Aprenda a criar filtros do Instagram

ANÚNCIO

Primeiro surgiu o Snapchat, com seus filtros, como de cachorrinhos e aquele que você “trocava” de rosto com o amigo, lembra quando ele começou? O instagram não ficou para trás, primeiro começou a ter stores também, depois, foi a vez dos filtros entrarem na plataforma.

Mas, por muito tempo eram apenas o filtros do próprio aplicativo que podiam ser usados, depois de um tempo, algumas celebridades e marcas famosas começaram a ter a liberdade para criarem seus filtros e efeitos, e hoje, você pode ser como um famoso no instagram!

ANÚNCIO

Isso porque, agora qualquer um pode criar seu próprio filtro, de forma totalmente gratuita e com uma plataforma “From Facebook”, isso é, desenvolvida pela própria equipe do Facebook. É uma ferramenta fácil de usar, embora tenha um processo meio grande.

Aprenda a criar filtros do Instagram
Foto: Reprodução/internet

Então, está ansioso para começar a criar logo o seu filtro e fazer aqueles stores personaizados?

Passo um na jornada para criar o filtro do instagram

Se você estava convicto de que seria pelo seu celular, infelizmente, não foi dessa vez. Para criar o filtro, você terá que instalar a plataforma, desenvolvida e disponibilizada pelo próprio Facebook, em seu computador, ou notebook.

ANÚNCIO

Para instalar é bem simples, quando você entrar no site do sparkar, na barra de cima já vai ter um botão “Download”, basta clicar nele que já vai começar a baixar o programa em seu computador. Ele está disponível tanto para Mac como para Windows.

Ainda no site, terá diversas informações, até mesmo uma comunidade que você pode começar a fazer parte. Está precisando de inspiração para criar ao seu filtro? No site também é possível encontrar uma parte apenas com inspirações, de onde você pode tirar ideias bem legais.

Um pouco mais sobre o site

Lá, é possível clicar na opção “Learn”, onde há guias, tutoriais e até mesmo o “scripting”. Então, se você quiser aprender um pouco mais, conhecer mais dos efeitos, ou tiver alguma outra curiosidade assim,  é quase certo que vai encontrar a informação no site.

Contudo, há um pequeno detalhe que pode não ser tão legal assim, é que o site é completamente em inglês e não há como mudar o idioma, então, pode acabar dificultando um pouco para entender as informações que ele traz.

Começando a usar o programa

Depois do programa instalado, assim que você abrir ele, já vai ver alguns modelos que servem como exemplo, que você pode escolher e editar sem problema algum. Para começar, pode ser interessante escolher um dos modelos, mas, se quiser criar do zero, pode também.

Iniciando o projeto

Para começar um projeto, clique na opção “create project” que vai estar embaixo, no canto direito do programa e depois do novo projeto aberto, clique em “add object”, que vai estar na esquerda da tela, no canto superior. Se não achar, confira se está selecionada a opção “scene”.

Quando abrir mais uma janela, clique em “face tracker” e depois em “insert”. Feito isso, clique com o botão direito do mouse em cima de “face tracker” em seguida, selecione a ferramenta “plane”. Depois disso, clique em “add asset” e selecione a opção “material”.

Colocando os efeitos

Dependendo do efeito que você quiser usar, terá que importar a arte do computador, se for o caso, basta clicar em “import from computer”. Arte importada para seu projeto, agora, vamos dar continuidade ao processo?

Dando continuidade, selecione “materiali”, que vai estar no canto direito da tela, selecione a ferramenta “textura” e pressione “choose file”, e seleciona a arte que você já vai ter importado do seu computador.

Por fim, selecione a ferramenta “plane” e selecione o material que já foi adicionado e o vincule a arte, depois, mude os números que estarão aparecendo opção “position” para troar a posição do filtro, e se quiser mudar o tamanho, ou redimensionar, é na opção “scale”.

Foi muita informação para você e se sentiu meio perdido? Calma, lá no final vai ter um vídeo mostrando na prática todo o processo.

Publicando o filtro

Terminou o filtro? Ótimo, agora, vamos publicar! Para isso, clique na opção de exportar o seu filtro, lá na plataforma mesmo, quando fizer isso, será gerado um arquivo. Ah, se você quiser testar antes, isso é possível, clique na opção “send to device” e, para facilitar, baixe o app no seu celular.

Você vai precisar de um ícone para publicar seu filtro, no site do sparkar tem as especificações certinhas, mas, em resumo, tem que ser uma imagem de, pelo menos, 200 x 200 pixels, para ajudar com isso, você pode usar o canva e criar um novo projeto com medidas personalizadas.

Agora, para publicar basta ir ao site do sparkar, na opção Learn, você vai ver, uma opção de “submitting effects”, quando clicar lá, vai ver uma uma opção “Go to Spark AR Hub”, clique nessa opção, faça o login em sua conta do face e anexe seu projeto. Pronto!

Na verdade, não está 100% pronto por que seu efeito passará por uma revisão, mas é mais uma questão burocrática mesmo. Sabe o vídeo que foi comentado ali em cima? Promessa é dívida! Aqui está ele

ANÚNCIO