Conheça as safras mais famosas de cada mês do ano

A plantação não é tão simples quanto se imagina, pois é necessário plantar os alimentos na estação correta, para aproveitar o período em que elas crescem com mais facilidade. É importante entender bem quando são as safras de cada um dos alimentos, pois dessa forma, se torna mais simples conseguir colher os frutos que deseja.

ANÚNCIO

Saber quais são as safras mais famosas de cada mês é o básico para um bom agricultor, que deve estar sempre atento à época do ano, para não gastar recursos desnecessários investindo em um alimento que não vai dar fruto durante aqueles meses. Confira aqui quais são os alimentos mais famosos de cada mês.

Conheça as safras mais famosas de cada mês do ano
Foto: (reprodução/internet)

Janeiro – época ideal para a colheita de abóbora

A abóbora é um dos alimentos favoritos da mesa do povo brasileiro, sendo utilizado na confecção de diversos pratos diferentes. Seja em forma de purê, cozida, ou de acompanhamento para a carne, o legume não falta na mesa de muitas famílias.

Conheça as safras mais famosas de cada mês do ano
Foto: (reprodução/internet)

É muito importante aproveitar esse período para colher o legume, pois não costuma dar muito retorno quando plantado em outros meses do ano. Além disso, é necessário citar outros alimentos que não costumam estar disponíveis em outros períodos.

ANÚNCIO

Carambola, coco-verde e fruta-do-conde são alguns dos alimentos que só podem ser colhidos durante o início do ano, e por isso, não é tão simples encontrar eles em outros períodos. Fique atento ao calendário para não perder a oportunidade.

Fevereiro – o momento certo para o abacate

Um fruto muito querido por muita gente, mas que nem sempre está disponível no mercado são os abacates. Tendo o seu período de safra sendo aproveitado apenas durante o início do ano, a fruta serve para a confecção de diversos pratos.

Conheça as safras mais famosas de cada mês do ano
Foto: (reprodução/internet)

Sendo mais utilizado para se fazer bebidas, como vitaminas, também serve como fonte de alimento se ingerido puro, pois conta com um sabor que agrada muita gente. Além disso, é o ingrediente principal de alguns pratos salgados, como guacamole.

O mês de fevereiro também é o mês de safra de diversos outros alimentos interessantes, como jaca, gengibre e milho-verde. No entanto, o que mais se destaca, pelo tempo gasto para conseguir obter todos os resultados, é a abóbora.

Março – mês do alface, básico para saladas

Março é o melhor para a colheita do alface, alimento básico para a confecção de saladas. O alimento é rico em vitamina A e clorofila, além de conter muitas fibras, essencial para o bom funcionamento intestinal no corpo humano.

Conheça as safras mais famosas de cada mês do ano
Foto: (reprodução/internet)

Outro ponto a ser analisado é que o alface também é uma fonte rica de vitamina k, o que facilita a ação de cicatrização no corpo, além de também ter uma excelente ação antibacteriana. Como se não bastasse tudo isso, retarda o envelhecimento.

O mês de março é conhecido como o mês verde, já que, além do alface, outros alimentos de tom esverdeado também são colhidos nesse período, como kiwi, rúcula e pepino. Todos eles contam com os mesmos benefícios da alface para o corpo humano.

Abril – o período do chuchu

Continuando com a onda dos alimentos verdes, o mês de abril é o da safra de chuchu, alimento que sofre com diversas críticas por ser sem gosto para algumas pessoas, mas que é utilizado para a confecção de diversos pratos diferentes na culinária atual.

Conheça as safras mais famosas de cada mês do ano
Foto: (reprodução/internet)

Muito versátil, e o alimento se tornou um dos favoritos do movimento vegano, já que pode ser utilizado como matéria para a confecção de diversos pratos diferentes. Um deles, por mais incrível que pareça, é o brigadeiro de chuchu, que vem se tornando cada vez mais popular.

Além do chuchu, diversos outros alimentos gostosos contam com períodos de safra no mês de abril, como é o caso do alho-poró e do repolho, muito utilizado na confecção de sopas e saladas por todo o mundo.

Maio – o mês da mandioca

Um dos alimentos mais populares da mesa do povo brasileiro é a mandioca, costume que herdamos dos povos indígenas que viviam (e ainda vivem) entre nós. Versátil, e muito saboroso, o alimento tem sua safra durante o mês de maio.

Conheça as safras mais famosas de cada mês do ano
Foto: (reprodução/internet)

Sendo utilizado na preparação de farinhas, purês, escondidinhos e outros pratos saborosos, a mandioca não fica de fora do prato de muitas famílias no Brasil, que esperam o mês de maio para comprar o alimento mais barato, afinal, é o período de maior abundância.

Além da mandioca, é possível aproveitar o mês para colher outros alimentos importantes na culinária ao redor do mundo, como cenoura, mandioquinha e beterraba. Porém, é impossível falar de todos eles e não destacar a mandioca.

