Veja como consultar o vale-refeição online

Não há nada melhor do que estar em uma empresa que trabalha com uma boa dinâmica de vale-refeição. É comum que os empregadores emitam o cartão próprio para tornar mais fácil o acesso a esse benefício. Com o cartão também fica prático acompanhar o saldo e extrato gasto do crédito, por meio dos aplicativos.

Poder contar com o vale-refeição não é bom apenas para o empregado, mas também é benéfico para a própria empresa. Inclusive, a implementação desse modelo tem sido frequente no mundo corporativo. Normalmente, os valores iam junto com a remuneração mensal do trabalhador. Agora, as coisas mudaram um pouquinho de figura. Veja só.

ANÚNCIO
Veja como consultar o vale-refeição online
Fonte: (Reprodução/Internet)

Acompanhe quais tópicos iremos abordar nesse artigo:

  • O que é e quais são as vantagens do vale-refeição;
  • O que pode e o que não pode ser comprado com o benefício;
  • Melhores opções de cartão;
  • Como fazer a consulta online do vale-refeição;
  • Super dica.

Quais são as vantagens do vale refeição

Antes de mais nada, entenda que o vale-refeição se trata de um benefício que a empresa concede aos seus colaboradores para que eles se alimentem durante a jornada de trabalho. Geralmente as empresas disponibilizam um cartão magnético com o saldo para ser utilizado em padaria, lanchonete, restaurante ou outros comércios de serviços alimentícios.

Veja como consultar o vale-refeição online
Fonte: (Reprodução/Internet)

Claro que a principal vantagem é destinada aos empregados, que vão dispor de um valor extra para gastar com sua alimentação. No entanto, o benefício também é vantajoso para o empregador. Quando a empresa oferece condições interessantes para os empregados, eles ficam mais motivados.

Isso ajuda a reter os colaboradores e dá um diferencial na comparação com outras empresas do mercado. Embora o vale-refeição já seja algo esperado pelos profissionais, a ausência do benefício pode tornar a empresa desinteressante. Afinal, o trabalhador teria que comprometer seu salário mensal para sua alimentação. Confira abaixo outras vantagens:

  • Colaborador poderá escolher onde lanchar ou almoçar;
  • Estimulação das refeições entre os colaboradores;
  • Empregados ficam mais motivados e tendem a aumentar a produtividade;
  • Colaboradores se alimentam melhor;
  • Valores seguros com o cartão;
  • Dedução do imposto de renda para empresas adeptas do Programa de Alimentação do Trabalhador.

É obrigatório?

Diferente do vale-transporte, o pagamento do vale-refeição não é uma obrigação imposta pelas leis trabalhistas. A norma regulamentadora (NR-24) prevê que as empresas com mais de 30 colaboradores precisam oferecer local adequado para que as refeições sejam feitas. As normas também exigem condições especiais para empresas com mais de 300 funcionários.

No caso citado, o empregador deve disponibilizar um refeitório em suas próprias instalações. Alguns acordos de Convenção Coletiva de Trabalho (CTT) estabelecem a obrigatoriedade do fornecimento de vale-refeição ou vale-alimentação ao colaborador. Por isso, é importante confirmar junto à CCT da sua categoria.

De qualquer forma, o empregador pode realizar o desconto de até 20% na folha de pagamento referente à alimentação do funcionário a fim de cobrir os custos. Independente das questões legais, as empresas que oferecem benefícios satisfatórios atraem bons profissionais.

O que pode ser adquirido com o benefício 

Embora o vale-refeição possa ser utilizado no cartão, o benefício não poderá ser utilizado em quaisquer serviços. O recurso é voltado especificamente para produtos da categoria alimentícia. Portanto, o cartão será aceito em supermercados, padarias, açougues, mercearias e até mesmo restaurantes, a depender da bandeira do cartão.

Veja como consultar o vale-refeição online
Fonte: (Reprodução/Internet)

Muitos trabalhadores chegam a custear a compra do mês de com a ajuda do vale-refeição. Com o benefício o empregado pode comprar os alimentos que deseja, nos estabelecimentos que preferir. É válido se atentar que a lei proíbe o uso do vale-refeição para adquirir cigarros e bebidas alcoólicas.

