Descubra como criar um WhatsApp Business para o seu negócio

Você já notou que tem algumas contas de WhatsApp que possuem um tipo de selo de certificação, certo? Isso não dá confiança para quem está do outro lado da tela? Pois é, por isso, se você é dono de um negócio próprio também pode pensar em ter esse tipo de WhatsApp.

Isso porque estamos falando de uma versão criada justamente para empresas. E que são empresas que fazem o atendimento ao cliente virtualmente, através do WhatsApp Business. Nesse conteúdo, a gente vai mostrar os benefícios disso e como criar facilmente essa conta. 

ANÚNCIO
Descubra como criar um WhatsApp Business para o seu negócio
Foto: (reprodução/internet)

Para entender tudo sobre o assunto, a gente separou o texto com os seguintes tópicos:

  • O que é o WhatsApp Comercial;
  • Os benefícios do WhatsApp Business;
  • Como criar um WhatsApp Business;
  • Como mudar o WhatsApp para a conta comercial;
  • Os pagamentos pelo WhatsApp.

O que é o WhatsApp Comercial

O WhatsApp Business permite várias funcionalidades, como veremos abaixo e isso tudo pode ser bastante interessante para quem tem um negócio próprio. Inclusive, essa versão do WhatsApp foi criada para fins corporativos, sendo um diferencial para empresas. 

Descubra como criar um WhatsApp Business para o seu negócio
Foto: (reprodução/internet)

Mas, qual é a diferença do WhatsApp Comercial para o WhatsApp tradicional? Leve em conta que é uma diferença bem sútil, mas que faz toda a diferença. Há um set de funções que só existem para empresas. Com isso, o atendimento via WhatsApp se torna possível e confiável.

A criação da versão Business foi feita justamente para dar credibilidade às empresas que permitem atendimentos por esse canal de comunicação. E você já pode ter visto essa versão porque é aquela que tem todas as informações da empresa e diz “conta da empresa”. 

Para que serve o WhatsApp Business

Leve em conta que a função do WhatsApp continua sendo a mesma: permitir a comunicação entre as pessoas. Só que nesse caso, através dessa versão, o atendimento é entre empresa e pessoa. Ou seja, dá para mandar áudios, vídeos, fotos e mensagens por ali.

Isso permite um atendimento mais rápido e mais cômodo para o cliente, o que é essencial para os dias atuais. Um dos recursos disponíveis é o envio de mensagens automáticas, que podem acontecer fora do horário comercial de atendimento, avisando os clientes.

Se você empreende na internet ou se tem um negócio próprio mesmo que fisicamente e quer usar o WhatsApp de forma confiável e mostrar credibilidade para o seu cliente, saiba que o passo a passo para criar a versão Business é bem mais simples do que parece. Veja!

Os benefícios do WhatsApp Business

O próprio WhatsApp lista uma série de vantagens ao optar pela versão comercial ao invés da versão tradicional. A gente vai falar de algumas delas para você entender melhor isso, conforme as explicações do próprio aplicativo. Veja só!

Descubra como criar um WhatsApp Business para o seu negócio
Foto: (reprodução/internet)

O Catálogo é uma opção que permite compartilhar produtos, serviços e informações diretamente da conta comercial. O passo a passo é simples e você pode fazer isso intuitivamente. 

O link curto é para ajudar novos clientes a entrar em contato com você de modo fácil. Esse link curto é gerado automaticamente para que eles possam iniciar a conversa com você a partir da versão Business e evita aquelas grandes extensões com letras.

Tem mais

E tem pelo menos mais duas vantagens que só são possíveis nessa versão do WhatsApp. Por exemplo, o uso de modelos prontos para deixar mensagens automáticas para serem respondidas fora do horário comercial. Ou dá para criar saudações para iniciar a conversa.

Isso tudo permite que você informe rapidamente o cliente sobre os próximos passos, seja para aguardar o horário de atendimento ou para falar sobre a dúvida dele. A ideia de respostas rápida é importante como forma de atender bem os clientes. 

Aí vem as etiquetas também. Essa é uma forma de organização entre os clientes. Logo, é possível permitir criar categorias como “novos clientes”, “clientes antigos”, “pagamentos pendentes”, “parceiros” e muito mais. Tudo disponível no Android e iPhone. 

Como criar um WhatsApp Business

Assim, a gente chega no passo a passo de como criar uma conta comercial no WhatsApp. Afinal, já sabemos o que é essa versão e quais as melhores vantagens de usar ela. Não é mesmo? Então, vamos ao que interessa agora mesmo!

Descubra como criar um WhatsApp Business para o seu negócio
Foto: (reprodução/internet)

A primeira coisa é saber que toda conta criada no WhatsApp Business começa com uma conta regular tradicional. A partir dela, a gente terá acesso às funcionalidades que o aplicativo oferece e um perfil com informações básicas sobre o negócio, como endereço e telefone.

