Aprenda como enviar mensagens temporárias e outras funções úteis do Instagram

O Facebook está atualizando vários serviços e funções disponíveis no Instagram. Uma das que mais chamou a atenção foi a de enviar mensagens temporárias. Ou seja, logo após o contato visualizar, a mensagem é apagada, de modo automático. 

ANÚNCIO

Com esse modo ativado, as pessoas não terão mais o histórico da conversa. Além desse recurso opcional que pouca gente conhece, saiba que existem outros. Por exemplo, dá para personalizar o tema da conversa no Insta e personalizar as animações também, sabia?

Aprenda como enviar mensagens temporárias e outras funções úteis do Instagram
Foto: (reprodução/internet)

Para conhecer todas as funções escondidas no Instagram e aprender a usá-las, leia:

ANÚNCIO
  • As mensagens temporárias no Instagram;
  • A alteração da tela de fundo da conversa;
  • A opção de assistir juntos do Instagram;
  • A personalização das reações das mensagens;
  • A restrição de seguidores no Instagram;
  • A personalização dos filtros no Instagram;
  • As tentativas de hackear a sua conta no Instagram.

As mensagens temporárias no Instagram

As mensagens temporárias no Instagram é uma das funções que mais chamam a atenção. Ela pode ser usada para várias situações, como para quando a pessoa não quer que a outra tenha acesso atemporal ao texto ou a imagem. 

Aprenda como enviar mensagens temporárias e outras funções úteis do Instagram
Foto: (reprodução/internet)

Mas, também é útil para empresas que criaram campanhas que são apenas para aquele momento, como promoções únicas. O fato é que além disso dá para definir por quanto tempo a mensagem estará disponível, se momentaneamente, por 24 horas, por 7 dias ou por 90 dias.

ANÚNCIO

Um detalhe importante e curioso é saber que cada vez mais as pessoas e empresas estão interessadas em recuperar mensagens temporárias do Instagram. No entanto, isso ainda não é possível, exceto se a pessoa souber que ela será apagada e tirar um print imediato. 

Como enviar mensagens temporárias

Para fazer isso, a pessoa deve ir até a tela inicial do aplicativo do Instagram (processo que acontece quando a pessoa já está logada). Então, no canto superior do lado direito terá o ícone das mensagens. E lá o próximo passo é escolher um contato para iniciar a conversa. 

Na sequência, basta deslizar a página da conversa até que se encontre um círculo que diz: “deslize para ativar o modo temporário”. Então, continue para que o círculo fique completo. A partir disso, vem o aviso “solte para ativar o modo temporário”.

A cor do chat é alterada e as mensagens que você enviar serão apagadas após serem visualizadas no bate-papo. Para quem tem um iPhone, esse processo é igual, mudando apenas o fato de que a configuração acontece no símbolo i (informação) dentro da conversa.

A alteração da tela de fundo da conversa

Essa próxima função é a de alterar o tema ou a cor da DM no Instagram. É uma ideia bem legal para quem gosta de usar fundos de tela mais escuros ou mais coloridos, saindo do padrão do Insta. É bem fácil fazer isso, até mesmo porque os temas são pontos e variados.

Aprenda como enviar mensagens temporárias e outras funções úteis do Instagram
Foto: (reprodução/internet)

O chat das conversas no Instagram poderá ser mais colorido, por exemplo. Mas, vale lembrar que só é possível mudar um tema por conversa, ok? Ou seja, para cada nova conversa, será preciso fazer o passo a passo de novo. Os maiores sucessos são: Star Wars e Stranger Things.

Para fazer esse procedimento, o passo a passo também é simples. Então, entre no chat do seu contato e vá até o canto direito, onde tem o ícone sobre informações. Em “detalhes”, opte por “tema” e depois verá um ícone colorido. Várias opções vão aparecer ali.

Mais detalhes

Você poderá escolher um dos temas disponíveis para o bate-papo do Instagram. É só selecionar aquele que você mais gosta, entre tantos disponíveis. Depois, volte para a conversa e o novo fundo da tela vai estar disponível para ser usado. 

A opção de assistir juntos do Instagram

Essa atualização veio do Facebook. Por lá, o Messenger já permitia essa ideia de “assistir juntos”. Recentemente, ela foi trazida para o Insta. Então, nada mais é do que permitir que o contato relembre ou veja algumas imagens compartilhadas anteriormente.

Aprenda como enviar mensagens temporárias e outras funções úteis do Instagram
Foto: (reprodução/internet)

Ou dá para compartilhar com os amigos o que está sendo transmitido ao vivo no Reels também. Assim, parte inferior da tela aparece o rosto dos participantes. A função é acessada pelo botão de vídeo, como veremos abaixo. 

A primeira coisa é ir até o símbolo da videochamada no Instagram para iniciar a conversa com alguém dos seus contatos. Então, vá em algum ícone das mídias, que fica na parte inferior da tela. Depois, vão aparecer várias publicações que a pessoa curtiu.

