Reels do Instagram – Veja como usar todas as funções

O Instagram é uma rede social incrível. Nos dias atuais, considerada uma das maiores e mais promissoras. Só que ao mesmo tempo em que cria novas ferramentas, também se atualiza para se modernizar e competir com os concorrentes que surgem a cada dia.

Isso aconteceu de forma recente e visível, quando o Instagram lançou o Reels, que para muita gente tem a mesma ideia do Tik Tok, que é uma outra rede social bastante atrativa. Logo, a função permite a criação e divulgação de vídeos curtos.

ANÚNCIO
Reels do Instagram – Veja como usar todas as funções
Foto: (reprodução/internet)

Para explicar melhor como funciona o Reels e como usar ele, a gente escolheu esses tópicos:

  • Como funciona o Reels do Instagram;
  • Os benefícios do Reels;
  • As funcionalidades;
  • Como criar conteúdo para o Reels
  • Por que o Reels não aparece no seu Instagram?

Como funciona o Reels do Instagram

De modo simples, a gente tem uma ferramenta de vídeos rápidos, que duram até 15 segundos. Geralmente, são vídeos engraçados, cômicos, leves ou até mesmo expressivos. Ele pode ter áudio ou não, além de poder ser montado com várias imagens estáticas.

Reels do Instagram – Veja como usar todas as funções
Foto: (reprodução/internet)

Depois de usar a criatividade, você pode lançar o vídeo na timeline ou no feed do Instagram para que os seus seguidores curtam, compartilhem, comentem, etc. Ah, um dos diferenciais é a chance de usar variados filtros. Continue lendo para ver benefícios do Reels.

Aliás, para fazer a gravação, os usuários podem usar a opção de fazerem tudo em um único “take” ou usar uma sequência de clipes. Ou dá para inserir vídeos da galeria também. Aliás, veja o passo a passo para usar o Reels no seu Instagram. 

Como usar o Reels no Instagram

Se existe um passo a passo para usar o Reels, ele é bem fácil. Antes de tudo, você deve abrir o aplicativo do Instagram no celular. Depois, você pode ir na opção de “Story” e quando a câmera for aberta, você vai encontrar lá novas opções.

Por exemplo, você pode ver que tem o “ao vivo” e, agora, também tem o “Reels”. Então, basta ir até ele para entrar no mundo do Reels. A partir disso, você pode testar os filtros, iniciar gravações, descartá-las ou publicá-las. E abaixo vamos falar sobre como usar e criar conteúdo nele.

Mais tarde, entre os compartilhamentos, você pode optar por “também compartilhar no feed” ou adicionar em “explorar”. Tudo isso ajuda a conseguir mais visualizações para a sua publicação de fotos na sequência ou vídeos curtos. 

Quais são os benefícios do Reels no Instagram

Após o lançamento da ferramenta no Instagram, muito tem se falado sobre o alcance das publicações que acontecem através do Reels. Curiosamente, a “aposta” é no Reels mais do que postagens no feed ou Stories, por exemplo. Mas, e os benefícios?

Reels do Instagram – Veja como usar todas as funções
Foto: (reprodução/internet)

Vale mencionar que o Instagram seleciona os conteúdos que possuem bons acessos com relação as publicações de preferência de cada pessoa. Para quem busca audiência e autoridade, o Reels se tornou uma opção praticamente obrigatória nos dias atuais.

Aliás, a gente vai mencionar aqui no texto que o tempo máximo do vídeo no Reels é de 15 segundos. Só que vale saber que se você tem o aplicativo atualizado já pode fazer gravações com até 60 segundos, o que prova o poder da ferramenta. 

Mais conteúdo interativo

Só para concluir essa parte dos benefícios do Reels, saiba que a ideia de fazer mais conteúdo é boa. Só que além disso, agora é possível criar um conteúdo relevante do ponto de vista da interação porque os vídeos dos Reels são muito atrativos.

E dá para criar eles independente da sua área de atuação, do Direito Civil Criminal até mesmo para uma Loja de Brinquedos Infantis. A ideia é saber usar a ferramenta, partindo da sua criatividade e indo até o repasse de informações úteis ao público. 

Abaixo, mais para o fim do artigo, nós vamos dar algumas dicas sobre como viralizar os vídeos no Reels. Há dicas como pensar no funil, usar CTAs, planejar o conteúdo, fazer legendas curtas, interagir com o público, criar listas e muito mais. Leia tudo. 

As funcionalidades do Reels

A interface do Reels é parecida com a de outras ferramentas do Instagram. Por exemplo, você pode ver que há a opção de flash, ferramentas, excluir gravação, etc. Mas, o grande diferencial mesmo está no uso de filtros. Mas, há ainda outras funções bacanas, veja só.

Reels do Instagram – Veja como usar todas as funções
Foto: (reprodução/internet)

Um deles é o áudio. Nesse caso, você pode escolher alguma música disponível na sua biblioteca ou criar um áudio próprio para o seu vídeo do Reels. Assim, em áudio, você terá como: pesquisar músicas, para você ou explorar. 

