Saiba como ganhar dinheiro alugando quarto na sua casa com Airbnb

Viajar é sempre muito bom, porém, exige planejamento, já que, na maioria dos casos, os gastos com hospedagem são altos, o que faz com que bastante gente deixe de fazer a viagem planejada durante o ano. No entanto, com o Airbnb, é possível contar com hospedagens baratas, e você, proprietário de imóvel, pode disponibilizar sua casa lá.

É necessário seguir algumas regras da plataforma, para dar o conforto mínimo exigido por lá, contudo, isso aumenta a visibilidade do seu imóvel e o torna mais atrativo para os viajantes que queiram passar um tempo em sua estadia. Se você quer aprender a ganhar dinheiro alugando sua casa no Airbnb, confira em nosso artigo como realizar esse processo.

ANÚNCIO
Saiba como ganhar dinheiro alugando quarto na sua casa com Airbnb
Foto: (reprodução/internet)

Será possível encontrar os seguintes tópicos em nosso texto sobre aluguéis no Airbnb:

  • Requisitos mínimos para ser um anfitrião na plataforma;
  • Comodidades básicas para os clientes;
  • Aprenda a deixar seu imóvel pronto para a hospedagem;
  • Quanto vou ganhar alugando no Airbnb;
  • Como colocar minha casa para alugar no Airbnb;
  • Quando recebo o pagamento pelo aluguel;
  • Tempo de processamento para cada tipo de pagamento.

Requisitos mínimos para ser um anfitrião na plataforma

É necessário cumprir com alguns requisitos mínimos para disponibilizar um imóvel na plataforma. As medidas visam dar maior credibilidade para você com os clientes, pois te tornam um anfitrião mais confiável e com mais visibilidade na plataforma.

Saiba como ganhar dinheiro alugando quarto na sua casa com Airbnb
Foto: (reprodução/internet)

Além disso, após a estadia, o seu cliente poderá te avaliar na plataforma, e quanto maior for a nota e seu desempenho em comparação com outros anfitriões, melhor será para você se posicionar bem no ranking e conseguir novas reservas através do Airbnb.

Os requisitos não são o que dizem respeito a como seu imóvel deve estar no momento do aluguel, mas sim, em relação a sua postura dentro da plataforma. Confira agora os requisitos mínimos para ser um anfitrião na plataforma:

  • Responda com rapidez: quem procura por uma estadia, geralmente, está precisando disso urgentemente, por isso, é importante responder rápido os seus clientes no Airbnb;
  • Não negue pedidos de reserva: sempre que sua casa estiver vazia, deixe ela disponível para alugar, pois dessa maneira, a renda será mais garantida;
  • Confira seu desempenho: como dito, os clientes irão te avaliar. Caso tenha alguma crítica em seu nome, procure melhorar esse ponto para ser melhor visto na plataforma;
  • Não cancele hospedagens: é o mais importante. Aqueles que cancelam hospedagens são punidos no Airbnb, com a visibilidade do seu imóvel caindo drasticamente por conta disso.

Comodidades básicas para os clientes

É responsabilidade do anfitrião conceder algumas comodidades básicas no aluguel de uma casa. Por isso, fique ciente de que será necessário lidar com alguns gastos para isso, mas, geralmente, são baixos, e os lucros obtidos acabam fazendo com que o ganho real continue sendo alto.

Saiba como ganhar dinheiro alugando quarto na sua casa com Airbnb
Foto: (reprodução/internet)

A quantidade dos itens apresentados varia de acordo com o tempo que o cliente irá passar em sua estadia, além do número de hóspedes. Caso os dados apresentados estejam errados, você pode ser punido na plataforma, tendo até mesmo o seu imóvel sendo retirado do site.

Confira agora quais são as comodidades básicas exigidas pela Airbnb para disponibilizar um imóvel para alugar na plataforma:

  • Disponibilizar papel higiênico é de responsabilidade do anfitrião;
  • Sabonetes que podem ser utilizados no corpo e na mão;
  • Um travesseiro para cada hóspede;
  • Uma toalha para cada hóspede;
  • Lençóis, de número indefinido, para cada cama utilizada.

Aprenda a deixar seu imóvel pronto para a hospedagem

Conversar um pouco com as pessoas que ficarão hospedadas em sua casa, através do chat na plataforma, é uma boa maneira de tornar as coisas mais amistosas e agradáveis para todos. Além disso, isso pode te ajudar a se preparar melhor para recebê-los em seu imóvel, o que melhora as chances de você conseguir uma boa avaliação.

Saiba como ganhar dinheiro alugando quarto na sua casa com Airbnb
Foto: (reprodução/internet)

Facilitar com que seu cliente entre em contato com você, além de já deixar tudo o que ele poderá usar disponível, aumentam a comodidade do local, e, com as avaliações positivas, mais pessoas vão querer passar um tempo em seu imóvel, o que aumenta os seus ganhos com o Airbnb.