Se a fiscalização flagrar estabelecimentos que aceitem os benefícios para essas finalidades poderão sofrer punições como multa. Quanto aos locais compatíveis com o vale-refeição, o benefício é destinado para custear principalmente refeições prontas. Então, normalmente, o empregador utiliza o recurso em redes de fast-food, lanchonetes e restaurantes. 

Diferença entre vale-alimentação e vale-refeição

É comum confundir vale-alimentação com vale-refeição, mas se tratam de recursos pecuniários diferentes. Conforme dito anteriormente, o vale refeição é concedido para arcar com alimentos prontos para serem consumidos como restaurantes e padarias.

Enquanto, o vale-alimentação tem o intuito de auxiliar financeiramente na aquisição de outros produtos alimentícios. Na teoria funciona da forma explicada acima. No entanto, alguns cartões oferecem experiência tanto em supermercados como em restaurantes.

O alcance vai depender do que a empresa está disposta a oferecer. Lembrando que nem sempre a empresa do cartão será compatível com todos os estabelecimentos que vendem comida e alimentos.

Os melhores cartões vale-refeição

Como foi dito anteriormente, o cartão é a melhor forma de administrar o vale-refeição. Além da praticidade. Hoje em dia, existem várias opções de cartões no mercado e a escolha de um deles vai depender do que a empresa está buscando para os seus colaboradores. Para ajudar a fazer uma breve comparação, separamos algumas opções interessantes.

Veja como consultar o vale-refeição online
Fonte: (Reprodução/Internet)

O cartão vale-refeição da Alelo é um dos melhores oferecidos pelas empresas. Multinacionais que atuam no Brasil costumam utilizá-lo. Os benefícios desse cartão é que ele pode ser utilizado em açougues, padarias, mercearias, supermercados e outros estabelecimentos do país. Como benefícios, o cartão conta com isenção de tarifas aos novos clientes.

Assim, o usuário fica livre de pagar tarifas de manutenção ou de emissão do cartão. Ainda, o cliente pode participar do Clube Alelo. Esse programa oferece descontos e vantagens aos usuários do cartão para que aproveitem as condições especiais em mais de 150 lojas parceiras como Natura e Burger King, por exemplo.

Outros benefícios do cartão Alelo

Além disso, a Alelo oferece um cartão de boas-vindas que na verdade é um cartão temporário para os empregados contratados recentemente. O recurso serve para que o funcionário não fique sem utilizar o benefício até a chegada do cartão fixo. Assim, o trabalhador não precisa tirar dinheiro da renda mensal.

Outro benefício é a boa rede de aceitação da Alelo. Esse é um ponto a ser avaliado, pois não adianta ter o cartão de vale-refeição e não poder utilizá-lo por falta de opção de estabelecimentos compatíveis. A empresa conta com mais de 260 mil comércios em todo o Brasil. Última vantagem é o prazo maior para o pagamento de fatura para pessoas jurídicas.

É importante saber que a contratação do serviço é feita pela empresa. Ou seja, ainda que o trabalhador se identifique mais com os benefícios da Alelo, o processo de negociação é feito entre o empregador e a companhia. Mas não custa nada levar a proposta até o RH da sua empresa, não é verdade?

Cartão vale-refeição Sodexo

Uma segunda opção de cartão de vale-refeição é o Sodexo. Assim como o cartão da Alelo, ele é aceito em diversos estabelecimentos ao redor do país, inclusive hortifrútis. Os diferenciais do Sodexo é que ele não cobra taxa de emissão dos cartões e conta com uma rede ampla de aceitação.

Veja como consultar o vale-refeição online
Fonte: (Reprodução/Internet)

Nesse ponto ele é mais vantajoso que o anterior, tendo em vista que é aceito em mais de 550 mil estabelecimentos. Ainda, oferece o programa Sodexo Club que é voltado para os usuários que desejam ter acesso a vantagens exclusivas da empresa. As condições especiais podem ser obtidas em lojas como Marisa, Petz, entre outras.