Como assistir 

Na barra da mídia, que fica na parte inferior da sua tela, tem fotos e vídeos que foram compartilhados com a pessoa da conversa. É só escolher uma delas para visualizar junto com o seu contato. Assim, dá para “assistir juntos”.

A personalização das reações das mensagens

Um fato legal é que dá para personalizar as conversas do Instagram a partir do uso de emojis diferentes. A gente vai mostrar como fazer isso abaixo. No entanto, antes disso, saiba que no Brasil nem todas as funções estão disponíveis ainda.

Aprenda como enviar mensagens temporárias e outras funções úteis do Instagram
Foto: (reprodução/internet)

Nos Estados Unidos, por exemplo, tem como adicionar grupos de personagens, como do BTS, que faz o maior sucesso por lá. Por aqui, a ideia é apenas a de montar uma “carteira” ou “álbum” com os emojis preferidos. Veja como fazer isso. 

Entre na conversa, como em todos os passos que ensinamos acima. Em seguida, pressione a mensagem para reagir aos comentários. Só que note que tem um sinal de “+” ali. Clique nesse sinal e depois em “personalizar”. Aí, basta procurar a figura que quer adicionar.

Como personalizar as reações

Essa figura será acrescida na sua lista. E nessa mesma página dá para ver todos os emojis que atualmente estão disponíveis no aplicativo. Dando sequência, só é preciso prosseguir clicando no ícone do canto superior direito para concluir a sua adição de emoji.

Sendo que após o item ser adicionado ao seu álbum, então, ele permanecerá na lista. Se quiser tirar, basta continuar fazendo o processo, só que do inverso. Assim, dá para voltar na sua lista e acrescentar novos ou retirar os que não gosta tanto.

A restrição de seguidores no Instagram

A função de restringir seguidores no Instagram é pouco explorada, apesar de ser bastante curiosa. E muita gente quer usar, viu. Ela serve para proteger os usuários que não querem ter interações indesejadas. Está disponível nos dois maiores sistemas operacionais. 

Aprenda como enviar mensagens temporárias e outras funções úteis do Instagram
Foto: (reprodução/internet)

Logo, o recurso limita a visualização de comentários e mensagens diretas dessas pessoas. Assim sendo, é diferente de bloquear a pessoa. Isso porque ela poderá continuar vendo os seus stories e conteúdo, mas sem poder interagir com eles.

O passo a passo para fazer essa restrição de seguidores no Insta é muito fácil. A primeira coisa é acessar o seu aplicativo e depois ir no perfil. Então, basta ir em “seguindo”. Logo abaixo vai ter a palavra “restringir” ou “restrict”.

Como restringir seguidores 

Ao clicar ali, você pode selecionar um dos seus seguidores para não te seguir mais. Antes de finalizar, o aplicativo pede que se confirme essa restrição. Lembrando que mais tarde, a pessoa poderá “voltar atrás” e não mais restringir aquele usuário, por qualquer motivo.

Para bloquear uma pessoa no Instagram, o caminho é o mesmo. O que muda é que ao invés de ir em restringir, você poderá ir em “mute” ou “bloquear”. Assim, o usuário passa a não estar mais na sua lista, inclusive, nem vai saber que você existe. 

A personalização dos filtros no Instagram

Por essa, você não esperava, certo? Dá sim para organizar e personalizar os filtros que a gente mais gosta no Instagram. E é um processo muito rápido. Assim, todas as vezes que for usar um filtro favorito, ele estará lá, pronto para o uso.

Aprenda como enviar mensagens temporárias e outras funções úteis do Instagram
Foto: (reprodução/internet)

Curiosamente, saiba que a cada novo dia vários novos filtros para fotos e vídeos surgem no Instagram. Porém, nem sempre a gente consegue se atentar àqueles que a gente tanta gosta, certo? Essa organização pode ajudar muito nisso.

Para fazer isso, basta começar uma postagem, o que é algo que a gente faz todo dia. Então, envie uma foto e inicie o processo da edição. Na página de filtros, vá até a extremidade direta e escolha o ícone da engrenagem, que indica configurações.

Como organizar filtros no Instagram

Assim, vai abrir uma lista vertical de todos os filtros que existem nessa rede social. E você poderá tocar e arrastar para as linhas da esquerda. É assim que dá para ocultar uma opção ou marcar a seleção feita durante a escolha. 

Rastreio de tentativas de hackear 

E entre tantas funções bacanas do Instagram, uma que é desconhecida, mas importante, é sobre as tentativas de hacker a sua conta. Isso porque dá para saber de onde a conta foi acessada. Então, se não foi da sua cidade é porque alguém tentou acessar de outro lugar. Ok?

Para descobrir isso, basta ir em configurações, segurança e atividade de login. Lá vai aparecer um mapa com a localização de onde as suas sessões foram iniciadas. Caso não reconheça algumas delas, você poderá ir em “não fui eu” para avisar o Instagram.