Aprenda todos os passos para fazer cola para unhas postiças

Sabia que dá para fazer cola caseira para unhas postiças? E isso é tão simples que só exige alguns ingredientes que, muito provavelmente, as pessoas têm em casa. É uma alternativa viável e muito mais saudável do que usar o Super Bonder, por exemplo.

Aliás, no fim do artigo vamos falar de algumas curiosidades sobre colar unhas postiças. De todo modo, leve em conta que a primeira parte do conteúdo será toda para mencionar os principais passos para criar uma mistura que permita a colagem dessas unhas. 

ANÚNCIO
Aprenda todos os passos para fazer cola para unhas postiças
Foto: (reprodução/internet)

Com isso, o texto está dividido assim:

  • O que vai precisar;
  • Como fazer cola caseira para unhas postiças;
  • A aplicação da cola caseira nas unhas postiças;
  • Como remover a unha postiça.

Quais materiais vai precisar

Para fazer a cola de unhas postiças, anote aí o que será preciso ter em casa: a cola PVA e um esmalte transparente, além do cotonete. Somente com esses produtos, que todo mundo tem em casa, já dá para criar uma cola e improvisar na montagem das unhas postiças. 

Aprenda todos os passos para fazer cola para unhas postiças
Foto: (reprodução/internet)

Para quem não entendeu, a gente explica cada um dos produtos. A cola PVA é um tipo de adesivo a base de Acetato de Polivinila. É uma cola que foi criada para ser usada em madeiras, sendo que dá um ótimo acabamento em móveis que precisam dessa manutenção.

Bom, para quem está na dúvida, saiba que a cola branca que é usada em escola é uma cola PVA assim como a cola amarela de madeira. Então, qualquer uma delas serve. Depois, vem o esmalte e o cotonete que com certeza todo mundo conhece.

A cola caseira de unhas

É importante considerar que essa cola é feita em casa, com produtos que as pessoas têm em casa. Logo, não existem recomendações para o uso comercial ou a venda dela. Além disso, após a fabricação, o ideal é usar e descartar, sem ficar armazenando para outras situações.

Não há estudos ou comprovações sobre a eficácia dessa cola de unhas. No entanto, na internet, é possível ver que existem histórias reais de pessoas que criaram essa cola, usaram nas suas unhas postiças e tiveram um ótimo resultado. Agora, aprenda a fazer a cola.

Como fazer cola caseira para unhas postiças

A primeira coisa é cortar a ponta do cotonete. Para isso, use uma tesoura afiada. Então, posicione a tesoura um pouco acima das pontas do cotonete, até a área que fica coberta pelo algodão. Na sequência, corte a ponta e descarte no lixo. O restante mantém.

Aprenda todos os passos para fazer cola para unhas postiças
Foto: (reprodução/internet)

Esse cotonete cortado será usado para mexer os ingredientes da cola. Na sequência, coloque uma xícara de chá com cola PVA em uma tigela separada e que seja velha. É importante depositar toda a cola no recipiente para ter a medida correta, inclusive, raspando as laterais.

Aqui vale o detalhe da cor da cola: dá para usar a branca ou a transparente porque isso não vai alterar o resultado final e nem a eficácia dela. E aí vem o próximo passo: adicionar os 7 ml de esmalte transparente (vidro inteiro). Para isso, use uma colher de medida de receitas.

A mistura da receita de cola caseira

Após seguir os passos acima, agora é a hora de misturar todos os ingredientes por 3 minutos e usando aquele pedaço de cotonete que a gente cortou, lembra? É preciso fazer isso até que a mistura fique homogênea. O processo é feito manualmente.

Nessa hora, dá para notar que o uso de um pote de plástico velho vai ser a melhor opção para a mistura. E o uso do cotonete cortado também porque ninguém corre o risco de estragar talheres ou sujar a mistura que está sendo criada e vai virar cola.

Um detalhe interessante é que se sobrar após a aplicação dá para guardar a cola das unhas postiças em um frasco vazio de esmalte. Depois, basta fechar bem o frasco para garantir que a cola não seque e possa ser usada mais tarde, no mesmo dia.

A aplicação da cola caseira nas unhas postiças

Depois que a sua cola caseira está pronta vem a parte da aplicação. Então, como é que isso é feito? Primeiro, mergulhe o cabo do cotonete na cola caseira e pegue um tipo de “bolinha” na ponta desse cotonete. É essa porção que será usada nesse momento.