Junho – batata-doce, o alimento adorado pelos fisiculturistas

O mês de junho é o ideal para a safra de batata-doce, sendo o ideal para isso. O alimento é muito divulgado no meio fitness, já que conta com baixo nível de gordura, o que facilita na manutenção de músculos, além de ajudar no combate à fadiga dos treinos.

Conheça as safras mais famosas de cada mês do ano
Foto: (reprodução/internet)

Além da batata-doce, o mês de junho também conta com diversos outros alimentos que têm sua safra durante o período, como é o caso da berinjela e do inhame, que também vêm se tornando mais conhecidos e fazendo parte da dieta de muita gente desde o crescimento do movimento vegano.

Julho – tangerina, uma das frutas mais saborosas

A tangerina, também chamada de mexerica, é uma das frutas mais saborosas existentes, no entanto, nem sempre está disponível para consumo. Isso porque o período de safra dela é no mês de julho, e depois disso, fica difícil contar com o fruto dentro de casa.

Conheça as safras mais famosas de cada mês do ano
Foto: (reprodução/internet)

É apenas o alimento mais famoso desse período, porém, é preciso destacar que outros alimentos são melhores aproveitados durante esse mês, como agrião, laranja-lima e o palmito, que também falta na mesa de muita gente por não saberem que a safra dele é apenas em julho.

Agosto – maçã e caju dividem o protagonismo

Agosto é um mês especial, pois duas frutas de destaque contam com suas safras para esse período. Maçã e caju são alguns dos frutos favoritos de muita gente, sendo utilizados principalmente na confecção de sucos, já que tem o gosto mais suave, ideal para acompanhar certos pratos.

Conheça as safras mais famosas de cada mês do ano
Foto: (reprodução/internet)

Além disso, outros alimentos, como cará e lima também podem ser encontrados durante esse período. O mês é bem produtivo, sendo possível aproveitá-lo para a colheita de outros frutos já citados, como a tangerina, o inhame e até a mandioca.

Setembro – período de aproveitar as jabuticabas

A jabuticaba só não é mais popular porque o seu período de safra é muito pequeno, sendo apenas no mês de setembro e início de outubro. Durante esse tempo, é importante utilizar bem os recursos, pois vai ser o único em que será possível aproveitar as jabuticabas.

Conheça as safras mais famosas de cada mês do ano
Foto: (reprodução/internet)

Além das jabuticabas, também é o período ideal para a colheita de couve-flor e orégano, tão utilizado na produção de pizzas. É importante citar que outros alimentos já citados também voltam com força em setembro, como caju, inhame e o cará.

Outubro – dois tipos de bananas nos destaques

A banana é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo, e por isso, é importante saber aproveitar bem seus momentos de colheita. A safra da banana-nanica e da prata é o mês de outubro, por isso, muita atenção com esse mês que pode ser muito proveitoso para o agricultor.

Conheça as safras mais famosas de cada mês do ano
Foto: (reprodução/internet)

Além dos dois tipos de banana citados, e da jabuticaba já mencionada, é possível aproveitar outubro para colher ervilhas, cebolinha e coentro, além de ser um dos poucos meses do ano onde é possível aproveitar uma boa safra de mostarda.

Novembro – safra do brócolis

O brócolis é um dos grandes terrores da criançada, no entanto, não sabem o quanto esse alimento pode ser saboroso e o quanto ele faz bem para a saúde. Se você é pai, trate de introduzir essa verdura nos pratos do seu filho o quanto antes possível.

Conheça as safras mais famosas de cada mês do ano
Foto: (reprodução/internet)

O mês de novembro não é tão proveitoso quanto outras opções, contudo, ainda assim rende alguns frutos interessantes para a mesa, como mamão e manga. Além deles, é um bom período para a colheita de caju e coco-verde.

Dezembro – melão e ameixa ganham destaque

Com o fim do ano chegando, algumas frutas começam a dar a cara, como o melão e a ameixa. É o momento perfeito para aproveitar a safra desses dois frutos, pois eles só estão disponíveis durante esse mês, diferente de outros alimentos que contam com mais de um período de colheita.

Conheça as safras mais famosas de cada mês do ano
Foto: (reprodução/internet)

Além dos dois frutos já citados, outro que merece destaque durante o mês de dezembro é a nectarina e a cereja, que também dão as caras no fim do ano. Além disso, é possível aproveitar o mês para colher cogumelos e pimentão.

Conhecimento necessário para se obter bons resultados

Entender bem quais são as safras de cada mês é de extrema importância para conseguir resultados expressivos, já que, dessa forma, é possível concentrar os seus esforços apenas em frutos que vão de fato te dar algum retorno durante aquela época.

Com isso, o agricultor consegue focar melhor seus esforços e seus recursos, conseguindo resultados mais precisos a curto e a longo prazo, se tornando mais fácil e lucrativo aproveitar as oportunidades que a natureza oferece com as plantações.

ANÚNCIO