Essas são as 5 sagas de livros que mais venderam no mundo

Sabe aquele tipo de livro que a gente termina de ler e quer ver a continuação dele? Assim como em séries de TV, esses livros em séries também existem. Abaixo, conheça as 5 sagas de livros mais vendidas do mundo e entenda uma parte do sucesso deles.

Ah, já temos um spoiler aqui: não fique esperando por Star Wars, Jogos Vorazes ou as Crônicas de Nárnia porque eles não estão na listagem. Aliás, nem mesmo Game of Thrones, está bem? Assim, temos os mais vendidos boxes de livros do mercado para amantes da literatura.

ANÚNCIO
Essas são as 5 sagas de livros que mais venderam no mundo
Foto: (reprodução/internet)

Bônus: Escolha Sua Aventura (vários autores)

Essa série de livros poderia estar no top 5 das sagas mais vendidas do mundo. Afinal, também possui 250 milhões de cópias vendidas, como o título que vem abaixo. No entanto, como é de vários autores, optamos por trazer aqui, fora do top 5, mas como lembrança.

Essas são as 5 sagas de livros que mais venderam no mundo
Foto: (reprodução/internet)

A série é interessante do ponto de vista cultural porque trouxe vários conceitos de RPG de mesa para dentro de um cenário da literatura interativa. Assim, o leitor poderá determinar o curso da narrativa a partir das suas escolhas.

Entre as obras mais interessantes estão as de fantasias, as de ação, de mistério e, lógico, de aventuras. Um dos exemplos é “The Magic of the Unicorn”, assinado por Deborah Lerne Goodman. Outro exemplo é Viagem ao Fundo do Mar, de R. A. Montgomery.

5 – Sweet Valley High (Francine Pascal)

Como é possível de ser imaginado, essa série de livros também teve 250 milhões de cópias vendidas. Estamos diante de um romance clássico que foi lançado em série nas bancas de jornais. Logo, temos aqui uma relíquia da literatura estrangeira. 

Essas são as 5 sagas de livros que mais venderam no mundo
Foto: (reprodução/internet)

O enredo é sobre duas gêmeas idênticas. Elas têm várias histórias do dia a dia, que são apresentadas através de temas como amor, paixão, família, amizade, escola, etc. A série de TV foi de 1994 a 1997 produzida pela Saban Entertainment e distribuída mais tarde pela Fox.

Em sites como a Amazon é possível encontrar volumes de 1 a 12 da obra em inglês. Nessas plataformas, a avaliação de clientes é bem alta, considerando a literatura e não apenas fretes ou entregas. Além desse box, também é possível comprar volumes separadamente. 

4 – Berenstain Bears (Stanley e Janice Berenstain)

Com 260 milhões de cópias vendidas vem os livros de Berenstain. É possível que a gente conheça essas histórias, mas sem necessariamente lembrar dos autores. Vamos lá: Berenstein Bears é uma família de ursos com características humanas.

Essas são as 5 sagas de livros que mais venderam no mundo
Foto: (reprodução/internet)

Assim, eles trazem lições de moral importantes para a melhoria da segurança e da vivência em comunidade, especialmente, pensando nas crianças. O casal-autor foi casado por 59 anos até a morte de Stan, por câncer em novembro de 2005. Mike, um dos filhos, se tornou escritor.

Em sites como Estante Virtual dá para encontrar uma centena desses livros e por valor a partir de R$ 4. No Brasil, os títulos passam por “A Família Urso e a Verdade” e “A Família Urso – Comendo Bobagens Demais”. Há ainda outros títulos no original inglês.

3 – Perry Mason (Erle Stanley Gardner)

Daqueles livros que são conhecidos pela capa, sabe? Perry Mason está no top 3 das sagas de livros mais vendidas do mundo. Para quem não sabe ou não se lembre, considere que Perry Mason é um dos maiores nomes da investigação criminal fictícia do século 20.

Essas são as 5 sagas de livros que mais venderam no mundo
Foto: (reprodução/internet)

É um advogado que está por trás de mais de 80 histórias únicas, na qual defende os clientes de acusações de assassinato. O quê, Sherlock Holmes? Nada disso, Perry Mason. As histórias começaram a ser publicadas em 1933 e foi até 1973, sendo que todos os casos possuem tradução para o português.

Uma curiosidade é que 5 títulos, entre 1971 e 1973 são póstumos, isto é, foram publicados após a morte do autor. O primeiro livro dele foi O caso das Garras de Veludo, obra que foi recusada por vários editores até que um em especial aceitou e fez muito bem.

2 – Goosebumps (R. L. Stine)

Com os mesmos 300 milhões de cópias vendidas do Perry Mason (há quem diga que é um pouco mais), essa série de Goosebumps também foi sucesso comercial. É uma antologia de contos de terror e suspense com tons infanto-juvenis. Assim, traz aventuras inesquecíveis de monstros e criaturas lendárias.

