursos que podem ser do seu interesse com o resultado obtido com base nas suas respostas.

Além disso, outro ponto positivo de se fazer um teste vocacional, é que o usuário não recebe apenas uma resposta. São apresentadas áreas relacionadas também, ou seja, muitas opções a serem analisadas e muitas profissões a serem levadas em consideração.

Procure pelas tendências da área que você tem interesse

Essa é uma dica para quem já está mais decidido sobre que profissão seguir. Caso queira realmente seguir carreira na área, é recomendável que você comece a pesquisar sobre as tendências atuais do setor em que pretende atuar, para se manter competitivo no mercado.

Para quem se interessa pelo mercado financeiro, por exemplo, é importante saber como determinada empresa atua, como funciona o mercado de ações e a compra e venda de criptomoedas etc. Informação é ouro no ambiente corporativo.

A escolha de profissão é uma decisão apenas sua

Muitas vezes, familiares e amigos próximos, acabam dando alguns pequenos palpites sobre como eles acham que devemos decidir nosso futuro, no entanto, em algumas situações, essa influência externa mais atrapalha do que ajuda quem realmente tem que tomar a decisão.

Qual a melhor forma de escolher uma profissão? Descubra alternativas para entrar no mercado
Foto: (reprodução/internet)

E quando falamos de escolher uma profissão, a opinião de terceiros não deve ser levada tão a sério assim. Apesar desses conselhos serem dados com as melhores das intenções, eles podem acabar influenciando jovens a escolherem por algo que na verdade não os atrai.

São inúmeros os casos de pessoas que escolheram seguir uma carreira e acabaram se arrependendo anos depois, não chegando a terminar o ensino superior por conta disso, e tendo que se readequar no mercado de trabalho. Portanto, coloque a sua opinião como a mais importante, pois ela de fato é.

Negócios de família também não devem influenciar em sua escolha

Muitas pessoas acabam vindo de famílias tradicionais em certos ramos. Por exemplo, em uma família em que todos são advogados, é normal que haja certa pressão para que os mais jovens sigam os passos dos mais velhos, mas se lembre que isso não é obrigação sua.

Não deixe que os outros projetem expectativas em você, e coloque sempre suas escolhas como prioridade em sua vida, afinal, quem terá que lidar com elas no futuro é você. Conselhos são bem-vindos, mas não são regras a serem seguidas.

Profissões que estão em alta no mercado

Escolhendo a profissão que você deseja seguir, é importante também checar se ela tem muitas oportunidades no mercado. Porém, caso não tenha, não é preciso desanimar, afinal, como já foi dito, influências externas não devem influenciar na busca pelos seus sonhos.

Ainda assim, existem algumas profissões que conseguem se destacar pelo alto volume de vagas disponíveis, como podemos conferir na pequena lista a seguir:

  • Profissões relacionadas a área da saúde;
  • Profissionais de marketing, principalmente os do ramo digital;
  • Gestores financeiros;
  • Administradores;
  • Profissionais de recursos humanos;
  • Técnicos de informática;
  • Profissionais da área de logística;
  • Agronegócio.