As tempestades da aurora boreal estão ganhando nomes

ANÚNCIO
As tempestades da aurora boreal estão ganhando nomes
Foto: (reprodução/internet)

Embora todas as luzes do norte sejam espetaculares, nem todas são espetaculares da mesma maneira. Aurora boreal, ou “amanhecer do norte”, ocorre quando os elétrons no campo magnético ao redor da Terra transferem energia para as moléculas de oxigênio e nitrogênio na atmosfera.

As moléculas então emitem o excesso de energia como partículas de luz, que criam telas cintilantes cujas cores e formas dependem de muitos fatores conhecidos e desconhecidos, tipo de molécula, quantidade de energia transferida, localização na magnetosfera, etc.

ANÚNCIO

Batismo

Embora as “tempestades” sejam extremamente distintas umas das outras, não foram nomeadas no passado da forma como os furacões e outras tempestades são batizadas.

Isso agora está mudando, cortesia de uma organização de turismo chamada Visit Arctic Europe. Conforme relata a Travel + Leisure, a organização agora batizará as tempestades mais fortes com nomes nórdicos para tornar mais fácil controlá-las.

Veja também: Conheça a ponte de travessia marítima mais longa do mundo

“Há tantas luzes do norte visíveis na Europa Ártica do outono ao início da primavera que começamos a dar-lhes nomes da mesma forma que outras tempestades são nomeadas. Dessa forma, elas obtêm suas próprias identidades e é mais fácil se comunicar sobre elas ”, explicou o diretor do programa do Visit Arctic Europe, Rauno Posio, em um comunicado.

ANÚNCIO

Chamando pelo nome

Os cientistas serão capazes de fazer referência aos nomes em seus estudos, da mesma forma que fazem com os furacões.

E se você é um turista que deseja conferir as filmagens de outras pessoas do show específico do céu que acabou de testemunhar, pesquisar pelo nome nas redes sociais provavelmente terá resultados melhores do que um amplo “#auroraborealis”.

Visit Arctic Europe já deu nomes às recentes tempestades da aurora boreal, incluindo Freya, após a deusa nórdica do amor, beleza e fertilidade, e Sampo, após “a máquina milagrosa e moinho mágico no poema épico nacional finlandês, ‘Kalevala’”.

Alguns outros apelidos prestam homenagem a alguns dos “caçadores de auroras” residentes da organização.

Traduzido e adaptado por equipe Conhecimento Agora

Fonte: Mental Floss

ANÚNCIO