Conheça os melhores doramas japoneses para assistir

Os doramas são histórias que possuem começo, meio e fim. O enredo acontece através de cenas interpretadas por atores. Tudo funciona como uma série, onde há episódios. Assim, eles são apresentados semanalmente na televisão TV japonesa, especialmente.

ANÚNCIO

Se a gente pode considerar a diferença entre uma série tradicional norte-americana e uma dorama, que é uma série japonesa, com certeza, ela está no fato de que as orientais são mais longas, sendo que nem sempre são novelas. A maioria dos doramas são do gênero dramático.

Conheça os melhores doramas japoneses para assistir
Fonte: (Reprodução/Internet)

Beijo Atrevido: amor em Tóquio

Seria um grande erro a gente começar falando de um dorama japonês sem citar esse aqui, viu. No original “Itazura na Kiss – loje in Tokyo”, ele foi lançado em 2013 e conta com 16 episódios disponíveis atualmente. Dá para ver na plataforma Viki.

ANÚNCIO
Conheça os melhores doramas japoneses para assistir
Fonte: (Reprodução/Internet)

Ele conta sobre uma jovem de aparência mediana e notas escolares ruins. Também narra sobre um garoto inteligente, que é o mais bonito da escola. Logo, eles mantêm contato distante por três anos até que, por coincidência, acabam morando juntos, na mesma casa.

A série foi criada a partir de um mangá do mesmo nome. Atualmente, é considerado um dos almanaques mais admirados do oriente, sendo a 5ª adaptação vinda dessa mesma publicação. A aproximação dos personagens, que parecia impossível, tem um final incrível. 

ANÚNCIO

Mulheres de um milhão de ienes

Talvez você nem pensasse que esse dorama japonês estivesse aqui no começo do texto. Só que há um bom motivo para isso: é uma série da Netflix que fez muito sucesso. O título original é “Hyakyu man em no onna-tachi” ou “million yen women”. 

Conheça os melhores doramas japoneses para assistir
Fonte: (Reprodução/Internet)

Ao todo são 10 episódios disponíveis na plataforma de streaming mais conhecida do mundo. Também tem um texto que foi baseado em um mangá de mesmo nome. É uma série de drama romântico, mas que contém cenas de comédia, o que é bem interessante. 

Foi lançado em 2017 e foi um sucesso. O enredo é sobre um escritor fracassado e 5 mulheres que passaram a morar na mesma casa. Elas pagam um milhão de ienes mensalmente pelo aluguel, o que é um valor 30 vezes acima do normal. A série tem Yojiro Noda como estrela.

Pretty Proofreader

O título original fez um grande sucesso no Japão, sendo “jimi ni sugoi” koetsu garu kono etsuko”. Depois que foi traduzido para outros idiomas, o sucesso continuou. Até aqui são apenas 11 episódios, mas com perceptivas de novos lançamentos. 

Conheça os melhores doramas japoneses para assistir
Fonte: (Reprodução/Internet)

É sobre uma personagem apaixonada por moda que quer se tornar uma editora de revista de moda. A gente vai ter outro dorama que tem esse começo parecido. Só que nesse caso, ela vai para uma edição de erros e precisa verificar artigos da revista.

O problema é que ela acaba tendo que lidar com várias situações perigosas, como na investigação de fontes criminosas. É um romance de trama, complexo e com história que dá atenção para os personagens secundários também. 

Good morning call

Com 27 episódios, esse é um verdadeiro sucesso japonês. É sobre “orgulho e preconceito”. O dorama foi baseado no mangá “Guddo Moningu Koru”, de Yue Takasuka. E conta a história de protagonistas que vão frequentar a mesma escola.

Conheça os melhores doramas japoneses para assistir
Fonte: (Reprodução/Internet)

Porém, eles precisam dividir o mesmo apartamento devido a um esquema imobiliário. Assim, começam as diferenças entre eles. Porém, de uma forma ou de outra, eles precisam encontrar um jeito de conviverem em harmonia. É muito interessante. 

É outra série da Netflix que encantou fãs e está na sua segunda temporada. Veja só como foi a descrição de 2016, que foi anunciada durante o lançamento da obra cinematográfica: “a única escolha para dois estudantes é dividir um apartamento em segredo”. 

Atelier 

Com título original de “Andawea” e “Underwear”, são 10 episódios disponíveis na Netflix. O dorama é sobre uma jovem japonesa, que é apaixonada por tecidos, e daí vem o nome da série. Ela começa a trabalhar no seu emprego dos sonhos, em uma empresa de lingerie. 

Conheça os melhores doramas japoneses para assistir
Fonte: (Reprodução/Internet)

Porém, essa experiência se torna um grande pesadelo quando ela precisa lidar com exigências que não tinha conhecimento. É um tipo de exigência absurda, do tipo “O Diabo veste Prada”, sabe? É aí que entra a questão dos padrões de beleza também.

