Matemático resolve o problema 33

ANÚNCIO
Matemático resolve o problema 33
Foto: (reprodução/internet)

Se você é um viciado em curiosidades, talvez conheça 33 como o número da camisa antiga de Kareem Abdul-Jabbar ou como a notação misteriosa nas garrafas de cerveja Rolling Rock. Se você faz muitas ligações internacionais, talvez saiba que é o código do país da França.

As chances são, no entanto, de que, a menos que você realmente goste de 33, provavelmente não saiba que os matemáticos têm tentado descobrir nos últimos 64 anos se é possível chegar a 33 como a soma de três cubos (como uma equação, é 33 = x³ + y³ + z³).

ANÚNCIO

Entenda o problema

É um exemplo de algo chamado equação diofantina, em que todas as incógnitas devem ser inteiros ou números inteiros. Com alguns números, esse tipo de coisa é bem fácil.

Como o professor do Massachusetts Institute of Technology Bjorn Poonen explicou neste artigo de 2008, o número 29, por exemplo, é a soma dos cubos de 3, 1 e 1. Para 30, em contraste, os três cubos são todos números de 10 dígitos, e dois deles são inteiros negativos. A matemática é estranha assim.

Veja também: As tempestades da aurora boreal estão ganhando nomes

A solução da equação

Expressar 33 como a soma de três cubos provou ser diabolicamente evasivo. Isso é, até recentemente. Uma solução foi encontrada por Andrew Booker, que possui um doutorado em matemática em Princeton e é um leitor (uma posição de docente voltado para a pesquisa) em matemática pura na Universidade de Bristol, no Reino Unido.

ANÚNCIO

No final das contas, ele desenvolveu um algoritmo novo e mais eficiente do que os matemáticos vinham usando até então.

“Provavelmente parece que compliquei muito as coisas”, disse ele.

Para calcular os números, ele então usou um cluster de computadores poderosos – 512 núcleos de unidade de processamento central (CPU) ao mesmo tempo – conhecido como Blue Crystal Phase 3.

Quando ele voltou ao escritório uma manhã depois de deixar os filhos na escola, ele viu a solução em sua tela. “Eu pulei de alegria”, ele lembrou.

Os três cubos são 8.866.128.975.287.5283; – 8.778.405.442.862.2393; e -2.736.111.468.807.0403.

Traduzido e adaptado por equipe Conhecimento Agora

Fonte: HowStuffWorks

ANÚNCIO