Utilizar o WhatsApp sem internet? Confira se é possível

ANÚNCIO

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens de texto instantânea que também disponibiliza outros recursos, como chamadas de voz e de vídeo com até oito pessoas. Lançado em 2009 pela empresa de mesmo nome, o app foi comprado pelo Facebook por US$ 19 bilhões em 2014.

Esse é um exemplo claro de como a comunicação vem sendo muito beneficiada com a internet e os smartphones. Com apenas um celular em mãos, você pode ficar sabendo de notícias que aconteceram em outros países, além de se comunicar com seus amigos e parentes independente da distância geográfica entre vocês.

ANÚNCIO

O aplicativo está disponível de maneira gratuita tanto para dispositivos Android quanto iOS, e a única exigência do app é ter um conexão estável com a internet, seja Wi-Fi ou dados móveis. Porém, nesse artigo, veremos se é possível usar o WhatsApp sem internet, sem estar conectado a nenhuma rede.

Utilizar o WhatsApp sem internet? Confira se é possível
Foto: reprodução/internet

Como usar o WhatsApp sem internet?

Talvez a única maneira de utilizar o WhatsApp sem estar conectado à internet é usando um Virtual Private Network, mais conhecido pela sigla VPN. Essa ferramenta é usada para conceder conexão à internet de forma segura aos aparelhos eletrônicos, por conectar esses aparelhos com computadores que estejam conectados na internet.

Ainda que seja mais usado no mundo corporativo, ao permitir que o funcionário conecte-se com a rede de dados da empresa mesmo à distância, é possível usar o VPN para acessar o WhatsApp sem a internet. 

ANÚNCIO

Essa estratégia foi muito utilizada por usuários em momentos de 2015 e 2016, quando a justiça brasileira suspendeu o funcionamento do app por setenta e duas horas no país inteiro. Então, mesmo sem uma conexão, eles tinha acesso aos recursos do WhatsApp e podiam usá-los normalmente.

É seguro utilizar o VPN?

Ainda que usar um VPN não seja uma prática ilegal e que não tenha nenhuma implicação jurídica, é preciso prestar atenção aos riscos envolvidos caso você vá usar a ferramenta. Isso porque, ao navegar por uma VPN, todo o fluxo de informações passa também pelo servidor privado usado. Logo, todos os seus dados também são compartilhados com ele.

Não apenas as suas mensagens e vídeos do WhatsApp serão interceptados, como também seus dados pessoais, caso você acesse apps de redes sociais e bancos. Caso o provedor desse serviço queira, pode usar essas informações para aplicar fraudes e até roubá-las de você, por isso é importante ficar atento.

Alternativas para usar o WhatsApp sem consumir internet

Sabendo dos riscos envolvidos em usar o WhatsApp por VPN, talvez seja melhor procurar por outras alternativas. Uma delas é por contratar planos de telefonia que permitem o uso do WhatsApp e outras redes sociais sem que você gaste a sua franquia de dados móveis. Dessa maneira, não há risco de você ter suas informações pessoais vazadas.

Várias operadoras trabalham com esses planos, sejam pré ou pós pagos. A Tim, por exemplo, oferece muitas opções diferentes. No site da empresa, é possível ver quais são esses planos, com valores bem acessíveis, como o Tim Pré Top que oferece até 8GB de internet por por duas semanas e custa apenas R$ 20,00.

ANÚNCIO