Outra função do Reels é o item de velocidade. Obviamente, isso ajuda na definição do tempo do vídeo, já que é possível, por exemplo, fazer takes em câmera lenta ou deixar as ações mais rápidas. A atenção está no fato de que os vídeos devem ter 60 minutos no máximo.

Outras funções do Reels

Além de tudo o que já comentamos aqui, não podemos deixar de falar do ícone do temporizador. Esse item permite a atuação em câmeras normais e auxilia na criação de conteúdo. Dá para selecionar um tempo para que o vídeo comece, por exemplo.

E também queremos falar sobre os efeitos dos Reels, que talvez seja o grande diferencial da ferramenta. Eles podem ser usados exatamente como acontece nos Stories, sendo em conjunto com a criação e para tornar os vídeos mais engraçados

Dá para usar um mesmo efeito no vídeo todo ou trocar ele. Isso porque quando o primeiro take é feito, o segundo não é selecionado automaticamente. Então, se o usuário quiser usar o mesmo, ele terá que adicionar o efeito de novo para o próximo take. 

Como criar conteúdo para o Reels

Você já conhece o Reels e nesse texto já viu como ele pode ser importante para você, correto? Então, agora é hora de a gente considerar algumas dicas valiosas para criar conteúdo relevantes, de qualidade, engraçados, que podem viralizar no seu Instagram.

Reels do Instagram – Veja como usar todas as funções
Foto: (reprodução/internet)

A primeira coisa a saber é que você deve fazer ajustes antes de começar a sua gravação. É mais fácil fazer isso antes do que depois que ele foi gravado. Então, tenha um tema definido e use o menu lateral esquerdo para ajustar velocidade, efeitos, temporizador, etc. 

Só para você entender o benefício disso, considere que dá para fazer um vídeo sem usar as mãos, ajustando o seu temporizador, que dá um tempo até que você posicione a câmera e a gravação comece. Geralmente, você tem 3 segundos na função normal.

Os pontos atrativos

Dando sequência nesse item sobre como criar conteúdo relevante e de sucesso para o Reels do Instagram, vamos considerar que aqueles pontos atrativos que já mencionamos aqui devem ser usados. Por exemplo, as músicas. Pense em músicas famosas que dão retorno.

Outra coisa é usar uma imagem chamativa na capa do vídeo do Reels. Muita gente não faz isso, mas saiba que não é preciso ter muito trabalho para criar uma capa boa. E isso pode fazer com que mais pessoas cliquem no seu vídeo.

Usar hashtags, como em tudo o que acontece no Instagram, também entra como dica. Isso pode tornar o seu Reels mais popular e mais acessível entre os outros usuários. Por último, há ainda a dica sobre publicar o seu Reels no seu feed para ajudar no engajamento. 

O que gravar no Reels do Instagram

Vamos continuar aqui com dicas para criar bons conteúdos para o Reels. Você sabia que dá para fazer vídeos sobre tudo, correto? Então, é óbvio que você vai usar isso para gravar e mostrar sobre um produto ou serviço, não é verdade?

Reels do Instagram – Veja como usar todas as funções
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, as pessoas/empresas que têm usado o Reels para mostrar o dia a dia têm tido muito sucesso. A ideia não é mostrar algo de forma amadora, mas sim uma pequena parte do dia de trabalho, da produção, da entrega, do resultado, etc. Isso aproxima você do usuário.

Ainda sobre o que gravar para o Reels, considere variar no formato. Ou seja, como é uma forma interativa de aparecer, você pode fazer carrosséis, trazer informações, dar dicas e até mesmo usar textos se achar mais conveniente. 

Busque inspirações do Reels

E para quem anda meio sem ideia ou ainda não entendeu muito bem o que dá para fazer no Reels, uma ideia é buscar inspiração. Você pode fazer isso acessando a página de produtores de conteúdos que focam exatamente em ensinar sobre isso.

Para isso, basta buscar o perfil de quem você conferir o conteúdo. Aí, você vai ver que logo acima do feed tem uma variedade de Reels. Ah, e tem outra coisa, viu: você pode criar Reels e deixar em rascunho para publicar em momentos mais oportunidades.

Isso funciona exatamente como é no Stories. Acaba sendo uma boa ideia para quem saber os melhores horários para postar no Instagram. Ou para quem usa um único dia da semana para criar conteúdo e depois publicar em dias diferentes.

Por que o Reels não aparece no meu Instagram?

Agora sim para terminar o conteúdo, a gente vai trazer aqui uma dúvida que muita gente tem e que tem uma resposta bem simples. Se o Reels não está aparecendo no seu Instagram, o motivo mais provável é que o app esteja desatualizado.

Então, para isso mudar, você só precisa ir no Google Play Store ou no App Store e fazer a atualização do Instagram. Vale lembrar que o Reels começou com 15 segundos e hoje já permite vídeos de até 1 minuto, entre tantas atualizações. 

ANÚNCIO