É um enredo bem bacana e muito atual, sendo que recebeu vários elogios da crítica, inclusive, pela atuação de Mao Daichi, que fez o papel da vilã. Ela foi comparada a Anna Wintour, que é uma editora da American Vogue muito renomada no mundo da moda. 

Samurai Gourmet

O título é um pouco engraçado. Por isso, você já pode saber que se trata de uma comédia romântica. Ou seria um drama para rir, algo do tipo. É sobre Takeshi, que se vê no tédio e decide procurar alguma atividade para preencher o seu tempo. 

Conheça os melhores doramas japoneses para assistir
Fonte: (Reprodução/Internet)

Ao fazer a sua caminhada ao entardecer, ele vê uma boa chance de ter uma refeição digna. Assim, desperta o samurai que tem dentro dele. Com isso, ele reencontra a sua liberdade ao descobrir o prazer que tinha pela gastronomia local.

Parece um enredo meio absurdo ou sem sentido, mas as cenas são bastante interessantes. É outra dorama japonesa que vale a pena ver por ser excêntrico. Não é o tipo de cena que vai fazer você se emocionar, mas com certeza, você vai rir. 

In time with you

Voltando às narrativas mais melosas e dramáticas da TV japonesa, a gente tem essa série de 16 episódios que pode ser assistida completamente no Viki. Conta sobre dois amigos da escola, que sempre tiveram uma amizade platônica

Conheça os melhores doramas japoneses para assistir
Fonte: (Reprodução/Internet)

No aniversário de 29 anos, eles se reencontram e fazem uma aposta. O que casar primeiro vai receber do outro algo equivalente a 300 mil ienes de presente. A condição é uma só: o casamento tem que acontecer até que eles façam 31 anos.

Durante o tempo, o amor se torna imprevisível na vida deles. A dupla se surpreende tanto que o sentimento que eles guardavam dentro de si começa a aflorar. É um dorama típico, para ninguém botar defeito. Curiosamente, é baseado em uma série da Tailândia, de mesmo título.

Alice in Borderland

“Imawa no kuni no arisu” tem 8 episódios disponíveis apenas, mas já tem uma programação para o futuro. Afinal, fez tanto sucesso no Japão e longe dali que os produtores decidiram que vão continuar as gravações. A estreia foi em dezembro de 2020. 

Conheça os melhores doramas japoneses para assistir
Fonte: (Reprodução/Internet)

As críticas positivas vêm mesmo a uma grande enxurrada de cenas de violência gráfica, o que soma com a trama de ação e suspense. Então, nada de choro ou riso, a ideia é prender a respiração mesmo, ok? E vale a pena para quem gosta desse gênero de ação e suspense.

A história é sobre jovens que acabam indo para uma versão abandonada de Tóquio. É assim que descobrem que estão presos em um jogo mortal com regras muito perigosas e que são determinadas por cartas. Os desafios são violentos e eles podem ser executados.

Final Fantasy XIV: Pai de Luz

Aqui temos 8 episódios, também disponíveis na Netflix, de uma série muito bacana lá do Japão. A história é muito emocionante e é difícil encontrar alguém que não chore. O dorama é sobre um jovem e o seu pai. Eles possuem relação distante. 

Conheça os melhores doramas japoneses para assistir
Fonte: (Reprodução/Internet)

Aí vem o nome do dorama: eles jogavam Final Fantasy juntos, desde a infância do jovem garoto. O jovem decide comprar a nova versão do jogo para se aproximar do pai. E o final é absurdamente emocionante, sendo que só vendo para crer e chorar, claro.

A trata tem a ver com uma história real de um jogador de Final Fantasy e conta como ele se reaproximou do pai. É um tipo de drama que foge um pouco dos doramas japoneses porque não tem muito amor entre garotos e sim entre um pai e um filho. Vale a pena.

Onde assistir os doramas japoneses

Hoje em dia, com a internet em alta, você pode ver séries online em várias plataformas. Também dá para assistir pela TV, com o serviço de streaming ou espelhando a transmissão do celular. O fato é que você precisa da plataforma ou do programa, certo?

Conheça os melhores doramas japoneses para assistir
Fonte: (Reprodução/Internet)

A boa notícia é que há uma grande variação de canais disponíveis para ver doramas japoneses hoje em dia, como Youtube, Netflix, Amazon Prime Video, Rakuten Viki, We TV, Kocowa, entre outros. Outras opções disponíveis para brasileiros são: Line TV e Crunchyroll.

Vale considerar os doramas orientais também

Aqui a gente focou em apresentar os doramas japoneses, que estão entre os melhores do mundo. Porém, a China e a Coreia do Sul também têm surpreendido o mundo com as suas séries dramáticas. E para quem quer mudar um pouco de “país de origem”, a gente tem uma ideia.

Aliás, são várias ideias, que trazem opções de doramas chineses para ver: Love (2016) e Jardim de Meteoros (2018). Já na Coreia do Sul, você encontra ainda mais alternativas, como Chesse in the trap (2016), Goblin (2016) e Memórias de Alhambra (2018). Taiwan tem um único dorama de sucesso, o Bad Romance (2016).