Como fazer suas figurinhas personalizadas para WhatsApp

Em toda rede social, o uso de figurinhas é algo que dá dinamismo as postagens. E isso as tornam excêntricas. No entanto, muita gente só usa aquelas que estão disponíveis no programa porque não sabem como criar a próprias figurinhas.

Hoje, a partir do próximo tópico, você vai aprender como fazer as suas figurinhas personalizadas para o WhatsApp. Isso porque o recurso existe há alguns anos e permite que as pessoas podem ter imagens próprias, que ela mesmo fez. Incrível, não é?

ANÚNCIO
Como fazer suas figurinhas personalizadas para WhatsApp
Foto: (reprodução/internet)

Esses são os tópicos que vai encontrar no post:

  • Os termos de uso do WhatsApp;
  • O jeito original de fazer figurinhas para o WhatsApp;
  • Usando o Criar Figurinhas para WhatsApp (Android) Os Stickers de carinhas;
  • Adicionando o pacote de Stickers ao WhatsApp.

Os termos de uso do WhatsApp

A primeira coisa, antes mesmo de começarmos a falar das figurinhas é saber que toda a sua criação precisa estar em conformidade com os termos de uso do WhatsApp. Ou seja, não dá para infringir direitos de privacidade, publicidade, propriedade, por exemplo.

Como fazer suas figurinhas personalizadas para WhatsApp
Foto: (reprodução/internet)

Nem mesmo criar conteúdo ilícito, obsceno, que difama, que ameaça, que intimida ou que causa problemas em ódio, ofensas e crimes. Aliás, se houver declarações falsas ou enganosas, isso também resulta em banimento por parte do Whatsapp.

Só para que a gente conclua o texto, saiba que todo mundo pode criar as próprias figurinhas do WhatsApp para que publiquem no Google Play ou no App Store. Depois disso, todos os usuários podem baixar tais figuras para usar em seus aplicativos de WhatsApp.

Quais os termos do WhatsApp

A gente já falou aqui sobre alguns exemplos mais reais desses termos de uso do programa. De acordo com o próprio WhatsApp, suas plataformas oficiais tem informações sobre avisos legais, isenções, limitações, indenizações, licenças e muito mais. 

Em uma das partes, a empresa diz que “trabalhamos para garantir a proteção, segurança e integridade dos nossos serviços. Inclusive, para lidar adequadamente com pessoas abusivas e as violações dos nossos termos”. Em caso contrário, você pode ser excluído. 

Essa exclusão do WhatsApp se dá por meio de uma rescisão, que nada mais é do que o fim do relacionamento com a rede social de comunicação. “Podemos modificar, suspender ou encerrar o seu acesso ou o uso dos nossos serviços a qualquer momento e motivos”. 

O jeito original de fazer figurinhas para o WhatsApp

Considerando o ano de 2018, que foi quando surgiram os Stickers do WhatsApp, a gente tem um jeito bastante simples, porém um pouco complicado, de fazer isso. Vamos explicar ele e depois vamos dar outras dicas para criar os stickers de modo mais fácil. Veja só!

Como fazer suas figurinhas personalizadas para WhatsApp
Foto: (reprodução/internet)

As regras são escolher uma imagem que tenha um fundo transparente e que fique no tamanho padrão de 512 x 512 pixels. Outra coisa é ter abaixo de 100 KB e estar no formato WebP. Cada pacote de Stickers tem que ter ao menos 3 adesivos e até 30.

Em um próximo passo, leve em conta fazer o upload de um ícone que será usado para representar essa figurinha. O ícone deve ter tamanho de 96 x 96 pixels e deve ser menor do que 50 KB. É assim que se faz. Porém, dá para ser mais fácil do que isso, viu.

Outros aplicativos para criar as figurinhas

A partir daqui a gente vai mencionar alguns jeitos fáceis e usando aplicativos simples para fazer esse tipo de criação de Stickers para o WhatsApp. Vale a pena considerar o seu celular, que pode ter um Android ou um iOS instalado nele.

O Sticker Studio é um desses aplicativos que facilita o processo. Tem ainda o Criar Figurinhas para WhatsApp e o Sticker Maker Studio. A ferramenta pode ser encontrada nas lojas de aplicativos mais comuns.

O importante é notar que ambos podem tirar o fundo da foto sem qualquer esforço por parte do usuário. Além do mais, eles redimensionam o tamanho da imagem e colocam ela no formato exato que é exibido pelo aplicativo de mensagens. 

Usando o Criar Figurinhas para WhatsApp (Android)

A primeira coisa é baixar o Sticker Studio no celular Google Play. Depois, é só ir em “novo pacote”. Então, é hora de criar o nome do kit e adicionar o seu nome como autor. Depois, é só ir em “criar” para dar sequência no processo. 

Como fazer suas figurinhas personalizadas para WhatsApp
Foto: (reprodução/internet)

Aí vem a parte da adição das figurinhas. Para que um pacote seja criado, ele precisa ter um ícone e mais 3 figurinhas pelo menos, que podem ser iguais. O máximo é de 30 figurinhas e ao ir em “+”, você poderá adicionar imagens para que se tornem stickers.

