Criar um mapa mental é fácil. Se existe um passo a passo é o seguinte: ter a ideia na cabeça, pegar a caneta e começar a esboçar na folha. Ou seja, o resultado final vai depender da sua criatividade. Mas, nessa hora, escrever e apagar pode ser um processo chato.
Para isso, a gente pode contar com a internet, que permite que em cliques você crie o seu mapa mental virtual. Assim, dá para voltar atrás, apagar, recomeçar, copiar o mapa, criar um novo do zero e tudo mais. Além disso, outras pessoas podem colaborar na criação dele. Conheça os melhores aplicativos para isso.
XMIND
É um app que foi criado para gerar ideias e inspirar soluções. Tudo acontece através da criatividade e proporciona eficiência no trabalho e na vida das pessoas. A ferramenta é online e permite ainda a criação de mapas mentais direto pelo app do celular. É muito prático.
O foco é trazer uma navegação simples para quem usa e que seja de fácil criação. Por isso, mesmo quem não tem experiência com essa ideia pode usar e começar a se inspirar. O programa permite que as pessoas usem várias estruturas durante a construção.
Acaba sendo uma das melhores indicações para quem quer aprender a fazer mapas mentais, porém, nunca conseguiu começar. Em alguns cliques, pronto, você terá a sua primeira obra de arte em forma de mapa mental. Que show!
Lucid Spark
Além do XMIND, a gente quer trazer no início do texto o Lucindspark que é uma ideia bastante interessante porque funciona exatamente como um quadro branco que permite que ideias sejam colocadas lá. No começo funciona como um brainstorming.
Mas, com as ideias sendo geradas dá para criar mapas mentais e mapas conceituas de forma um tanto quanto mais profissional do que fazer na mão. É ótimo para quem quer organizar as ideias e trabalhar em equipe nelas, mesmo à distância.
Um dos diferenciais é que a ferramenta tem um bate papo virtual, onde várias pessoas podem conversar ao mesmo tempo e em simultaneamente. Dá para fazer comentários, usar temporizadores, abrir para votação e mais um monte de recursos bacanas.
Lucid Chart
Mais uma opção é o Lucid Chart, que tem uma personalização própria e permite a união de texto e formas. Então, não é o mais completo, porém, bastante simples de ser usado. Ele é ótimo para apresentações de diagramas, por exemplo.
Tem a função de bate papo em grupo, uma segurança em nível empresarial e controles administradores. Ele permite a conexão de formas e dados que estão nas planilhas, sendo esse um grande diferencial do mercado. Dá para importar na forma de AWS.
Quer saber mais? Além de simples e prático, ele está disponível gratuitamente para praticamente todas as opções de sistemas, como Android, iOS, Windows, MacOS e para o Linux também.
Go Conqr
É um dos aplicativos de mapas mentais mais fáceis de usar que você poderia encontrar. Ele permite uma organização por cores que não deixa dúvidas. Também dá para adicionar arquivos multimídia ou personalizar por fontes. A exportação é em PNG.
Ou seja, ele é ótimo para quem está começando nessa arte de criar mapas mentais. É bem fácil mesmo. A outra boa notícia você já deve imaginar: ele é gratuito. Atualmente, pode ser baixado na versão aplicativo como pode ser usado para web.
Mindmap Maker
Uma ótima ferramenta para quem prefere usar o web do que aplicativos. Ele tem interface mais simplista, porém, é totalmente gratuito e de fácil manipulação. Em um rápido acesso, você já tem o tutorial para saber como tudo funciona e como usar os recursos.
Tudo acontece na primeira tela, sem que você tenha que ficar mudando entre uma ou outra. Dá para enviar trabalhos para o Google Drive, baixar imagens ou até mesmo arquivos em PDF. Ele é um dos mais simples e úteis de hoje em dia.
Mind Manager
É um programa de mapa mental que é muito bom porque acha a destacar os desenhos e as conexões através de ideias. Ou seja, ele cumpre muito bem o seu papel. O que mais chama a atenção dele se comparado aos outros é que permite inserir links e arquivos.
Ou seja, é um tipo de aplicativo de mapa mental para quem faz apresentações em público ou até mesmo palestras. Portanto, é incrível para os dias atuais ou para quem apresenta online. Dentro dele, há tópicos como de entregas, prioridades, metas e as sequências de passos.
