Como se tornar um Jovem Aprendiz – Passo a Passo

ANÚNCIO

Apesar de ser um direito concedido há alguns anos, muita gente ainda não sabe os requisitos e nem como proceder para conseguir uma vaga. Jovem aprendiz é regulamentado pela Lei de Aprendizagem que passou a vigorar no ano 2000.

A lei mencionada assegura que jovens e adolescentes tenham a chance de ser inseridos no mercado de trabalho, com a chance de se profissionalizar e crescer dentro de uma determinada instituição.

ANÚNCIO

De acordo com jornais do país, pessoas que um dia começaram sendo Jovem Aprendiz estão mais evoluídos no mercado do que trabalhadores que não passaram por essa fase. De fato, esse recurso fomenta a qualificação dos futuros profissionais.

Como se tornar um Jovem Aprendiz - Passo a Passo
Foto: Reprodução/internet

Venha saber mais sobre Jovem Aprendiz, quais são os requisitos, como encontrar vagas e como preparar o currículo. Neste artigo, separamos informações importantes para ajudar a inserção desses jovens em empresas.

Quais são os requisitos?

Antes de irmos mais a fundo, precisamos entender quais são os requisitos para saber quem se encaixa no perfil de Jovem Aprendiz. É importante compreendermos que existem requisitos legais, os quais não podem ser modificados e nem adaptados.

ANÚNCIO

Exemplo disso, é o período do contrato de trabalho que deve durar no prazo máximo de 2 anos, não podendo ser prorrogado. Isso impede que o jovem ou adolescente seja contratado de forma fixa pela empresa? Depende, se for maior de 18 anos não há impedimentos.

O que não pode ocorrer é a ampliação do prazo do antigo contrato, e nem a contratação permanente do adolescente menor de idade. A faixa etária estabelecida pela lei é de 14 a 24 anos, no entanto, esse requisito pode ser flexibilizado.

Como se tornar um Jovem Aprendiz - Passo a Passo
Foto: Reprodução/internet

Por exemplo, a empresa pode contratar jovens entre 16 e 24 anos. A legislação não obriga a contratação de pessoas necessariamente com 14 anos. No entanto, a idade mínima deve ser 14 anos não podendo ser inferior a isso.

Outro ponto que deve ser observado de forma padrão pelos empregadores, é o fornecimento de cursos profissionalizantes com o intuito de capacitá-los profissionalmente. Este requisito é obrigatório, pois é a maior finalidade da Lei de Aprendizagem.

Por fim, o beneficiário só pode ter sido contratado uma única vez como Jovem Aprendiz em qualquer empresa. Os requisitos quanto à formação entre ensino básico e médio, depende de cada instituição.

Como montar seu currículo de Jovem Aprendiz?

Apesar de ser um direito garantido, não são todos que se candidatam que são chamados. Existe um processo seletivo, assim como os demais trabalhos. Então, atente-se na etapa de formulação do seu currículo.

Na hora de montá-lo, é importante você informar os dados que os fazem ser um Jovem Aprendiz como idade, formação, com qual intuito está se candidatando, quais são seus objetivos, habilidades e diferencial.

Ainda que o ideal seja o candidato ter mínima ou nenhuma experiência de trabalho, informe o porquê você merece ter aquela vaga. Além disso, escreva a área que deseja se capacitar dentro da empresa, para não ficar algo muito genérico. Deixamos um vídeo abaixo para mais informações sobre o assunto:

Como encontrar vagas?

Hoje ficou mais fácil achar oportunidades com o uso da internet, não precisa dar tanta prioridade mais a entrega física do seu currículo. Isso pode ser feito através de páginas voltadas para buscas de emprego.

Existem várias, mas selecionamos uma das mais procuradas pelos jovens que é o Catho. A página solicita um breve cadastro para que o usuário consiga de fato se candidatar a uma vaga

Se colocar no campo de pesquisa as palavras Jovem Aprendiz, é possível ter acesso às inúmeras vagas disponíveis por todo o Brasil. Caso o candidato queira filtrar de acordo com seus interesses e localidade, também é possível. Veja como funciona a página:

Como se tornar um Jovem Aprendiz - Passo a Passo
Foto: Reprodução/internet

No lado esquerdo, tem campos para serem preenchidos conforme os anseios do usuário. Após escolher uma das opções expostas, caso se direcione para “Quero me candidatar”, irão aparecer todas as informações referentes ao cargo, bem como o campo para inserir o seu currículo.

Lembre-se de informar corretamente o número de telefone e e-mail, pois caso seja selecionado a própria empresa irá entrar em contato pelos dados informados no ato da inscrição. Caso tenha interesse em utilizar outras páginas especializadas, o TechTudo  informa as demais alternativas.

ANÚNCIO