Empréstimo Valia – Conheça os benefícios e como solicitar

Você já ouviu falar do empréstimo Valia? Se você tem relação com a Vale do Rio Doce é possível que sim. É um tipo de empréstimo, que pode ser consignado ou pago em boletos bancários, para quem tem planos previdenciários com a empresa. 

Uma das vantagens está no fato de ter taxas de juros mais acessíveis. Além do mais, antes de contratar o empréstimo, você poderá fazer uma simulação dele, considerando taxas, parcelas, prazos e tudo mais que é importante para você tomar uma decisão assertiva.

ANÚNCIO
Empréstimo Valia - Conheça os benefícios e como solicitar
Foto: (reprodução/internet)

Nessa matéria, você vai ler sobre:

  • O que é o empréstimo Valia;
  • O que é preciso para acessar o empréstimo Valia;
  • Como contratar o empréstimo Valia;
  • As taxas de juros do empréstimo Valia;
  • Sobre a Valia.

O que é o empréstimo Valia

O empréstimo Valia é uma linha de crédito pessoal que funciona como o crédito consignado. Ou seja, ele está conectado à folha de pagamento do cliente. Assim, as parcelas mensais que devem ser pagas são descontadas do salário da pessoa e isso pode ser bom por alguns motivos.

Empréstimo Valia - Conheça os benefícios e como solicitar
Foto: (reprodução/internet)

O primeiro é pelo fato de que evita o atraso no pagamento da parcela. Isso porque em caso de atraso, a pessoa teria que arcar com novos gastos, tais como a taxa de juros, a multa e os novos impostos. Fora isso, ainda tem a vantagem de que esse tipo de crédito é mais barato.

Como assim, mais barato? Isso porque como ele tem menos risco de inadimplência, ele também permite taxas de juros mais baixas do que outros tipos de empréstimos. É por isso que acaba sendo bem-visto por muita gente. Saiba mais sobre as condições do crédito. 

As condições do empréstimo Valia

Para entender as condições do empréstimo, a gente precisa falar da margem consignável. Ela nada mais é do que um cálculo que vai dizer o valor máximo de renda do participante e o quanto ele poderá pagar em cada parcela mensal do contrato.

A conta leva em consideração 30% sobre os benefícios de renda que a pessoa tem. Para quem já tem um empréstimo contratado na Valia também dá para solicitar um novo. Porém, a margem consignável muda e é aplicado um percentual de 15% deduzidas as prestações. 

Atualmente, além do valor, saiba que é possível pensar no prazo de pagamento. Só que tudo isso pode ser visto através da internet, em uma simulação online. É nessa simulação que a pessoa fica sabendo tudo sobre as parcelas fixas mensais. Veja mais sobre o crédito. 

O que são os planos previdenciários Valia

Para entender do empréstimo, a gente precisa considerar que o cliente deve ter um plano previdenciário Valia. Mas, o que é isso? Um plano desses é aquele que é pensado no futuro da pessoa. Assim, paga-se mensalidades para ter uma espécie de poupança no futuro.

Empréstimo Valia - Conheça os benefícios e como solicitar
Foto: (reprodução/internet)

No caso da Valia, a empresa é uma ótima ideia para trabalhadores da Vale que pensam no futuro e querem se aposentar com mais segurança financeira no futuro. A previdência privada pode ser feita junto com a previdência social, que é do governo federal.

As opções de previdências Valia

Só para contextualizar o assunto e entender os vários tipos de previdências, vamos falar de algumas delas. A Prevaler, por exemplo, é um plano para a família toda. Ela é focada no médio e longo prazo. A Vale Mais é para quem quer ter renda adicional no futuro.

Já a Valiaprev é um plano de previdência complementar que visa uma renda adicional após a aposentadoria. Tem a Vale Fertilizantes, que é igual a Valiaprev, só que com condições diferentes. E vem ainda o Benefício Definido, Cenibra, Mosaic Mais, entre outros. 

O que é preciso para acessar o empréstimo Valia

Como vamos ver abaixo, um dos requisitos para acessar o crédito Valia é ser cliente Valia. Como assim? A Valia é uma espécie de empresa de previdência para quem tem ligação com a Vale do Rio Doce, como os funcionários da empresa.

Empréstimo Valia - Conheça os benefícios e como solicitar
Foto: (reprodução/internet)

Portanto, ao cumprir esse requisito, saiba que ainda assim será preciso passar por um cadastro, onde é solicitado uma documentação pessoal, como CPF, dados bancários e o RG. Já em termos de comprovantes de residência, eles não são obrigatórios. 

A partir disso, vale considerar ainda que tudo vai depender do plano que a pessoa tem contratada com a Valia. Isso pode alterar as taxas de juros, condições de pagamento e até mesmo o prazo final, como vamos mencionar abaixo.

Como pagar a fatura do empréstimo Valia

Uma das dúvidas comuns que as pessoas têm sobre esse crédito é a forma de pagamento. Leve em conta que para os participantes de planos mais comuns (Ativo, Assistido, Pensionista ou Licença-Maternidade), a prestação é descontada do salário todos os meses.

