2 pequenos asteroides passam perto da Terra hoje

ANÚNCIO
2 pequenos asteroides passam perto da Terra hoje
Foto: (reprodução/internet)

Dois pequenos asteroides vão passar pela Terra hoje (19 de outubro) a uma distância que é mais próxima do que a lua, um voo duplo de rocha espacial que vem enquanto a NASA se prepara para um encontro de asteroide próprio.

Os asteroides 2020 UX e 2020 TF6, ambos descobertos na semana passada, estarão a menos da metade da distância entre a lua e a Terra quando eles passarem hoje, mas representam pouca ameaça para o nosso planeta. A lua, em média, se distancia cerca de 385.000 quilômetros da Terra.

ANÚNCIO

O Asteroide 2020 UX foi avistado pela primeira vez por astrônomos em 15 de outubro, de acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra da NASA no Laboratório de Propulsão a Jato em Pasadena, Califórnia.

O 2020 UX tem o tamanho de um carro (cerca de 4 metros de largura) e voou dentro de 190.000 quilômetros da Terra quando fez sua aproximação mais próxima esta manhã.

Veja também: Quantos anos tem a Terra e como os cientistas descobriram isso?

O asteroide 2020 TF6 foi avistado pela primeira vez em 17 de outubro. Mais ou menos do tamanho de um ônibus, é um pouco maior que o 2020 UX. Tem cerca de 18 metros de largura, de acordo com o CNEOS. Sua maior aproximação será de cerca de 153.500 quilômetros da Terra.

ANÚNCIO

O duplo asteroide sobrevoa quando a NASA faz a contagem regressiva para sua primeira tentativa de coletar uma amostra de um asteroide.

Na terça-feira (20 de outubro), a espaçonave OSIRIS-REx da NASA tentará “marcar” o asteroide Bennu na esperança de coletar amostras da rocha espacial.

É a primeira tentativa de amostragem de asteroide da NASA, embora amostras de um asteroide diferente tenham sido devolvidas à Terra com sucesso pela espaçonave japonesa Hayabusa em 2010.

A NASA lançou o OSIRIS-REx (seu nome é uma abreviação de Origins, Spectral Interpretation, Resource Identification, Security-Regolith Explorer) em 2016 e a espaçonave chegou a Bennu dois anos depois. Todas as amostras do asteroide Bennu serão devolvidas à Terra pela sonda em 2023, disseram funcionários da NASA.

Sobrevoos de asteroides como os de hoje são relativamente comuns. Mais dois asteroides pequenos voarão dentro da órbita lunar na quarta-feira (21 de outubro).

Traduzido e adaptado por equipe Conhecimento Agora

Fonte: Space.com

ANÚNCIO