Por que fazer uma graduação presencial?

Com a expansão da internet e aperfeiçoamento das plataformas digitais, fazer uma faculdade a distância vem sendo uma opção para pessoas que tem uma rotina corrida e não querem enfrentar a sala de aula, porém o curso presencial ainda é um dos mais escolhidos.

ANÚNCIO

A faculdade presencial se encaixa no modelo padrão de ensino, onde o aluno deve comparecer às aulas e pode até ser reprovado, caso tenha excedido o número de faltas. Uma graduação presencial tem como maior foco o contato com pessoas, seja com colegas de classe ou com professores.

Este método também ajuda a organizar a vida acadêmica, já que existe um horário para início e fim da transmissão de conteúdos, e além disso, os professores e colegas de classe sempre ajudarão a lembrar das provas e trabalhos que serão realizados, o que dificulta a procrastinação.

ANÚNCIO

Graduação a distância ou presencial, qual o melhor?

Vale ressaltar que, não existe diferença entre um diploma obtido em uma graduação presencial e na modalidade EAD, não há diferença no quesito validade ou grau de formação. O que vai diferenciar mesmo é em como cada uma irá atender as necessidades de quem irá realizá-la.

Claro que, a graduação a distância exige muito mais disciplina e organização do aluno, já que ele quem vai fazer seus horários de estudo da forma como ficar melhor, o que pode acabar se tornando uma dificuldade e gerando procrastinação.

ANÚNCIO

No entanto, ainda assim, a comparação da qualidade de ensino entre a faculdade presencial e EAD é um assunto bastante discutido entre professores e especialistas em ensino superior.

Maior networking

Uma das vantagens do curso presencial é o envolvimento do estudante com a vida universitária e pessoas em geral, já que a sala de aula é um ambiente que incentiva os alunos a terem trocas de experiência e aprendizados.

A graduação a distância já é mais solitária, o aluno é obrigado a ser mais independente e ter disciplina, mesmo com os fóruns e chats disponibilizados, não dá muita troca de experiências.

No curso presencial há mais contato com pessoas e possibilidades de networking, devido aos horários fixos a organização acadêmica é um pouco mais fácil, além da vantagem de poder tirar dúvidas ao longo das aulas. Geralmente boas universidades contam com ambientes próprios para estudos, tais como, bibliotecas e salas de leituras.

Desafio para quem tem rotina agitada

Para quem tem uma rotina corrida, a graduação presencial pode se tornar um desafio, devido aos seus horários, não há tanta flexibilidade igual na modalidade EAD. Além de ter um maior controle de frequência, faltar uma aula presencial significa perder conteúdo.

As mensalidades da graduação presencial costumam ser mais caras, e se o objetivo é fazer uma graduação em uma universidade pública, para quem tem uma rotina corrida é um pouco mais complicado, devido a que a maioria das universidades públicas não oferecem graduação a distância.

Não há posts para exibir