Assim, funciona como um crédito consignado, com o débito automático em conta. Mas, para quem tem outros planos, como é o Autopatrocinados, o Auxílio-Doença ou para quem perdeu o vínculo empregatício com a Vale, a cobrança é feita por boletos bancários.

Esses boletos podem ser acessados em um portal específico que vamos falar logo mais. E vale lembrar que o não pagamento do boleto pode resultar em inadimplência e juros. Por isso, a recomendação é sobre fazer o pagamento integral e mensal das faturas por boleto bancário. 

Como contratar o empréstimo Valia

Para quem se interessou pelo empréstimo Valia, agora nós vamos falar sobre as formas que existem para a contratação dele. A primeira coisa é saber que é preciso ser um cliente Valia. Se você é, então, basta observar se faz parte de um dos planos da empresa, os quais vamos ver abaixo.

Empréstimo Valia - Conheça os benefícios e como solicitar
Foto: (reprodução/internet)

Entre eles, os planos ativos, assistidos, pensionistas ou licença-maternidade. Assim, se você tem o benefício definido, Vale Mais, Valiaprev ou Mosaic Mais pode solicitar o empréstimo Valia. Sabendo esses requisitos, vem a próxima pergunta: como pedir o empréstimo?

Para fazer a contratação, o que é muito recomendado no mercado financeiro, é que você faça uma prévia simulação para saber quais as reais condições do seu crédito. A boa notícia é que a Valia permite a simulação antes da concessão do crédito em vários canais de atendimento.

A simulação do empréstimo Valia

Como fazer a simulação do empréstimo Valia? A empresa diz que o interessado pode usar o Portal do Participante, onde é possível acessar a partir de um login com senha. Quem já é cliente Valia vai ter essas informações cadastrais para acesso ao portal. 

Outra opção é acessar o empréstimo através do Disque Valia, isto é, o contato telefônico direto com a Valia. Nesse caso, a ligação é gratuita e acontece através da central de negociação 0800-702-0162. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 8 horas até as 18 horas. 

Tem ainda a opção de simular o empréstimo Valia através das agências e postos valia. Nesse caso, você tem que saber que há várias agências espalhadas no país todo. Só que o atendimento deve ser agendado através do telefone que informamos acima. 

As taxas de juros do empréstimo Valia

Para saber todas as taxas de juros do empréstimo oferecido pela Valia, a gente teria que considerar o perfil do participante, as condições negociadas e até mesmo a unidade de medida. Há uma página de planos no site que explica melhor isso e você pode ler quando quiser.

Empréstimo Valia - Conheça os benefícios e como solicitar
Foto: (reprodução/internet)

A gente vai citar aqui alguns exemplos para que você entenda melhor disso. Se considerarmos o Plano Assistido Beneficiário, nós teremos uma taxa de juros de 1,05% para os contratos que vão até 2 anos (24 meses) ou de 1,20% no mês para os que ficam entre 25 e 120 meses. 

Já no Plano Ativo Licenciado, as taxas mudam um pouco, sendo de 1,10% ao mês para contratos de até 12 meses, de 1,15% para contratos de 13 até 60 meses e ainda tem a taxa de 1,20% para os contratos acima de 61 meses até 84 meses. 

A média das taxas de juros na Valia

Agora que você tem alguns exemplos, deu para notar que as taxas de juros podem variar conforme o prazo do contrato, certo? Então, só para que você tenha uma ideia geral disso, vamos considerar que entre todas as taxas que encontramos temos a média.

E a média a gente pode considerar a partir da menor taxa de juros na Valia, que é de 1,05% ao mês. Já a máxima é de 1,20% no mesmo período. O resultado é uma taxa bastante atrativa, quando a gente compara com as outras opções do mercado financeiro nacional.

Com base em dados do Banco Central, a menor taxa para o crédito pessoal consignado privado fica em 1,24% ao mês e é oferecida pelo Sicoob. Se o assunto é o empréstimo consignado público, a menor taxa é da Sicredi, que fica em 0,93% ao  mês. 

Sobre a Valia

A Valia é uma empresa sem fins lucrativos. Na prática, temos uma Entidade Fechada de Previdência Complementar. A ideia é auxiliar as pessoas na construção de um futuro mais digno e mais sustentável. Atualmente, são 8 planos de benefícios disponíveis. Veja os dados da empresa:

  • O CNPJ é o 42.271.429/0001-63;
  • A razão social é Fundação Vale do Rio Doce de Seguro Social;
  • A Valia fica na Av. das Américas, 4430, na sala 301 e 302 no Rio de Janeiro (RJ);
  • Central de atendimento é 0800 70 20 162.

Além do mais, a Valia conta hoje com 49 patrocinadores, mais de 100 mil participantes ativos e outros 25 mil participantes assistidos. O número de funcionários diretos passa dos 200. E isso tudo representa R$ 26,4 bilhões em patrimônio, conforme dados de agosto de 2021. A Valia foi inaugurada em 1973 pela Vale S.A. 

ANÚNCIO