Essas são as 5 sagas de livros que mais venderam no mundo
Foto: (reprodução/internet)

No Brasil, o título original entra com o mesmo nome apesar de que em Portugal ganhou o nome de “Arrepios”. A série conta com 62 livros que foram publicados entre 1992 e 1997. Uma boa parte se tornou filme e outros viraram séries.

O autor, mais tarde do seu lançamento, viria a comentar que se trata de uma “série de livros de terror que também são engraçados”. Cada livro tem uma estrutura, ao passo que personagens centrais são da classe média e os protagonistas variam entre gêneros.

1 – Harry Potter (J. K. Rowling)

E talvez a gente nem tenha assim tanto suspense para fazer aqui, mas vamos considerar que Harry Potter é sucesso de vendas na literatura até hoje e sempre foi e sempre será, certo? Ao todo, a saga toda soma mais de 450 milhões de livros vendidos, o que é um Guiness Book a parte.

Essas são as 5 sagas de livros que mais venderam no mundo
Foto: (reprodução/internet)

A saga tem a história de um bruxo, o Harry Potter, que é um jovem “amaldiçoado” desde a infância e que é predestinado a salvar o mundo mágico. O mais legal é que dá para comprar o box completo dos livros em várias promoções online. Em alguns casos, o pack sai por R$ 179.

A série Harry Potter também virou filme e também fez muito sucessos nas telonas. Os títulos originais da literatura variam de 1997 a 2007. E o mais legal é que tem obras relacionadas ao bruxo, como Animais Fantásticos e Onde Habitam, Quadribol Através dos Séculos, etc. 

As principais curiosidades de Harry Potter

Entre as principais curiosidades sobre Harry Potter está o fato de que várias editoras recusaram o primeiro manuscrito da autora porque diziam que era muito longo e literário. No entanto, uma editora independente aceitou a ideia e mudou tudo.

Essas são as 5 sagas de livros que mais venderam no mundo
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, a editora fez uma ressalva, que a autora usasse JK na assinatura para que o nome Joane não aparece na capa, o que poderia ser um problema para leitores masculinos. Além disso, outras curiosidades são algumas frases da autora. Relembre!

“A morte é apenas a próxima grande aventura da vida”. “Se você quiser ver a verdadeira medida de um homem preste atenção em como ele trata os seus inferiores e não os seus iguais”. “Não adianta se entregar aos sonhos se você esquece de viver”.

Outras sagas de livros que merecem destaque entre os mais vendidos

Curiosamente, saiba que existem outras séries de livros que também venderam muito. Por exemplo, San-Antonio, de Frédéric Dard. A saga tem mais de 200 milhões de cópias e é um tipo de 007 da literatura francesa, de um personagem que trabalhava no serviço secreto.

Essas são as 5 sagas de livros que mais venderam no mundo
Foto: (reprodução/internet)

Nancy Drew, de Carolyn Keene, também teve 200 milhões de cópias de sucesso. É sobre uma detetive que apareceu pela primeira vez em um livro de 1930. Por isso, até hoje é vista como uma das personagens femininas mais influentes da área criminal.

E para mudar um pouco de gênero, mas ainda falando sobre sagas de sucesso, vem o Thomas e Seus Amigos, de W. Awdry, com os mesmos 200 milhões de cópias. O Thomas é um trem, que ganha histórias leves e de aventuras para as crianças. 

As sagas de livros que viraram séries de filmes

Se por um lado se tornou comum que um livro virasse filme, por outro saiba que uma série de livros pode ser um ótimo pano de fundo para virar séries de TV também, não concorda? Que tal se lembrar de Sex and the City, hein? É um clássico da literatura e da TV também. 

Essas são as 5 sagas de livros que mais venderam no mundo
Foto: (reprodução/internet)

Pretty Little Liars faz parte da saga narrada por Sara Shepard e se tornou adaptação para as telinhas, inclusive, para a Netflix. Ao longo das temporadas, a série mostra moradores de uma pequena cidade em uma trama que se desenvolve a partir de um desparecimento. 

A lista ainda passa por Dexter, The 100 e Outlander. Os livros de Diana Gabaldon, aliás, que chegou no Brasil com o título de “A Viajante do Tempo” é muito bacana do ponto de vista das viagens no tempo e da ficção histórica. Assim, na TV isso deu muito certo. 

Outras sagas que todo amante da literatura tem que conhecer

Apesar de não estarem no top 5 das sagas mais vendidas do mundo, de fato, existem alguns boxes que vale a pena pedir de presente e ler, obviamente. Por exemplo, os que já citamos na introdução do texto, como Jogos Vorazes e Game of Thrones.

Mas, também temos as Grandes Obras de Jane Austen, o box de Agatha Christie com 7 volumes, além das histórias de de The Witcher e Percy Jackson & the Olympians. Mas, leve em conta que são obras que variam muito de gênero, então, vale a pena escolher a sua favorita.

ANÚNCIO