Para esse processo, o passo a passo é simples: adicione as fotos, escolha as imagens da sua pasta, vá em apagar fundo e redimensione o tamanho. Se você errar, saiba que dá para voltar para o último movimento. Ao final do processo, basta salvar o pacote. 

Usando o Sticker Maker Studio (App Store)

Com esse programa, que também é gratuito, só que no App Store, saiba que dá para criar as figurinhas engraçadas do WhatsApp. Para isso, basta exportar os adesivos no formato PNG ou WEBP. Depois, dá para usar em todos os canais de comunicação, como o WhatsApp.

O passo a passo é simples e é disponível pelo próprio programa: primeiro, você vai em criar uma nova coleção. Depois, adiciona as fotos da sua galeria ou da sua câmera. Em seguida, vem o recorte da parte mais importante e fazer isso com cuidado gera os melhores resultados. 

Em uma próxima etapa, você pode salvar ou exportar o arquivo no formato PNG ou WEBP. É só isso. Em poucos passos, você criou a sua figurinha do WhastApp. Hoje, esse é um aplicativo que tem ótima nota de recomendação no App Store, sendo de 4,8.

Adicionando o pacote de Stickers ao WhatsApp

Após toda essa criação, você não pode se esquecer de adicionar o seu pacote de Stickers ao WhatsApp. Para isso, saiba que dentro de cada app tem o pacote e ao lado dele o sinal de “+”. Ali, você poderá tocar no sinal para adicionar o pacote ao WhatsApp.

Como fazer suas figurinhas personalizadas para WhatsApp
Foto: (reprodução/internet)

É assim que as figurinhas vão aparecer no seu WhatsApp. Para usar, basta acessar o WhatsApp, abrir a conversa e enviar uma figurinha. Isso porque o pacote de Stickers que você criou estará disponível lá. E tem mais uma informação para saber.

Outro ponto bacana de saber é que a partir desses passos, você também pode usar os Stickers em outros programas além do WhatsApp, como nas outras redes sociais ou no Telegram. Para alguns apps, você pode ir em “publicar sticker” para que ele seja levado às redes sociais. 

Excluindo os pacotes de figurinhas do WhatsApp

Se você já tem vários pacotes de figurinhas no seu celular, uma boa ideia pode ser a de organizar tudo isso porque se não vai se confundir muito na hora de usar. Ou vai sempre optar por usar as mesmas figurinhas, né. Então, vamos falar sobre como excluir elas.

É importante notar que você não poderá apagar uma única figurinha e sim o pacote todo. Então, antes de fazer isso, se tem alguma que você goste muito vale a pena você favoritar antes da exclusão do pacote. Bom, agora vamos lá. 

Sabendo disso, vamos ao que interessa. Saiba que basta abrir o WhatsApp, tocar em alguma conversa, depois ir em figurinhas ou emoji, que fica na barra inferior. Aí via em “+”, em “minhas” e dê um toque no pacote que quer apagar. Depois, em “apagar”. 

 Os Stickers de carinhas

Para terminar o texto, vamos falar de uma trend desses últimos meses, aquelas figurinhas com as carinhas das pessoas, sabe? Então, para fazer isso, considere que você pode usar a câmera do celular que vai detectar as suas principais características físicas. Assim, você cria avatares.

Como fazer suas figurinhas personalizadas para WhatsApp
Foto: (reprodução/internet)

Após isso, a ferramenta funciona de um modo muito parecido com o que falamos até aqui: criando pacotes de Stickers. Eles podem ser enviados para redes sociais, WhatsApp, Faceboo, etc. Um dos aplicativos mais usados para isso é o Mirror. 

Ao abrir o Mirror pela primeira vez, você tem que concordar com os termos de uso e já acessa a sua câmera. Aí basta posicionar o rosto e tirar uma selfie. Depois, ele criará o Avatar e você pode personalizar cabelo ou barba, além de usar acessórios. 

Instalando os Stickers de carinhas

Após esse processo criativo, você sabe: é preciso incluir os pacotes no seu WhatsApp, correto? Saiba que para isso, você pode acessar a aba de figurinhas e ir em adicionar o WhatsApp, que fica abaixo do pacote desejado. Aí basta seguir mais algumas etapas.

Para acessar às figurinhas, você só precisa abrir uma conversa no WhatsApp, depois tocar no ícone ao lado do texto. Aí vai em Stickers e toque sobre o ícone do pacote, que fica na parte debaixo. Assim, você criou e já pode usar as suas figurinhas de carinhas. Simples, não é?

Os melhores aplicativos para criar Stickers para o WhatsApp

Além de todos os aplicativos que citamos aqui, saiba que tem mais uma infinidade deles disponível para o seu celular. E vamos mencionar alguns deles aqui para você pesquisar e baixar se quiser criar figurinhas de um jeito fácil. 

Um deles é o Sticker.ly, My Sticker Maker, Wemoji, Graphic Design, Personal Stickers, Stickit, entre outros. O que não muda é o fato de que sempre você deve respeitar o tópico 1 que mencionamos aqui: seguir as normas do WhatsApp

ANÚNCIO