Por que seu cabelo é mais resistente que as lâminas de barbear?

ANÚNCIO
Por que seu cabelo é mais resistente que as lâminas de barbear?
Foto: (reprodução/internet)

Você provavelmente já parou em frente à pia do banheiro ou no chuveiro e se perguntou: como é possível que seu cabelo possa cegar uma lâmina de barbear de aço?

O cabelo é notoriamente forte por sua espessura, mas vamos lá. É uma lâmina de barbear de aço inoxidável! Isso tem que ser mais forte do que uma pequena e velha mecha de cabelo, certo?

ANÚNCIO

Os cientistas se perguntam a mesma coisa, e agora temos uma resposta, e essa resposta é heterogeneidade.

O vencedor por um fio de cabelo

O cabelo é realmente mais macio do que o aço. Você deve ter notado isso sozinho. É cerca de 50 vezes mais macio do que o aço inoxidável usado nas lâminas de barbear. No entanto, as lâminas de barbear que usamos para fazer a barba ficam cegas rapidamente.

Uma equipe de cientistas do departamento de ciência e engenharia de materiais do MIT queria descobrir o porquê, e seus resultados foram publicados em 6 de agosto de 2020 na revista Science.

ANÚNCIO

O pesquisador Gianluca Roscioli raspou os próprios pêlos faciais com lâminas descartáveis ​​e os levou ao laboratório para serem examinados em microscópio eletrônico de varredura. Ele descobriu que as bordas do metal não estavam arredondadas ou desgastadas como você poderia esperar. Em vez disso, eles estavam lascando e rachando.

Então, ele criou um aparelho de barbear mecanizado no laboratório para testes mais controlados usando seus cabelos e de seus colegas de laboratório. A máquina inteira cabia dentro do microscópio eletrônico. Prático.

Lascar a velha lâmina de barbear

O que Roscioli e seus coautores no estudo descobriram foi que lascas na ponta da lâmina eram mais prováveis ​​quando o cabelo era capaz de dobrar antes de ser cortado pela lâmina.

Então a equipe foi ainda mais longe para criar simulações de computador com mais variações: cabelos diferentes, ângulos de corte diferentes, direção da força sendo aplicada e os materiais usados ​​na lâmina.

Eles descobriram que as lascas apareceram sob três condições:

  • Quando a lâmina se aproxima do cabelo em um ângulo
  • Quando a lâmina era heterogênea em composição
  • Quando o cabelo encontra a lâmina em um ponto fraco

“Nossas simulações explicam como a heterogeneidade em um material pode aumentar a tensão nesse material, de modo que uma rachadura pode crescer, mesmo que a tensão seja imposta por um material macio como o cabelo”, diz C. Cem Tasan, associado da Thomas B. King professor de Metalurgia do MIT e pesquisador do estudo.

“Heterogêneo” significa que o material da lâmina não é perfeitamente uniforme. Existem imperfeições microscópicas que permitem que aconteçam lascas quando em contato com um fio de cabelo. E onde há uma lasca, haverá mais lascas, resultando em uma lâmina cega.

Os pesquisadores agora estão trabalhando em um material mais homogêneo, ou uniforme, para lâminas mais afiadas e duradouras.

Veja também: Compreende? Os sinais do seu cérebro dirão

Traduzido e adaptado por equipe Conhecimento Agora

Fonte: HowStuffWorks

ANÚNCIO