Confira essas 10 dicas antes de viajar com as crianças

Quem tem criança na família sabe que tudo muda quando estamos com eles, certo? Para viagens, vale a pena considerar pontos que vão beneficiar os pequenos para que se divirtam e sem correr qualquer risco. Temos boas dicas para quem vai viajar com as crianças.

Por exemplo, será que vale a pena conversar com eles antes de colocar o pé na estrada? E sobre a alimentação, os remédios, as roupas e outras coisas. Como é que faz? Tudo isso está descrito abaixo. Então, continue lendo para fazer uma viagem mais segura com a família toda. 

ANÚNCIO
Confira essas 10 dicas antes de viajar com as crianças
Foto: (reprodução/internet)

1 – Converse

A conversa é um passo importante desse planejamento da viagem com as crianças. Isso porque muitas vezes, a gente tem o pensamento de que elas não vão entender ou vão criar expectativas demais. Por outro lado, a conversa pode ser esclarecedora para elas.

Confira essas 10 dicas antes de viajar com as crianças
Foto: (reprodução/internet)

Sendo assim, seja o mais especifico, detalhista e pontual possível nessa hora. Fale que a viagem não é hoje e sim nas próximas férias, bem como que ela vai acontecer como forma de a família estar mais unida, aproveitando a tranquilidade do campo ou a beleza das praias.

Também é importante ir falando sobre a importância de ter um orçamento que concorde com isso. Especialmente, em ações que os pequenos podem participar, como no banho mais rápido. Também vale a pena mencionar sobre a paradas durante o percurso até o destino.

2 – Planeje

Sabia que dá para planejar a viagem com os filhos? Mais do que isso, é importante levar em conta a importância desse estudo preliminar. Porque por mais que você possa alterar a rota no meio do caminho sempre vai ter uma ideia do que pode fazer nesses dias incríveis.

Confira essas 10 dicas antes de viajar com as crianças
Foto: (reprodução/internet)

A ideia de organizar a viagem tem a ver com pensar em possíveis passeios, atrativos, atividades e tudo mais que vão deixar os pequenos felizes. Logo, mesmo uma viagem para a praia requer esse cuidado porque pode permitir passeios além da areia e do mar.

Para quem vai para destinos internacionais, esse planejamento é ainda mais importante porque considera também aqueles roteiros infantis, onde as crianças vão poder aproveitar, o que vai muito além de visitar museus, por exemplo. 

3 – Kit primeiros socorros

Na verdade, não porque se tratam de crianças, mas todo mundo que viaja deveria ter um kit de primeiros socorros no porta-luvas do carro ou na mala de viagem. No caso de crianças, isso é ainda mais importante porque eles estão mais sujeitos aos machucados.

Confira essas 10 dicas antes de viajar com as crianças
Foto: (reprodução/internet)

Assim sendo, esse kit será útil para casos de emergência ou até mesmo para as medicações que são regulares. Logo, leve em conta os pequenos ferimentos e até mesmo as medidas sanitárias para o primeiro atendimento, como o uso de luvas e antissépticos.

Nesse estojo de remédios e itens de saúde, você também pode incluir alguns produtos de higiene pessoal, como papéis higiênicos, lenços umedecidos e outros que podem ser úteis caso algum imprevisto no meio do caminho aconteça. 

4 – Roupas

Mais um cuidado importante é com relação à roupa dos pequenos. Por serem crianças e muito ativas, elas vão precisar de vestimentas confortáveis, independente do destino turístico escolhido. É claro que existe uma variação entre ir para a Fazenda ou para a Praia, ok?

Confira essas 10 dicas antes de viajar com as crianças
Foto: (reprodução/internet)

Mas, o que queremos que você entenda é que quanto mais flexível e a vontade a criança estiver. Então, maiores as chances de ela aproveitar mais a viagem que está fazendo. No frio, calças moletom, por exemplo, já no calor, regatas ou tecidos leves fazem bem.

O mesmo vale para calçados e os acessórios. É comum que os papais querem vestir as crianças com vários acessórios, como gorros, óculos, luvas, meias, laços, etc. No entanto, saiba se isso vai fazer ela se sentir à vontade ou se vai ser um empecilho para a diversão.

5 – Alimentação

A alimentação de uma criança em uma viagem não vai ser a mesma do que um dia a dia comum. No começo, nos primeiros dias, até pode ser. Porém, ao longo da viagem e conforme o destino vai ser difícil manter a mesma rotina alimentar. E é bom saber disso.

Confira essas 10 dicas antes de viajar com as crianças
Foto: (reprodução/internet)

Isso não quer dizer que você tenha que dar para os pequenos apenas fast-food, ok? Por outro lado, não vai ser fácil oferecer frutas durante o dia todo. Então, o que é que se deve fazer nessa hora? Será que existe alguma solução eficaz?

