Energia Renovável – entenda as vantagens para o futuro do planeta

O Brasil é um país de destaque no assunto da energia renovável. Por outro lado, também consumimos muito petróleo e energia de fontes fósseis. O mundo segue uma relação parecida. Agora, o que é indiscutível é a vantagem de se apostar em energia que se renova a cada dia.

Energia Renovável – entenda as vantagens para o futuro do planeta
Foto: (reprodução/internet)

Afinal, a gente tem vivido dias em que provam que o mundo pode sim acabar se continuarmos com esse consumo desenfreado de energia não-renovável. É por isso que cada vez mais pesquisas e investimentos têm sido feitos na área mais verde da energia.

ANÚNCIO

O que são fontes de energia

O primeiro tópico não poderia ser diferente. A ideia é falar sobre o que são as fontes de energia porque é assim que a gente chega na ideia da energia que é renovável. Bom, uma fonte de energia é um recurso natural ou artificial que gera energia.

Energia Renovável – entenda as vantagens para o futuro do planeta
Foto: (reprodução/internet)

E para entender isso, vamos voltar na história. Acredita-se que a primeira fonte de energia usada pelo homem tenha sido o sol e a energia do próprio corpo. Depois, ele começou a usar a energia que vinha do vento, aí veio a da água, dos músculos dos animais, etc. 

Somente mais tarde, lá no século 20, é que começou a usar a energia nuclear como fonte de energia. Então, observe que um dos primeiros avanços energéticos veio com o fogo e hoje temos fontes de energia que vem até mesmo da cana de açúcar. Olha que evolução!

Os tipos de fontes de energia

Conhecendo essa parte histórica, agora fica um pouco mais fácil falar dos tipos de fontes de energia. Só que na verdade, ela pode ser classificada a partir de vários critérios diferentes. Bom, vamos voltar na história de novo para entender isso na prática.

Até a década de 1970, o carvão mineral e o petróleo eram as fontes de energia mais usadas na sociedade. Elas eram fontes de energia tradicionais. Na sequência, a gente teve um tempo em que o foco se voltou para os combustíveis renováveis e não mais os fósseis.

Os fósseis eram aqueles que tinham origem fóssil e podia se esgotar, como o carvão e o petróleo. Por outro lado, as fontes que são renováveis, de fato, se renovam, como é o caso do vento e do sol. Hoje, a gente fala em fontes renováveis e fontes não-renováveis. 

As principais fontes de energias não-renováveis

Hoje em dia, um bom exemplo de energia não-renovável que nós temos disponível é o carvão mineral. Ele vem da decomposição das florestas. Os maiores produtores mundiais são: China, Estados Unidos e Índia. No entanto, é um dos responsáveis por emitir poluentes na atmosfera.

Energia Renovável – entenda as vantagens para o futuro do planeta
Foto: (reprodução/internet)

Aí vem o petróleo, que é encontrado em rochas de bacias sedimentares. Ele vem a partir de perfurações em grandes quantidades. As maiores reservas estão na Venezuela, Arábia Saudita e no Canadá. Já os Estados Unidos são quem mais consomem. 

O gás natural é outra fonte de energia não-renovável. Ele vem das regiões de petróleo e pode ser usado como vários subprodutos além do próprio gás. E para fechar a lista das energias não-renováveis, nós temos ainda as usinas, que vamos apresentar abaixo.

As usinas de energia não-renovável

A primeira usina é a termoelétrica, que gera eletricidade através da queima de carvão, de óleo combustível ou de gás natural. Por isso, ela não é renovável. É comum que seja usada para fins específicos, como para girar turbinas, por exemplo.

Tem a usina termonuclear também. Nesse caso, a energia é liberada através da fissão ou da fusão de vários núcleos atômicos. Assim, dá para aproveitar energia pelo calor. Aqui entra a energia nuclear, que era de 0,1% de toda energia do mundo e agora está em mais de 17%.

A última usina de energia não-renovável que temos é a hidroelétrica. Ela vem das forças da água e tem sido cada vez menos usada. É comum de acontecer que esse tipo de usina também seja combinado com a termelétrica, ainda mais em épocas de pouca condição pluviométrica. 

As principais fontes de energias renováveis

Agora que ficou muito fácil entender, vamos lá. As fontes de energias renováveis são aquelas que vem de fontes que se renovam, isto é, não se esgotam. O sol e o vento são ótimos exemplos disso. Por isso, esse tipo de energia é visto como energia verde ou do futuro.