Aprenda todos os passos para fazer cola para unhas postiças
Foto: (reprodução/internet)

Então, comece a aplicação pela cutícula e vá passando de forma delicada até chegar na ponta da unha. Depois, passe a cola de maneira uniforme na unha inteira. Mas, atenção: não faça uso da outra ponta do cotonete nesse momento porque isso faria o algodão ficar grudado na unha.

Na sequência, após passar a cola toda na unha verdadeira, é hora de adicionar a unha postiça sobre a cola. O segredo aqui está em pressionar a unha postiça por uns 10 segundos. Por isso, ao colocar essa nova unha é preciso atenção e precisão para alinhar bem com a unha original.

Após a colagem da unha postiça

E depois que fazer a cola caseira e colar a unha postiça, o que acontece? O processo ainda não acabou. Agora é hora de deixar agir por 10 minutos. Sendo que depois desse tempo a cola já fez efeito e fixou a unha postiça sobre a unha original. O tempo de secagem é rápido.

Então, coloque a mão em uma superfície reta. E aí começa o processo de remoção da cola que sobrou. O mais natural é que esse excesso nem seja perceptível. Mas, em alguns casos pode ser necessário fazer a remoção dele.

Como remover a unha postiça

Já perto de terminar essa parte do texto, pode ser que alguém tenha dúvidas sobre dar ou não para remover a cola caseira e a unha postiça. Então, se esse é o seu caso pode ficar tranquila porque dá sim e é um processo bem mais fácil do que parece, viu.

Aprenda todos os passos para fazer cola para unhas postiças
Foto: (reprodução/internet)

Para tirar as unhas postiças coladas com essa mistura que acabamos de aprender só é preciso adicionar removedor de esmalte em uma tigela e colocar os dedos dentro desse pote. No entanto, quanto mais tempo você ficar isso, mais fácil a unha sairá, sendo recomendado mais de 15 minutos.

Logo, após as unhas artificiais saírem facilmente é sinal de que a cola foi dissolvida. Então, basta lavar as mãos com sabão neutro e água morna para tirar os excessos. Ah, lembrando que o removedor de esmalte precisa ter acetona na composição, que é o que vai dissolver a cola.

Existe cola própria para a unha postiça?

Quem quer mais praticidade também pode optar por comprar produtos prontos. Atualmente, vários sites e lojas de cosméticos vendem as colas para unhas postiças. Algumas vêm com pincéis, outras com aromas e em várias quantidades diferentes. 

No mercado atual online, os valores para esses produtos partem de R$ 16,90 um frasco de 5 grama e pode chegar ao dobro do valor se tiver 10 ml. Mas, a variação de preço e quantidade de cola para unhas depende da marca e da loja, obviamente.

O uso de Super Bonder para colar unhas

Essa parte final do artigo é curiosa. E para começar saiba que não se deve usar Supor Bonder para colar unhas postiças e nem unhas quebradas, ok? Também não é correto e nem seguro misturar esse tipo de cola no esmalte para que ele dure mais.

Aprenda todos os passos para fazer cola para unhas postiças
Foto: (reprodução/internet)

O uso desse tipo de cola nas unhas pode causar necrose do tecido conjuntivo. Esse é um relato contado por historiados porque em algumas guerras se fazia esse tipo de atividade: usar cola Super Bonder para estancar ferimentos. Porém, os resultados foram bem negativos.

Uma parte dessa dúvida vem do fato de que existe uma base para unhas que tem o nome parecido: a Bonder, da marca Orly. Mas, é uma base para unhas, própria para as unhas e não uma cola como a Super Bonder, está bem?

Mitos sobre colar unhas quebradas

Essa é outra técnica que a gente encontra na internet e, de fato, existem muitos vídeos que mostram o passo a passo para fazer isso. O que acontece é que o uso do papel higiênico não vai colar a unha quebrada e sim “esconder” isso.

Já para a técnica de colar unha quebrada com sal, saiba que é boato. Mesmo que se use papel alumínio ou base, esse tipo de atividade não é recomendado porque pode causar danos para a pele, os dedos e as cutículas, de um modo geral. Logo, não vale a pena.

Quanto tempo dura a unha postiça

E para terminar de vez o conteúdo saiba que o tempo médio de duração de unhas postiças é de 15 dias, independente de quando se faz o uso da cola caseira ou da cola própria para isso. O fato é que esse tempo vai depender do cuidado da pessoa que tem as unhas coladas.

Outro ponto importante é saber que aplicação da unha postiça pode causar estranhamento para algumas pessoas, até mesmo com inflamações no local ou alergias. Dessa forma, vale fazer um teste inicial em apenas um dedo para saber a resposta. 

ANÚNCIO