Na verdade, uma boa ideia é buscar o equilíbrio para uma alimentação balanceada, equilibrada ou pelo menos que seja perto do ideal. Se vocês vão viajar por longos dias, isso é ainda mais importante para que os pequenos não fiquem comendo alimentos não-saudáveis o tempo todo.

6 – Brinquedos

É claro que estar em um lugar diferente já vai ser uma novidade e tanto para os pequenos. No entanto, sabia que estar preparado para imprevistos também conta como ponto positivo? Afinal, a viagem pode ser longa, os dias nem sempre vão ser ensolarados, etc.

Confira essas 10 dicas antes de viajar com as crianças
Foto: (reprodução/internet)

Assim sendo, levar brinquedos é uma boa ideia para “quebrar o galho” durante esses imprevistos que podem acontecer na viagem com a família. Algumas ideias partem dos jogos lúdicos e ilustrativos, como os de atividades, de adivinhações, de colorir, além de eletrônicos. 

Existem ainda os jogos de tabuleiro e de cartas, que sempre são ótimas opções de escolhas para quem faz esse tipo de viagem com filhos. Assim, existe sempre a chance da diversão independente do clima, do tempo e da distância. 

7 – Documentos

Todo mundo que vai viajar tem que estar de posse dos documentos pessoais, como é o RG ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) no caso de estar dirigindo um veículo. Para as crianças, a identificação também é necessária.

Confira essas 10 dicas antes de viajar com as crianças
Foto: (reprodução/internet)

Isso porque estamos falando de uma viagem nacional, isto é, dentro do Brasil. Já fora daqui, dependendo do país, também será preciso do visto ou do passaporte em nome da pessoa. É preciso estudar os países para saber isso.

Na América do Sul, por exemplo, dá para levar as crianças apenas com o RG e a certidão de nascimento deles. Em alguns casos, quando os pais não estão juntos, a autorização é obrigatória a partir da assinatura dos responsáveis.

8 – Hospedagem

E a gente não pode terminar essa lista de dicas para viajar com crianças sem falar sobre a escolha da hospedagem, que deve ser feita com muito cuidado. O melhor lugar vai ser aquele que a criança se sente bem e isso vai além do preço do hotel ou da pousada, viu.

Confira essas 10 dicas antes de viajar com as crianças
Foto: (reprodução/internet)

Então, vale sim a pena pensar em brinquedotecas ou espaços kids. Porém, também é interessante levar em conta o conforto na hora de dormir ou tomar banho, por exemplo. Sem falar ainda nas opções de atividades internas, na alimentação, na recreação, nas salas de jogos e outros atrativos.

Mais do que isso, vem a segurança. O lugar precisa ser receptivo para os pequenos a ponto de que eles possam se divertir sem correr riscos. Afinal, é ali que todos estarão entre um passeio e outro, não é? Então, pense nessa escolha com muito carinho porque faz diferença no fim da viagem.

9 – Mala

A montagem da mala também é importante de ser avaliada. Afinal, inclui colocar diversas coisas ali dentro que, possivelmente, você já está pensando que não vão caber, certo? Mas, calma que tem jeito sim e sempre há uma boa alternativa para isso. Uma boa ideia é organizar a mala considerando a quantidade de roupas certas para cada dia.

Confira essas 10 dicas antes de viajar com as crianças
Foto: (reprodução/internet)

No caso de quem vai viajar de carro, a questão é mais simples de ser resolvida porque basta ter várias malas ou até mesmo mochilas. A dificuldade vai ser colocar tudo no porta-malas. Já para voos, aí vai ser preciso fazer a mágica de fazer tudo caber na mala de viagem. 

10 – Mochila

Além da mala, quem vai viajar com os pequenos tem que se lembrar das mochilas de mão. Elas são bastante úteis em cada parte da viagem. Durante o percurso, elas facilitam o acesso a objetos mais rapidamente, como lanches ou mamadeiras ou ainda os brinquedos.

Confira essas 10 dicas antes de viajar com as crianças
Foto: (reprodução/internet)

Já para o caso de viagens de avião, a mochila é quase que uma necessidade também tendo como motivação o fácil acesso a vários produtos. Assim sendo, dá até para usar uma bolsa do tipo maternidade, sabe? O importante é que caiba itens como remédios, água, alimentos, etc.

Bônus: não deixe as crianças sozinhas

Talvez esse tópico nem precisasse ser escrito, só que nunca é demais lembrar. Afinal, mais do que maldade, muitas vezes alguns papais ou titios acabam não prestando atenção nas crianças quando elas estão juntas na viagem, o que é um grande erro e pode custar muito caro.

No caso da praia, o risco de afogamento é enorme. Mas, mesmo longe das areias e da água, saiba que muitas crianças se perdem em meio a outras pessoas, carros, movimentações, etc. Então, é muito importante sempre estar ao lado e atento aos pequenos, jamais deixando-os sozinhos, por mais seguro que o lugar seja.

ANÚNCIO