Estranha Nebulosa da Caveira brilha forte para o Halloween

ANÚNCIO
Estranha Nebulosa da Caveira brilha forte para o Halloween
Foto: (reprodução/internet)

Uma nova imagem assustadora captura a Nebulosa da Caveira iluminada por um sistema de estrelas triplo bem a tempo para o Halloween.

A Nebulosa da Caveira, formalmente conhecida como NGC 246, está localizada a aproximadamente 1.600 anos-luz de distância na constelação de Cetus, ou A Baleia.

ANÚNCIO

Usando o Very Large Telescope no Chile, o European Southern Observatory (ESO) tirou uma nova foto da misteriosa nebulosa, que tem uma notável semelhança com um crânio flutuando no espaço.

NGC 246 é uma nebulosa planetária que consiste em um par de estrelas estreitamente ligadas orbitadas por uma terceira estrela externa. A nebulosa é o resto empoeirado de uma explosão estelar, durante a qual uma estrela semelhante ao Sol expeliu suas camadas externas, deixando para trás uma estrela anã branca brilhante.

Veja também: O teorema de Pitágoras torna possível a construção e o GPS

A anã branca brilhante é uma das duas estrelas que podem ser vistas bem no centro de NGC 246. No entanto, a anã branca também tem uma companheira estelar anã vermelha que não pode ser vista na nova imagem do ESO.

ANÚNCIO

Essas duas estrelas orbitam uma à outra como um par binário, que por sua vez é orbitado por uma terceira estrela a uma distância de cerca de 1.900 vezes o espaço entre a Terra e o sol.

“Coletivamente, essas três estrelas estabelecem NGC 246 como a primeira nebulosa planetária conhecida com um sistema estelar triplo hierárquico em seu centro“, de acordo com um comunicado do ESO.

A nova visão da Nebulosa da Caveira captura as nuvens de gás e poeira injetadas de sangue que permanecem da explosão estelar. Os gases hidrogênio (vermelho) e oxigênio (azul claro) da nebulosa parecem brilhar, iluminando o rosto do crânio contra o fundo escuro do espaço interestelar.

Traduzido e adaptado por equipe Conhecimento Agora

Fonte: Space.com

ANÚNCIO