Confira agora algumas dicas para deixar o seu imóvel pronto para receber os seus clientes:

  • Facilite o check-in: quando o cliente chegar, caso não esteja em casa, deixe as chaves com vizinhos ou familiares que morem próximos, além de também já disponibilizar a senha do wi-fi, questão de conforto básico atualmente;
  • Não deixe faltar itens básicos: papel higiênico, sabonete e outros itens básicos não podem faltar, por isso, deixe sempre um estoque reservado à disposição dos clientes;
  • Se possível, disponibilize roupas de cama e banho a mais, guardadas em plástico, para facilitar o acesso dos seus clientes a eles durante a estadia em sua residência;
  • Se preciso, contrate uma profissional de limpeza que seja da sua confiança para deixar as coisas dentro dos conformes enquanto os hóspedes estiverem por lá. Isso, claro, se também for da vontade deles.

Quanto vou ganhar alugando com o Airbnb

Não é possível delimitar um ganho exato, já que isso depende de diversos fatores que incluem o estado da sua casa, a quantidade de dias em que ela ficará ocupada por alguém, além da quantidade de pessoas que podem ficar lá ao mesmo tempo.

Saiba como ganhar dinheiro alugando quarto na sua casa com Airbnb
Foto: (reprodução/internet)

Uma casa em que se cabem 4 pessoas, por exemplo, costuma ter, de acordo com a própria plataforma, ganhos de até R$ 1.826,00 em um único mês. Caso tenha um espaço maior, é capaz que seu lucro aumente ainda mais.

Mas isso, como dissemos, vai depender de muitos fatores, e um dos principais é a localização. Caso tenha um imóvel em um bom lugar, como uma casa de praia, é possível que, mesmo sem 4 lugares disponíveis, você consiga lucros maiores do que o citado.

Como colocar minha casa para alugar no Airbnb

Colocar a casa para alugar no Airbnb é simples, mas vai exigir que você envie alguns documentos para a plataforma, para comprovar que o imóvel de fato te pertence. O cadastro não leva mais do que alguns minutos para ser efetuado com sucesso.

Saiba como ganhar dinheiro alugando quarto na sua casa com Airbnb
Foto: (reprodução/internet)

Além disso, é possível fazer login com o Facebook, Google ou Apple, para tornar o procedimento ainda mais rápido para os clientes que não gostam de preencher muitas informações em questionários online.

Confira agora como colocar sua casa para alugar no Airbnb:

  • Acesse a página de hospedagem do site;
  • Disponibilize seu número de telefone para logar na plataforma. Se for mais cômodo utilizar o Facebook ou Google, basta clicar nas respectivas opções;
  • Após isso, será necessário preencher um formulário com seus dados pessoais, apresentando alguns documentos durante o processo;
  • O próximo passo é referente ao seu imóvel. Apresente o máximo de informações possíveis sobre ele, além, é claro, de mostrar fotos;
  • Após esses cadastros, basta aguardar pela aprovação da Airbnb para que ele esteja disponível para ser alugado por outras pessoas.

Quando recebo o pagamento pelo aluguel

Muitas pessoas se preocupam em como vão receber o pagamento pela estadia, no entanto, esse ponto é bem tranquilo no Airbnb. Após o seu cliente realizar o check-in em sua residência, o pagamento, normalmente, fica disponível dentro de 24 horas.

Saiba como ganhar dinheiro alugando quarto na sua casa com Airbnb
Foto: (reprodução/internet)

Porém, é necessário destacar que leva um tempo para que o dinheiro caia na conta do anfitrião, e isso depende da forma de pagamento que o cliente escolheu no momento do aluguel. Além disso, caso o cliente fique mais de 28 dias na casa, o pagamento é feito apenas mensalmente.

Caso esteja preocupado com o andamento dessa questão, através do seu perfil no Airbnb, na aba “histórico de pagamentos”, encontrada em “pagamentos”, é possível checar o status das transações, trazendo mais segurança e comodidade para esses procedimentos.

Tempo de processamento para cada tipo de pagamento

Como dito anteriormente, o tempo necessário para você receber o pagamento pelo aluguel varia de acordo com a forma de pagamento escolhida pelo cliente. Porém, é possível contar com uma estimativa dada pela própria Airbnb nesse quesito.

Confira aqui qual é o tempo de processamento para tipo de pagamento feito na plataforma:

  • Transferência bancária: pagamento entre 3 e 7 dias úteis;
  • Western Union: pagamento em até 1 dia útil, mas levando em consideração o horário do Pacífico nos EUA;
  • Depósito direto: pagamento em até 3 dias úteis;
  • PayPal: pagamento em até 1 dia útil;
  • Cartão de débito Payoneer: pagamento em até 1 dia útil;
  • Alipay: pagamento instantâneo, mas somente após a Airbnb realizar o pagamento;
  • PIX: ainda não implementado ao sistema.

Experiência pode trazer ganhos significativos para o bolso

Deixar um imóvel parado, podendo alugar ele para ter ganhos significativos, não é uma opção muito interessante, e por isso, o portal da Airbnb se torna indispensável para quem quer ter ganhos sem muito trabalho, já que a própria plataforma faz a divulgação do seu imóvel. Com simplicidade, o portal vai se tornando cada vez mais visado por turistas.

Por isso, não perca tempo e anuncie seu imóvel no portal o quanto antes, pois dessa forma, você começa a ganhar dinheiro e garantir uma renda a mais para o seu bolso. Não se esqueça de deixar os preços atrativos para seus clientes, já que, afinal, eles também procuram a plataforma por conta dos preços baixos. Aproveite a oportunidade de fazer dinheiro.

ANÚNCIO