Leilão de carros: descubra como participar

Comprar carros é o sonho de muita gente, contudo, a maioria das pessoas acaba esbarrando nos altos valores de compra. No entanto, hoje, se tornou mais fácil realizar essas aquisições graças às várias modalidades de compra disponíveis atualmente, como é o caso dos leilões de automóveis.

Os leilões de carros são a melhor maneira de se comprar um carro barato atualmente, porém, é preciso ter muito cuidado para acabar não se complicando no momento da compra. Se você quer conferir quais são os melhores disponíveis no Brasil hoje, além de descobrir como participar, dê uma olhada em nosso artigo para garantir a segurança da sua compra.

ANÚNCIO
Leilão de carros: descubra como participar
Foto: (reprodução/internet)

No artigo a seguir, será possível conferir os seguintes tópicos acerca da compra de carros através de leilões:

  • Como funcionam os leilões;
  • Melhores sites de leilões de carros do Brasil;
  • Alguns pontos precisam ser analisados com cautela;
  • Como participar de leilões online.

Como funcionam os leilões

Apesar de ser mais tecnológico do que antes, os leilões atuais funcionam, basicamente, da mesma maneira que funcionavam antes. Os compradores entram no portal, e quem der o maior lance tem o direito de levar o veículo para casa, assim como faziam antigamente. A diferença é como isso acontece.

Leilão de carros: descubra como participar
Foto: (reprodução/internet)

Hoje, todos os procedimentos são feitos através da internet, não sendo necessário que o comprador se desloque até o local para realizar a compra. Contudo, vale destacar que os leilões presenciais ainda existem, porém, a maioria dos que acontecem hoje em dia são feitos através dos meios digitais.

Apesar de contar com grande desconfiança dos compradores tradicionais, as compras online são seguras e podem ser feitas por quase todo mundo, sendo necessário cumprir alguns requisitos para isso. Mais à frente, em nosso artigo, será possível conferir quais são esses requisitos exigidos pelas casas de leilão.

Outras modalidades de compra disponíveis

Além dos leilões, existem outras modalidades de compra disponíveis, como é o caso dos financiamentos e consórcios de carros. As duas também são muito populares, com o financiamento, geralmente, sendo o escolhido pela maioria das pessoas para se comprar um carro.

Não são as opções mais baratas, com o leilão levando vantagem em comparação com os dois. Porém, o financiamento e o consórcio realizam o parcelamento do pagamento da compra, o que ajuda muita gente. Os leilões contam com preços baixos, mas não permitem o parcelamento do valor.

Melhores sites de leilões de carros do Brasil

São muitas as opções de sites disponíveis na internet hoje, contudo, alguns conseguem ser melhores do que outros. A maioria deles se destaca por conta da grande variedade de automóveis disponíveis. Todos eles são seguros e já contam com um bom tempo de atuação no mercado.

Leilão de carros: descubra como participar
Foto: (reprodução/internet)

Além disso, vários dos sites, além dos leilões de carros, também fazem a venda de outros veículos, como as motos. O site da Sodré Santoro, por exemplo, um dos maiores de toda a América Latina, não se restringe a apenas realizar as vendas de carros. As opções são ótimas para quem gosta de muitas alternativas.

Outro aspecto a ser destacado é que muitos dos maiores leiloeiros do Brasil são os bancos, que sempre contam com uma boa quantidade de carros à sua disposição. Confira abaixo alguns dos melhores sites de leilões de carro disponíveis no Brasil atualmente:

  • Sodré Santoro: maior leiloeiro da América Latina, o site conta com uma grande quantidade de alternativas de carros e motos disponíveis;
  • Sato Leilões: portal de leilão de carros, motos, apartamentos e outros pertences que podem ser do seu interesse;
  • VIP Leilões: se parece muito com o Sato Leilões, mas conta com um funcionamento ainda mais prático para seus compradores;
  • Copart: um dos mais tradicionais no mercado de leilões, conta com as mesmas funcionalidades de seus concorrentes;
  • Santander Financiamentos: além de financiar seu veículo, o banco também conta com uma boa quantidade de carros sendo leiloados todos os meses.

Quem pode participar dos leilões online

Cada um dos sites citados pode acabar apresentando suas próprias exigências para permitir a participação de indivíduos em seus leilões, mas, no geral, as regras são as mesmas. Em todos os casos, apenas pessoas maiores de 18 anos podem dar lances e conseguir adquirir mercadorias nessa modalidade de compra.

Além disso, pessoas com dívidas ativas não podem participar, portanto, certifique-se que não tem nenhum débito em seu nome. Como você pode ver, os requisitos são poucos, e as casas permitem até mesmo a participação de pessoas jurídicas em seus leilões, para aumentar ainda mais o seu leque de clientes.

