O Facebook está atualizando vários serviços e funções disponíveis no Instagram. Uma das que mais chamou a atenção foi a de enviar mensagens temporárias. Ou seja, logo após o contato visualizar, a mensagem é apagada, de modo automático.
Com esse modo ativado, as pessoas não terão mais o histórico da conversa. Além desse recurso opcional que pouca gente conhece, saiba que existem outros. Por exemplo, dá para personalizar o tema da conversa no Insta e personalizar as animações também, sabia?
Para conhecer todas as funções escondidas no Instagram e aprender a usá-las, leia:
- As mensagens temporárias no Instagram;
- A alteração da tela de fundo da conversa;
- A opção de assistir juntos do Instagram;
- A personalização das reações das mensagens;
- A restrição de seguidores no Instagram;
- A personalização dos filtros no Instagram;
- As tentativas de hackear a sua conta no Instagram.
As mensagens temporárias no Instagram
As mensagens temporárias no Instagram é uma das funções que mais chamam a atenção. Ela pode ser usada para várias situações, como para quando a pessoa não quer que a outra tenha acesso atemporal ao texto ou a imagem.
Mas, também é útil para empresas que criaram campanhas que são apenas para aquele momento, como promoções únicas. O fato é que além disso dá para definir por quanto tempo a mensagem estará disponível, se momentaneamente, por 24 horas, por 7 dias ou por 90 dias.
Um detalhe importante e curioso é saber que cada vez mais as pessoas e empresas estão interessadas em recuperar mensagens temporárias do Instagram. No entanto, isso ainda não é possível, exceto se a pessoa souber que ela será apagada e tirar um print imediato.
Como enviar mensagens temporárias
Para fazer isso, a pessoa deve ir até a tela inicial do aplicativo do Instagram (processo que acontece quando a pessoa já está logada). Então, no canto superior do lado direito terá o ícone das mensagens. E lá o próximo passo é escolher um contato para iniciar a conversa.
Na sequência, basta deslizar a página da conversa até que se encontre um círculo que diz: “deslize para ativar o modo temporário”. Então, continue para que o círculo fique completo. A partir disso, vem o aviso “solte para ativar o modo temporário”.
A cor do chat é alterada e as mensagens que você enviar serão apagadas após serem visualizadas no bate-papo. Para quem tem um iPhone, esse processo é igual, mudando apenas o fato de que a configuração acontece no símbolo i (informação) dentro da conversa.
A alteração da tela de fundo da conversa
Essa próxima função é a de alterar o tema ou a cor da DM no Instagram. É uma ideia bem legal para quem gosta de usar fundos de tela mais escuros ou mais coloridos, saindo do padrão do Insta. É bem fácil fazer isso, até mesmo porque os temas são pontos e variados.
O chat das conversas no Instagram poderá ser mais colorido, por exemplo. Mas, vale lembrar que só é possível mudar um tema por conversa, ok? Ou seja, para cada nova conversa, será preciso fazer o passo a passo de novo. Os maiores sucessos são: Star Wars e Stranger Things.
Para fazer esse procedimento, o passo a passo também é simples. Então, entre no chat do seu contato e vá até o canto direito, onde tem o ícone sobre informações. Em “detalhes”, opte por “tema” e depois verá um ícone colorido. Várias opções vão aparecer ali.
Mais detalhes
Você poderá escolher um dos temas disponíveis para o bate-papo do Instagram. É só selecionar aquele que você mais gosta, entre tantos disponíveis. Depois, volte para a conversa e o novo fundo da tela vai estar disponível para ser usado.
A opção de assistir juntos do Instagram
Essa atualização veio do Facebook. Por lá, o Messenger já permitia essa ideia de “assistir juntos”. Recentemente, ela foi trazida para o Insta. Então, nada mais é do que permitir que o contato relembre ou veja algumas imagens compartilhadas anteriormente.
Ou dá para compartilhar com os amigos o que está sendo transmitido ao vivo no Reels também. Assim, parte inferior da tela aparece o rosto dos participantes. A função é acessada pelo botão de vídeo, como veremos abaixo.
A primeira coisa é ir até o símbolo da videochamada no Instagram para iniciar a conversa com alguém dos seus contatos. Então, vá em algum ícone das mídias, que fica na parte inferior da tela. Depois, vão aparecer várias publicações que a pessoa curtiu.