Ademais, a empresa disponibiliza a função de crédito mais rápido. Isto é, o usuário poderá ter uma antecipação do crédito de vale refeição dentro de 90 minutos. No entanto, diferente dos outros serviços oferecidos, este só pode ser utilizado mediante contratação junto à Sodexo.

Cartão vale-refeição Ticket

Terceira e última opção é o cartão vale-refeição Ticket. Também é um serviço com ampla aceitação, sendo compatível com mais de 320 comércios. Quando comparado à Alelo e ao Sodexo, possui o diferencial de disponibilizar descontos exclusivos nas farmácias Pacheco e São Paulo.

Para utilizar essa vantagem, basta pedir o desconto na hora do pagamento e fornecer o CPF do cadastro. Outro diferencial é o cartão RH disponibilizado ao funcionário contratado recentemente. Tem a mesma função que o cartão de boas-vindas da Alelo. Por fim, possui o Ticket Fit que é um serviço em que o usuário tem acesso a planos de treinos. 

Com o Ticket Fit, o cliente pode resgatar cupons de descontos em produtos e serviços de bem-estar, restaurantes, receber diário alimentar e contador de nutrientes e calorias. Para quem procura um cartão vale refeição mais amplo essa pode ser a alternativa ideal.

Como consultar saldo online 

Finalmente, chegamos ao tutorial de como consultar o vale-refeição online. Bom, tudo vai depender do cartão benefício que o colaborador é titular. Vamos utilizar o cartão do Ticket para exemplificar. Normalmente, a consulta pode ser feita pelos aplicativos dos respectivos cartões ou pelo próprio site.

Veja como consultar o vale-refeição online
Fonte: (Reprodução/Internet)

Caso opte pelo site, o Ticket tem o portal oficial que pode ser acessado através deste link. Ao abrir o site, basta procurar o campo em que está escrito “Consulte seu saldo” e selecionar a opção do cartão. As categorias disponíveis são Ticket Restaurante, Ticket Alimentação, Ticket Plus, Ticket Transporte, Ticket Cultura, Ticket Car.

Posteriormente, insira o número do cartão e clique em “Consultar”. Dentro de segundos terá acesso ao saldo do seu vale refeição. O ideal é fazer pelo aplicativo, pois além desse serviço é possível ter acesso aos descontos e cupons disponíveis para resgate.

Consulta pelo aplicativo Alelo 

Para o tutorial em aplicativos, escolhemos o cartão vale-refeição da Alelo. O meio para fazer a consulta do benefício é através do app Meu Alelo. A ferramenta está disponível no Google Play e na Apple Store. Ao fazer a instalação e abrir o aplicativo, se deparará com a opção de fazer o cadastro do cartão ou fazer o login.

Normalmente, as empresas entregam o cartão já com a senha e login para entrar na ferramenta. Porém, caso ainda não tenha cadastro, pode fazer rapidamente informando nome completo, CPF, data de nascimento, número para contato, e-mail e criar uma senha de 6 a 10 dígitos.

Feito isso, é só informar o CPF e a senha escolhida para entrar na conta Alelo. Assim como o site do Ticket, o sistema carrega rapidamente e informa o saldo. Além do valor total, é possível ter acesso aos descontos e vantagens, promoções em serviços da saúde e verificar o extrato das transações. Tudo de forma bem rápida.

Dicas para escolher a melhor opção de cartão refeição

As opções que citamos aqui é apenas 3 das diversas empresas que trabalham com esse tipo de cartão. Então, a forma ideal para avaliar a melhor opção de cartão refeição é ponderar os benefícios para a empresa e para os colaboradores. Embora os cartões citados apresentem condições muito parecidas, alguma vantagem específica pode chamar atenção.

Além disso, lembre-se que o melhor cartão de vale refeição é, sobretudo, aquele que se adequa à realidade da equipe de trabalho e da empresa. Assim, deve oferecer flexibilidade, comodidade e segurança aos usuários.

ANÚNCIO