Conheça a história da Torre de Pisa: um dos mais importantes monumentos do mundo

O que você sabe sobre a Torre de Pisa? Com certeza, vai dizer que ela é a torre mais inclinada do mundo. Porém, isso não é verdade. Talvez, você saiba que ela é uma Torre que tem assinatura de um grande arquiteto, porém, isso gera dúvidas.

É por isso tudo que a Torre de Pisa é um marco na história da arquitetura mundial e que se acrescenta também a um dos monumentos mais bizarros, se a gente considerar que a visitação já foi interrompida por várias vezes. Além de e4speculações de que  já que a torre pode cair. 

ANÚNCIO
Conheça a história da Torre de Pisa: um dos mais importantes monumentos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Ficou curioso para saber o que você ainda não sabe da Torre de Pisa, certo? Então, descubra esses temas nos próximos tópicos:

  • O que é a Torre de Pisa;
  • O motivo da inclinação da Torre de Pisa;
  • O que é feito para a Torre de Pisa não cair;
  • As características da Torre de Pisa;
  • A construção da Torre de Pisa;
  • A simbologia da Torre de Pisa;
  • Outras grandes Torres Inclinadas ao redor do mundo.

O que é a Torre de Pisa

A Torre de Pisa ou Torre Pendente di Pisa como chama no original, é um monumento histórico dos mais famosos do mundo. Ele fica na cidade de Pisa, na Itália. A construção entrou para o Patrimônio Mundial da Unesco no ano de 1987.

Conheça a história da Torre de Pisa: um dos mais importantes monumentos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Além de ser um monumento enorme, ela tem a fama devido à sua inclinação. Inclusive, isso fez dela um dos pontos turísticos mais visitados no mundo. Porém, há pontos que você ainda não sabe sobre essa verdade obra de arte da arquitetura mundial.

Para começar, leve em conta que ela foi construída durante a Idade Média e até hoje ninguém consegue explicar direito como foi todo o processo. O que se sabe é que a ideia era a de abrir os sinos da Catedral de Pesa. E o motivo da inclinação da Torre, você sabe? Descubra abaixo.

Qual o motivo da inclinação da Torre de Pisa

Uma das principais dúvidas que você deve ter sobre a Torre de Pisa é a seguinte: qual é o motivo da inclinação dessa Torre? Considere que o solo pantonoso e argiloso de lá e que é totalmente instável foi sim motivo para essa característica única da Torre de Pisa.

Isso porque a massa de 14 mil toneladas que foi construída forçou o terreno que era frágil. Atualmente, estudiosos dizem que tudo aconteceu pelo fato de que a fundação feita foi muito rasa para o que era necessário. Logo, temos a inclinação da Torre mais famosa do mundo. 

Lembrando que por conta disso, a Torre de Pisa ficou fechada para visitação por longa data, até ser reaberta em 2003. Mas, ela não corre o risco de tombar? Por ser feita de mármore e ter 55 metros de altura sem contar a fundação, os especialistas acreditam que ela não traz perigo aos visitantes. Porém, há análises anuais.

O que é feito para a Torre de Pisa não cair

Apesar da explicação de que a Torre de Pisa não deve cair em breve, saiba que ela foi afundando aos poucos, durante a construção. Assim, estudiosos dizem que essa ideia de inclinação dela começou a ser notada em 1178, cinco anos após o início das obras.

Conheça a história da Torre de Pisa: um dos mais importantes monumentos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Nos dias atuais, a inclinação dela é de 4 graus, apesar de parecer bem mais do que isso. O curioso é saber que na década de 1960, para resolver o problema da inclinação da Torre, os estudiosos levaram em conta adicionar 800 toneladas de contrapesos de chumbo na base.

Atualmente, além das análises que são feitas sobre os ângulos de inclinação, considere que ela passa por processos de restauros e projetos de engenharia. Há quem garanta que com o tempo a Torre vai endireitar e não cair porque cada vez mais ela está menos inclinada. 

As características da Torre de Pisa

Para quem gosta dos números, esse tópico vai ser muito interessante. Então, anote aí. A Torre de Pisa tem aproximadamente 56 metros de altura, sendo que é dividida em 8 andares. Para se chegar até o topo é preciso andar 296 degraus internos.

Atualmente, o peso estimado dela é de 15 mil toneladas. Inclusive, se a ideia inicial era a de armazenar sinos, saiba que ela possui 7 ao todo hoje em dia, sendo que esse número representa cada uma das notas musicais que se tem conhecimento.