Como assistir
Na barra da mídia, que fica na parte inferior da sua tela, tem fotos e vídeos que foram compartilhados com a pessoa da conversa. É só escolher uma delas para visualizar junto com o seu contato. Assim, dá para “assistir juntos”.
A personalização das reações das mensagens
Um fato legal é que dá para personalizar as conversas do Instagram a partir do uso de emojis diferentes. A gente vai mostrar como fazer isso abaixo. No entanto, antes disso, saiba que no Brasil nem todas as funções estão disponíveis ainda.
Nos Estados Unidos, por exemplo, tem como adicionar grupos de personagens, como do BTS, que faz o maior sucesso por lá. Por aqui, a ideia é apenas a de montar uma “carteira” ou “álbum” com os emojis preferidos. Veja como fazer isso.
Entre na conversa, como em todos os passos que ensinamos acima. Em seguida, pressione a mensagem para reagir aos comentários. Só que note que tem um sinal de “+” ali. Clique nesse sinal e depois em “personalizar”. Aí, basta procurar a figura que quer adicionar.
Como personalizar as reações
Essa figura será acrescida na sua lista. E nessa mesma página dá para ver todos os emojis que atualmente estão disponíveis no aplicativo. Dando sequência, só é preciso prosseguir clicando no ícone do canto superior direito para concluir a sua adição de emoji.
Sendo que após o item ser adicionado ao seu álbum, então, ele permanecerá na lista. Se quiser tirar, basta continuar fazendo o processo, só que do inverso. Assim, dá para voltar na sua lista e acrescentar novos ou retirar os que não gosta tanto.
A restrição de seguidores no Instagram
A função de restringir seguidores no Instagram é pouco explorada, apesar de ser bastante curiosa. E muita gente quer usar, viu. Ela serve para proteger os usuários que não querem ter interações indesejadas. Está disponível nos dois maiores sistemas operacionais.
Logo, o recurso limita a visualização de comentários e mensagens diretas dessas pessoas. Assim sendo, é diferente de bloquear a pessoa. Isso porque ela poderá continuar vendo os seus stories e conteúdo, mas sem poder interagir com eles.
O passo a passo para fazer essa restrição de seguidores no Insta é muito fácil. A primeira coisa é acessar o seu aplicativo e depois ir no perfil. Então, basta ir em “seguindo”. Logo abaixo vai ter a palavra “restringir” ou “restrict”.
Como restringir seguidores
Ao clicar ali, você pode selecionar um dos seus seguidores para não te seguir mais. Antes de finalizar, o aplicativo pede que se confirme essa restrição. Lembrando que mais tarde, a pessoa poderá “voltar atrás” e não mais restringir aquele usuário, por qualquer motivo.
Para bloquear uma pessoa no Instagram, o caminho é o mesmo. O que muda é que ao invés de ir em restringir, você poderá ir em “mute” ou “bloquear”. Assim, o usuário passa a não estar mais na sua lista, inclusive, nem vai saber que você existe.
A personalização dos filtros no Instagram
Por essa, você não esperava, certo? Dá sim para organizar e personalizar os filtros que a gente mais gosta no Instagram. E é um processo muito rápido. Assim, todas as vezes que for usar um filtro favorito, ele estará lá, pronto para o uso.
Curiosamente, saiba que a cada novo dia vários novos filtros para fotos e vídeos surgem no Instagram. Porém, nem sempre a gente consegue se atentar àqueles que a gente tanta gosta, certo? Essa organização pode ajudar muito nisso.
Para fazer isso, basta começar uma postagem, o que é algo que a gente faz todo dia. Então, envie uma foto e inicie o processo da edição. Na página de filtros, vá até a extremidade direta e escolha o ícone da engrenagem, que indica configurações.
Como organizar filtros no Instagram
Assim, vai abrir uma lista vertical de todos os filtros que existem nessa rede social. E você poderá tocar e arrastar para as linhas da esquerda. É assim que dá para ocultar uma opção ou marcar a seleção feita durante a escolha.
Rastreio de tentativas de hackear
E entre tantas funções bacanas do Instagram, uma que é desconhecida, mas importante, é sobre as tentativas de hacker a sua conta. Isso porque dá para saber de onde a conta foi acessada. Então, se não foi da sua cidade é porque alguém tentou acessar de outro lugar. Ok?
Para descobrir isso, basta ir em configurações, segurança e atividade de login. Lá vai aparecer um mapa com a localização de onde as suas sessões foram iniciadas. Caso não reconheça algumas delas, você poderá ir em “não fui eu” para avisar o Instagram.