Centríolos: você não pode dividir células sem eles

ANÚNCIO
Centríolos: você não pode dividir células sem eles
Foto: (reprodução/internet)

As células estão cheias de organelas – pequenas estruturas ocupadas que realizam trabalhos específicos dentro da célula. Algumas organelas são semelhantes em todos os organismos multicelulares, mas uma estrutura celular encontrada quase exclusivamente em células animais é o centríolo.

É uma pequena estrutura cilíndrica, um tubo oco feito de tubos menores (os centríolos são feitos de uma proteína chamada tubulina). Centríolos são úteis quando uma célula se duplica por meio do processo de mitose.

ANÚNCIO

Os centríolos de uma célula estão alojados no centrossoma, que é basicamente uma massa de proteínas onde os centríolos ficam, mas que também tem seu próprio papel na divisão celular. Todas as células animais têm dois centríolos – um par de mãe e filha – que são posicionados perpendicularmente um ao outro.

Veja também: COVID-19 é pelo menos 5 vezes mais mortal do que a gripe para pacientes hospitalizados

Divisão celular

A divisão celular é um negócio complicado: cada aspecto da célula deve ser replicado perfeitamente e, como os centríolos desempenham um papel tão importante nessa duplicação, eles se duplicam primeiro.

Depois que os dois centríolos se transformam em quatro (e o centrossoma único se replica), o resto da célula está pronto para se dividir. Os centríolos começam a migrar um do outro para as extremidades opostas da célula, como fusos lançando túbulos filamentosos atrás deles enquanto viajam.

ANÚNCIO

Os centrossomas têm todas as proteínas necessárias para formar os fios dos microtúbulos e, posteriormente, quando os cromossomos da célula se duplicam, eles seguem os fios deixados pelos centríolos até seus novos lares celulares, em parte sob a direção dos centros.

Centríolos também desempenham um papel importante na formação de cílios e flagelos, estruturas feitas de microtúbulos que se projetam para fora da célula e ajudam a célula a se mover (a cauda de um espermatozóide é um exemplo de um flagelo) ou pegar e mover coisas (os cílios em nossas células pulmonares movem o muco para fora de nossos pulmões).

Centríolos especializados alimentados com proteínas especiais tornam-se a base que enraíza cílios e flagelos em suas respectivas membranas celulares.

Traduzido e adaptado por equipe Conhecimento Agora

Fonte: HowStuffWorks

ANÚNCIO