Alguns pontos precisam ser analisados com cautela

O preço é o grande ponto positivo de se comprar carros através de leilões, porém, é preciso estar atento a alguns pontos nesse processo. Isso porque, os preços dos automóveis são baixos por algum motivo, e, em alguns casos, os veículos podem estar com algum defeito grave.

Leilão de carros: descubra como participar
Foto: (reprodução/internet)

A maioria dos carros de leilões funcionam normalmente, e não exigem maiores cuidados vindos de seus compradores. Porém, pode ser que você dê azar e acabe comprando um veículo que não esteja nas melhores condições possíveis, e para evitar que isso aconteça, é preciso seguir algumas dicas.

Isso pode exigir certo tempo do comprador, porém, é melhor fazer esses procedimentos do que ter dores de cabeça no futuro, tendo que arcar com outras despesas. Confira abaixo alguns dos cuidados a serem tomados ao se comprar em um leilão:

  • O veículo só pode ser retirado do galpão após o pagamento ser recebido, e, em muitos casos, ele deve acontecer à vista. Prepare o bolso para isso;
  • Caso não consiga retirar o veículo no mesmo dia da compra, será necessário pagar pelo aluguel do carro no local, e os valores podem ser salgados;
  • Reserve um tempo extra para ir visitar o carro pessoalmente, para se certificar do real estado de conservação do veículo. Não fique preso apenas às fotos;
  • Pode ser necessário gastar dinheiro com reformas no veículo, logo, é necessário adicionar esse valor na compra. Apesar de parecer pouco, esses reparos podem custar muito no fim das contas;
  • Só compre de sites confiáveis. Caso não conheça o portal, faça uma pesquisa na internet para conhecer melhor a reputação do site;
  • Alguns dos carros presentes no local podem estar acidentados, logo, verifique ao menos se o carro está ligando antes de finalizar a compra.

Reformas podem aumentar o valor do veículo

Já citamos isso em nosso artigo, porém, não custa reiterar que as reformas podem aumentar ainda mais o valor do seu veículo. Isso porque, por mais que o valor pareça baixo, o seu carro pode estar com defeitos que irão precisar de novos ajustes no futuro, e quando você notar, já vai ter gasto um valor considerável apenas com isso.

Isso faz com que, por mais que não tenha gasto muito dinheiro na compra necessariamente, o custo das reformas fez com que o valor do veículo acabasse subindo, te dando maior prejuízo a médio e longo prazo. Por conta disso, é muito importante ficar atento a todos os pontos que apresentamos no tópico anterior do nosso artigo.

Como participar de leilões online

Hoje, se tornou muito mais prático participar de leilões, principalmente graças à internet. Para isso, basta entrar em algum dos sites já citados como alguns dos melhores para isso, e fazer um breve cadastro em algumas das plataformas. Será necessário apenas informar alguns dados pessoais no processo.

Leilão de carros: descubra como participar
Foto: (reprodução/internet)

Depois disso, confira os leilões disponíveis e entre no site durante o horário marcado. Os lances são atualizados em tempo real, garantindo a segurança de todas as transações feitas pela plataforma. Vence quem der o maior lance dentro do tempo limite para a realização da venda.

Com as dicas que te passamos durante todo o artigo, será possível garantir que se fará boas compras em qualquer plataforma utilizada. Lembre-se sempre de conferir o estado do carro antes de finalizar as compras, apenas como garantia de que uma boa compra será feita por você.

Outros portais também são boas alternativas

Os leilões são a forma mais conhecida, porém, outros meios também garantem uma compra barata. É o caso de sites como o Mercado Livre e a OLX, que oferecem boas opções de compra e venda para seus clientes, sem a necessidade de muita burocracia por parte dos envolvidos.

Contudo, apesar de contarem com bons preços em seus portais, nenhum deles é tão barato quanto os leilões. Ainda assim, a maioria dos carros contam com melhor estado de conservação e preços abaixo da média, logo, pode ser que o veículo que você está procurando se encontra nesses sites.

Leilão de carros ajuda compradores a poupar dinheiro

Os leilões de carros são as melhores alternativas de compra para quem quer contar com um carro barato dentro da garagem. Os valores são mais baixos do que outras modalidades de compra, e, apesar do risco, na maioria dos casos, a compra vale a pena ser realizada.

Apesar de contar com certas limitações, a quantidade de carros disponíveis para serem comprados é um atrativo a mais para que novos compradores aproveitem as oportunidades. Seguindo todos os conselhos apresentados na lista, se torna muito mais fácil fazer uma boa compra em um leilão de carros.

ANÚNCIO