O único problema é que a ferramenta é paga. No entanto, dá para fazer uma avaliação gratuita por 30 dias para testar todas as funcionalidades. O contexto visual pode ser compartilhado em apresentações de power point ou vários outros formatos.
Mind Omo
É um pouco mais completo do que os outros que citamos aqui. Inclusive, ele tem vários layouts disponíveis e em todos permite a personalização com ícones, cores, estilos ou temas. Dá para inserir imagens, notas e links. E a exportação pode ser em PDF, PNG ou outros formatos.
Além disso, o que mais tem de diferença é a chance de permitir reproduções, adição de tarefas e até mesmo o acesso do mapa em outras plataformas. Ele é gratuito nas versões iniciais, porém, tem um custo de US$ 22,5 no mês para quem quiser acessar todas as funções.
Mind Node
O objetivo do Mind Node é muito próximo com os outros que você já conhece, o que vai muda ré que ele permite ir jogando as ideias aos poucos para criar o mapa simples. Depois, o que você faz? Apenas organiza tudo no papel.
O aplicativo é outra ideia para quem gosta de criar mapas mentais. Lembrando que dá para usar apenas imagens ou imagens com frases ou links ou ainda as notas. Tudo o que é preciso para conseguir fazer esse mapa mental virtual.
A grande diferença dele para os outros, no fim das contas, é a chance de ter um layout totalmente funcional e inteligente. E durante o processo criativo, as outras pessoas que colaboram com o projeto podem comentar sobre ele.
Bubbl
Entre o Mind Node que está acima e o Coggle que a gente vai ver abaixo, nós podemos lembrar do Bubbl, que funciona de modo muito parecido com ambos. Ele segue a ideia de ter plano gratuito ou plano pago conforme os pacotes mais básicos ou completos.
O fato é que ele permite baixar mapas mentais em forma de imagem, convidar outras pessoas para criar junto e até mesmo editar os arquivos. Ele permite a criação de apresentações a partir do mapa mental em um único clique. Há modelos prontos que podem ser usados por meio de links.
Além do Bubbl, a gente tem outros que possuem funções muito parecidas e que não serão detalhados aqui, mas podem ser considerados mais tarde. Como o Simple Mind, o Edraw Max e o mMind.
Coggle
O Coggle tem um nome diferente dos outros e essa exclusividade não está apenas no nome, ok? Ele também permite fugir da estrutura fixa e dar asas para a sua criatividade. É uma ferramenta de mapa mental que se destaca bastante hoje em dia.
Para quem tem uma ideia a ser compartilhada de forma simples, o Coggle se destaca porque permite a colaboração de outras pessoas em tempo real. E tem como iniciar o mapa de vários pontos, isto é, criando várias versões iniciais do mapa mental.
A plataforma tem a sua versão gratuita, porém, a mais completa é paga. Ainda assim, muita gente tem usado a versão gratuita para testar e tem aprovado as funções. Talvez, esse seja um bom começo antes de fazer a assinatura mensal.
Mind Meister
Se há algum aplicativo com essa finalidade mais conhecido que o Mind Meister a gente não sabe. Ele se tornou viral por possibilitar a criação de apresentações impressionantes e de qualquer lugar a partir da ideia de se ter um mapa mental.
A ferramenta permite que cada usuário participe dos projetos que estão sendo criados em uma espécie de brainstorming colaborativo. Com ele, dá para criar modelos que transformam descrições complicadas em conteúdos visuais de fácil acesso e compreensão do público.
Existe ainda a possibilidade de transmitir a sua criação durante uma reunião online, o que é bem comum de acontecer hoje em dia, seja nos programas do Google ou o antigo Skype. É um dos mais usados no mundo inteiro e bastante popular.
E o Canva?
A gente vai terminar falando do Canva pelo seguinte motivo: ele não foi criado para ser uma opção de criação de mapas mentais. No entanto, ele pode servir muito bem para isso. Ainda mais se você já tem o hábito de usar o Canva para outros fins, como criação de artes.
Ele tem modelos gráficos prontos integrados, templates que podem ser usados na hora e isso tudo permite criar apresentações, infográficos e relatórios. Depois, dá para compartilhar e permitir alterações também. Ele é gratuito e tem a versão paga.