Beneficiários do Bolsa Família possuem empréstimo para abrir um negócio

Os cidadãos de baixa renda que recebem o auxílio do Bolsa Família poderão pegar um empréstimo destinado para fins de beneficiar microempresas com o programa Progredir. O programa Progredir foi criado pelo governo para incentivar o empreendedorismo dos pequenos empresários. 

ANÚNCIO

O programa possui o chamado Microcrédito Produtivo, que nada mais é do que oferecer crédito aos pequenos empreendedores que já possuem um negócio, ou que desejam abrir um.

Beneficiários do Bolsa Família possuem empréstimo para abrir um negócio
Fonte: reprodução/internet

O crédito oferecido é exclusivo para pessoas de baixa renda, que usufruam do benefício do Bolsa Família, e possuam ou queiram abrir um negócio próprio. Este empréstimo, contudo, não pode ser usado para outro fim que não seja investir nas pequenas empresas, como por exemplo quitação de dívidas e outros.

Quanto ao valor do crédito concedido e às taxas tributárias, isto irá depender do banco parceiro do Programa Progredir e também da situação da pessoa que pegar o empréstimo. É importante ficar atento quanto a estes fatores e taxas no momento em que for solicitar o empréstimo.

Como solicitar o empréstimo do Progredir

Primeiramente, para ter acesso ao Microcrédito produtivo do programa Progredir o cidadão necessita ter o seu registro no Cadastro Único e ser, comprovadamente, beneficiário do Bolsa Família.

Para ser beneficiário do Bolsa Família é necessário comprovar que a renda total da família é, de até, 3 salários mínimos. Caso o cidadão já possua seu Cadastro único, ele precisa se inscrever no site do programa Progredir e enviar a solicitação de empréstimo para algum dos bancos parceiros do programa.

O banco irá avaliar a solicitação e liberar o empréstimo, se tudo correr bem. Ter conhecimento ou ser um Microempreendedor Individual (MEI) não é um pré requisito para solicitar o Microcrédito produtivo, mas conhecer sobre esse programa será uma vantagem para quem solicitar o empréstimo.

ANÚNCIO
Beneficiários do Bolsa Família possuem empréstimo para abrir um negócio
Fonte: reprodução/internet

Para solicitar basta ir até o site do Progredir e clicar em “microcrédito”. Haverá duas opção: “Quero ser microempreendedor” e “Já sou microempreendedor”.

Após clicar em uma das opções, o cidadão deverá preencher o formulário com os seus dados e enviar as respostas para algum dos bancos parceiros, que irá realizar a análise de crédito e liberar o empréstimo.

Outras oportunidades do Progredir

O programa Progredir faz parte do ministério da cidadania e tem por premissa a ideia de oferecer oportunidades para as pessoas mais necessitadas.

O Progredir promove a inclusão de pessoas de baixa renda no mercado de trabalho por meio da oferta de cursos profissionalizantes gratuitos, ofertas de emprego e ofertas de investimentos financeiros.

As vagas do Progredir são exclusivas para usuários cadastrados no Registro Único e oferecem serviços tanto online quanto presencial. Para acessar esses e outros serviços basta ir até o site do Governo Federal e procurar pelo programa Progredir. Depois é só procurar alguma das área do Progredir e realizar o seu login.

Caso você não possua Cadastro Único, será necessário criar uma conta através do site Cadastro Único, do Ministério da Cidadania. É de extrema importância divulgar programas como o Progredir, que promovem qualificação profissional, empreendedorismo e  inclusão das pessoas de baixa renda no mercado de trabalho.