No entanto, essa é uma conta simples, tradicional e rápida que não é verificada como conta comercial pelo WhatsApp. Aí é preciso ir para a próxima etapa, que é justamente dar ao cliente a garantia de que ele está mesmo falando com a sua empresa e não uma fraude.

Criando a conta comercial do WhatsApp

Para ter essa conta verificada pelo WhatsApp, saiba que o programa vai certificar de que você é mesmo a empresa que está falando. Por isso, essa conta é um diferencial no mercado e tem vantagens além do atendimento rápido pelo celular ou pelo computador.

Hoje, dá para saber disso ao ver um ícone verde ao lado do nome da empresa quando se inicia uma conversa pelo WhatsApp. Bom, para ter esse selo de verificação do WhatsApp, você precisa seguir algumas etapas, a partir da confirmação da conta do Facebook, por exemplo.

Aliás, essa parte é simples: baixe o WhatsApp Business no Google Play ou App Store, abra o aplicativo, vá em concordar, permita que o app acesses os seus contatos/fotos/arquivos, depois insira o número do telefone comercial. O WhatsApp Business tem o B dentro do ícone.

Como mudar o WhatsApp para a conta comercial

Agora, em um próximo momento, vamos supor que você já tenha uma conta vinculada ao número comercial do WhatsApp Messenger. Então, o que acontece? Você poderá seguir alguns passos para garantir que os dados sejam transferidos de forma segura. 

Descubra como criar um WhatsApp Business para o seu negócio
Foto: (reprodução/internet)

Primeiro, antes de começar a migração para a sua conta nova, saiba que é indicado que se faça um backup de todas as mensagens e arquivos disponíveis no Google Drive. Dessa forma, a gente vai conseguir transferir os dados. Depois do backup vem o passo a passo. Veja!

É só você baixar o WhatsApp Business, abrir o aplicativo, concordar, permitir o acesso aos contatos, verificar o número de telefone, transferir os números para a versão Business e inserir o código para confirmar as informações.

Os cuidados ao criar a conta comercial no WhatsApp

Ao criar o seu perfil comercial no WhatsApp, você poderá inserir informações importantes da empresa, como endereço comercial, horário de atendimento e outras que julgar necessárias. Depois disso, pronto, você já pode começar a conversa.

E para iniciar uma conversa, saiba que funciona do mesmo jeito que a versão tradicional, selecionando um contato ou um grupo de conversa e digitando a mensagem. Também dá para silenciar a conversa e lembre-se que é possível categorizar clientes também. 

Aliás, um dos pontos fortes, como você bem sabe é a chance de criar catálogos de produtos que serão exibidos e compartilhados diretamente da sua conta comercial. Isso pode ser feito tanto no Android como no iOS. E tem mais uma novidade, bem atual.

Os pagamentos pelo WhatsApp

Para terminar o texto, saiba que hoje em dia, de modo mais moderno, a gente tem a possibilidade de enviar e receber pagamentos pelo WhatsApp, através do recurso WhatsApp Pay. Ele funciona mesmo sem ter o aplicativo de um banco instalado no celular. 

Descubra como criar um WhatsApp Business para o seu negócio
Foto: (reprodução/internet)

Com essa ferramenta, todos os donos de contas pessoais ou comerciais podem fazer essa transferência de dinheiro. A solução é possível em celulares como iPhone, que tem o iOS ou outros, que possuam o Android. Mas, está sendo liberada aos poucos para todos. 

No Brasil, o recurso está disponível desde 2020. Porém, no início teve alguns entraves com o Banco Central porque precisou ser validado. Foi após a validação do Facebook Pay que ele começou a funcionar de forma efetiva. Saiba como o recurso funciona. 

Como funciona o WhatsApp Pay

Para usar o recurso, os usuários precisam cadastrar um cartão de crédito em uma empresa parceria ao Facebook Pay. Isso porque as empresas (WhatsApp e Facebook) são do mesmo dono. Logo, há a vantagem de não haver taxas para esse tipo de transferência.

Por outro lado, como o recurso ainda não é tão popular, algumas pessoas estão receosas de usar. De todo modo, vale a pena as empresas ficarem de olho nisso porque sem dúvidas é uma tendência financeira que vai bombar nos próximos meses. 

Dá para ter dois WhatsApp no celular?

Sim, dá sim. No entanto, observe uma coisa: cada WhatsApp é preciso ter um número de celular para funcionar corretamente. Então, para ter esse tipo de atividade, o ideal é que o seu celular tenha dois chips instalados nele. Veja alguns detalhes.

Assim, você pode usar o WhatsApp Business para o número da sua empresa e o outro, tradicional, para o seu número pessoal. Porém, tome cuidado não fazer confusão. O mais aconselhável é ter dois celulares, uma para você e outro para a empresa. 

ANÚNCIO