Aliás, cada sino possui um peso, o que pode variar de 300 quilos até 3600 quilos. O principal nome por trás da construção da Torre de Pisa é de Diotisalvi e Pisano. O primeiro foi um arquiteto italiano e o outro é o outro era um escultor italiano.

A construção da Torre de Pisa

Estudar a Torre de Pisa e a sua construção é uma verdadeira aula para quem gosta de história e de inovação. Além de ter sido feita durante a Idade Média, saiba que ela é toda de mármore branco e tem o estilo romântico como assinatura.

Conheça a história da Torre de Pisa: um dos mais importantes monumentos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

O início da construção começou em 1173 e ela levou quase 200 anos para ficar pronta, com o término em 1350. O motivo principal para esse longo tempo é que a obra ficou parada durante alguns momentos devido às grandes Guerras Mundiais. Em 1272, Giovanni di Simone retomou.

Giovanni já havia pensado em inclinar a Torre para o outro lado a fim de terminar com essa conversa. Por isso, foram feitos andares mais altos do que os outros. Mas, foi aí que a Torre se manteve mais torta, conforme relatos.

O que não se tem certeza sobre a construção da Torre de Pisa

Na história, existem alguns nomes que não são comprovados, mas potenciais. Por exemplo, uma viúva chamada Donna Berta di Bernardo, que “investiu” na compra de pedras e estabeleceu a compra do campanário da catedral de Pisa.

Depois, Gerardo di Gerardo, que pode ter sido o verdadeiro construtor da Torre de Pisa. Afinal, o nome dele aparece como testemunha da herança de Berta, sendo um possível mestre de obras. Diotisalvi é o mais provável construtor, mas ele não assinava os trabalhos.

Aí vem o nome de Giovanni di Simone que esteve envolvido na estrutura e conclusão da Torre, com a direção de Giovanni Pisano. Giorgio Vasari diz que foi Tommaso di Andrea Pisano o criador do campanário. O que se tem certeza é que a obra é incrível. Sem falar que até Benito Mussolini tentou consertar a Torre de Pisa, sem sucesso.

A Torre de Pisa como estudo cientifico

É um grande erro falar da Torre de Pisa sem mencionar a importância dela para a ciência. Se você não sabe dessa versão real, considere que Galileu Galilei deixou cair duas balas de canhão de massas diferentes de cima da torre para demonstrar a velocidades delas.

Conheça a história da Torre de Pisa: um dos mais importantes monumentos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Esse é um conto apócrifo, mas que faz sentido. É o que dá origem ao Movimento de Queda Livre, que viria a falar mais tarde. Já durante a Segundo Guerra Mundial, os aliados descobrem que os nazistas estavam usando a Torre de Pisa como posto de observação devido à altura dela. Logo, seria alvo de ataques em breve.

Porém, um sargento do Exército dos Estados Unidos não recorreu ao ataque e salvou a torre de ser destruída. Por isso, ela resistiu aos tempos de Guerra. Em 1964, o governo italiano pede ajuda para impedir a queda da torre e isso se torna um grande slogan para o turismo nacional. 

A Torre de Pisa como símbolos

No ano de 1979, o time de futebol de Pisa, chamado Pisa Sporting Club, passa a usar a Torre em homenagem a cidade. E isso foi acrescentado ao lado da Cruz Pisana, que se manteve como imagem do clube futebolístico daquela cidade italiana.

Em 1987, a Torre entra para a Unesco. No ano de 1990, a Torre de Pisa é fechada ao público. Enquanto isso durou, com término lá em 2001, engenheiros e outros profissionais estudavam o caso com muita rapidez para tentar evitar a queda da Torre.

No entanto, os resultados não foram tão rápidos assim. Apartamentos e moradias próximas foram desocupadas e a solução final foi remover 38 metros de solo em uma das partes. Com a reconstrução, a Torre foi aberta ao público em 2001.

Outras grandes Torres Inclinadas ao redor do mundo

Atualmente, a Torre de Pisa ainda é vista como a maior do mundo. No entanto, duas surgiram como principais concorrentes dela. A Torre Inclinada de Suurhusen e a Torre Sineira de Bad Frankenhausen – ambas na Alemanha. Aliás, na cidade de Pisa tem outras estruturas tortas, como a Igreja San Nicola e a San Michele, devido ao solo também.

A primeira é um campanário que fica na Alemanha e já venceu o título de torre mais inclinada do mundo, sendo 1,22 graus mais inclinada que a Torre de Pisa. A outra também é alemã, mas não chega a ser mais inclinada. Em 2010 surgiu outra concorrente, a Torre Capital de Abu Dhabi, sendo duas vezes mais torta que a Torre de Pisa.

ANÚNCIO