Energia Renovável – entenda as vantagens para o futuro do planeta
Foto: (reprodução/internet)

A ideia é apostar nesse tipo de fonte de energia para que a gente possa ter um mundo mais consciente e mais sustentável. Focando mais teoria, considere que esse tipo de fonte vem de recursos naturais ou artificiais também, que garantem um futuro mais verde.

O conceito todo por trás tem a ver com algo bem próximo de produzir energia sem agredir o meio ambiente. O mais interessante é que esse tipo de energia é possível em várias partes do mundo e para quem acha que está longe da realidade, isso não é verdade. Entenda!

As fontes de energia renovável hoje em dia

No ano de 2019, a Inglaterra teve um marco importante na história da energia mundial. Esse foi o primeiro ano em que o país gerou mais energia elétrica a partir de fontes renováveis do que aquelas que não são renováveis. E isso deu um grande boom para todo o planeta. 

Isso porque estudos começaram a ser feitos para mostrar que até 2030 é possível que as fontes limpas de energia poderiam substituir as que não são renováveis. Assim, as energias da natureza, que podem se renovar, ganharam ainda mais destaque.

  • Energia solar fotovoltaica acontece através de placas solares
  • A biomassa é a queima de materiais orgânicos, como a cana de açúcar
  • A energia geotérmica é a geração de calor pelo calor da Terra
  • Energia maremotriz é a força das ondas usadas para gerar eletricidade
  • A energia heliotérmica é a mesma que a solar, só que mais concentrada

Mas, hoje em dia, quais são as principais apostas do mercado e do mundo para esse tipo de energia? Com certeza, nós temos a energia solar, a eólica e até mesmo a hidrelétrica, além dos biocombustíveis, biomassa, geotérmica, maremotriz, entre outras. 

A energia renovável no Brasil

Um fato curioso é entender que o Brasil tem o seu lugar ao sol nesse assunto. E quase que literalmente falando. Isso porque no ano de 2015, a gente teve mais de 40% da matriz energética vinda de energia renovável, o que foi 3 vezes mais do que a média mundial.

Energia Renovável – entenda as vantagens para o futuro do planeta
Foto: (reprodução/internet)

Já dentro do grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o nosso país é o maior produtor da energia renovável do mundo hoje. E nos Acordos de Paris que tem acontecido ano após ano, o Brasil está mostrando bons resultados ao longo do histórico.

Até 2030, por exemplo, há uma expectativa de reflorestar 12 milhões de hectares de florestas, o que deve elevar o nosso patamar para 45% de energia renovável em toda matriz energética. É um avanço e tanto para nós e para o mundo.

O Brasil como país consumidor de energia

Agora, por outro lado, considere que ao mesmo tempo que somos grandes produtores de energia, nós também estamos na lista dos maiores consumidores mundiais. O Brasil representa 2% do consumo mundial de energia, o que é um valor considerável.

E apesar de usarmos muito da energia elétrica renovável, a gente também é autossuficiente na energia que vem do petróleo. Por aqui, nós temos grandes bacias, como a do Recôncavo Baiano, de Santos, de Campos, entre outras. Confira filmes que citam as fontes de energia:

  • Catching the Sun;
  • Sol de Norte a Sul;
  • Uma verdade inconveniente;
  • Futuro Energético;
  • Movidos pela Energia Solar;
  • Energia Solar Fotovoltaica;
  • Minimalismo;
  • Soluções Energéticas;
  • Faça as Contas.

Ao mesmo tempo, para aumentar a “confusão” entre energia renovável e não-renovável, considere que a gente tem alguns dos maiores parques eólicos do mundo, como do Rio Grande do Norte, na Bahia e no Ceará. Ou seja, temos destaque na produção e consumo de energia.

As vantagens da energia renovável

Chegando ao final do artigo, talvez a gente nem precisasse desse tópico porque deve ter ficado muito claro para você quais são as vantagens de se apostar em energia renovável, certo? Mas, faremos isso para que você não fique com dúvidas, vamos lá!

  • As fontes de energia renovável são inesgotáveis;
  • O impacto ambiental delas é menor;
  • Oferecem menos risco à saúde das pessoas;
  • São mais independentes do ponto de vista energético;
  • Podem ser usadas e “criadas” em qualquer lugar do mundo.

Sabendo disso, agora você vai poder fazer novas reflexões sempre que for pesquisar e conversar sobre as fontes de energia elétrica, que é muito usual no nosso dia a dia, desde o banho quente até mesmo na hora de carregar o celular, acender a luz e muito mais. 

ANÚNCIO