Como fazer bolo de banana de liquidificador

A banana é um tipo de alimento que tem diversos nutrientes importantes para o corpo humano. É uma fruta alongada, em formato de baga, que pode ser produzida em vários tipos. É uma fruta que pode ser ingerida crua, sem a casca, ou pode ser acrescida de mel e aveia. 

Por outro lado, também dá para fazer um monte de receitas usando ela como ingredientes. Você já fez sorvete de banana? Fica uma delícia. Dá para fazer mousse, gelatina, doces e sobremesas dos mais variados. Hoje, vamos falar do bolo de banana, que é bem fácil.

ANÚNCIO
Como fazer bolo de banana de liquidificador
Foto: (reprodução/internet)

Para entender tudo sobre o bolo de banana de liquidificador, você vai ler:

  • Qual banana usar para fazer bolo;
  • O bolo de banana de liquidificador;
  • Passo a passo para fazer bolo de banana de liquidificador;
  • Como fazer um bolo fit;
  • Como fazer um bolo recheado.

Qual banana usar para fazer bolo

Antes de a gente trazer a receita do bolo de banana de liquidificador, a gente quer contar algumas curiosidades. Isso porque a banana é tão versátil que mesmo quando ela está madura demais para ser ingerida crua, ela pode servir de ingrediente para o bolo.

Como fazer bolo de banana de liquidificador
Foto: (reprodução/internet)

Mas, aí vem a pergunta: será que dá para usar qualquer tipo de banana no bolo? A verdade é que sim. Praticamente todas as bananas dão certo no bolo. Mas é muito interessante você conhecer as características de cada uma delas para que o bolo fique do jeito que você quer.

Só para se ter uma ideia disso, saiba que a banana-nanica é considerada uma das mais doces, em termos de sabor. Por isso, costuma dar mais certo na hora de fazer doces, como é o caso do bolo. Ela também é ótima para compor vitaminas ou mesmo acompanhar pratos salgados.

Os tipos de bananas

Além da banana-nanica, que acabamos de mencionar, no Brasil também é possível encontrar a banana-prata, que tem formato um pouco mais alongado e acurvado. Ela é muito indicada para ser consumida crua e apesar de menos doce, também serve para os bolos de banana.

Aí vem a banana-maçã, que é bem menor do que as outras que já citamos aqui. Ela é mais encurvada também e tem casca bem mais fina. O sabor é adocicado e lembra a maçã, daí vem o nome. Ela é indicada para saladas de frutas e crianças. 

A banana-ouro é pequena e também tem casca fina, mas não é tão doce. Ela é ótima para crianças e para o consumo in natura. Outra bem conhecida é a banana-da-terra, muito boa para doces porque é rica em amido. Mas, ela é consumida assada, cozida ou frita.

O bolo de banana de liquidificador

A gente optou por criar um texto com esse título porque hoje em dia todo mundo busca praticidade na cozinha, não é verdade? O resultado é que fazer um bolo pode ser demorado demais. Mas, não no caso desse bolo aqui.

Como fazer bolo de banana de liquidificador
Foto: (reprodução/internet)

Além de rápido, ele usa a banana, que é uma fruta que quase todo mundo tem em casa. Fora isso, é feito no liquidificador, o que facilita ainda mais o processo. Aliás, a receita usa ingredientes que são de fácil acesso, como farinha de trigo e ovos

Bom, ainda para falar das vantagens de se fazer esse bolo de bananas, saiba que dá para criar uma calda caramelizada se você quiser uma receita mais sofisticada. Depois de pronto, você pode comer o bolo em casa, levar para o trabalho, como sobremesa e muito mais. 

Os ingredientes do bolo de banana de liquidificador

Para essa receita que vamos ensinar aqui, você vai precisar separar os ingredientes em dois, sendo alguns para a massa e os outros para a cobertura. Combinado? Então, vamos lá, pegue o papel e a caneta e anote aí no seu livrinho de receitas.

A massa vai usar 3 ovos, 2 xícaras de açúcar, 1 xícara de leite, ½ xícara de óleo, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher de sopa de fermento químico e 7 bananas do tipo que você preferir. Na cobertura, você só vai precisar de ¾ de xícara de açúcar e ½ xícara de água quente. 

A parte dos ingredientes é bem simples, não é mesmo? Curiosamente, o resultado vai ser um bolo que serve até 10 pessoas, se você for usar ele como sobremesa e o custo não vai sair mais do que R$ 10, considerando cidades onde a banana não é barata. Ou seja, ótimo preço!

Como fazer o bolo de banana de liquidificador

Primeiro vamos falar da massa, ok? Você vai pegar os ovos, o açúcar e o óleo e bater no liquidificador. Depois, acrescente o leite e bata de novo. Aí vem a farinha, que deve ser colocada aos poucos, com o liquidificador ligado. Por fim, o fermento. Aí bata mais rápido.

Como fazer bolo de banana de liquidificador
Foto: (reprodução/internet)

Então, reserve essa massa. O próximo passo é untar a forma, que tem que ser de tamanho médio. É ideal que ela seja uma assadeira porque vai ser levada ao forno e sem o furo central. Ah, para untar, o ideal é usar margarina/manteiga e farinha.

Antes de ir para o forno, você vai colocar o caramelo, que é a cobertura e vamos ensinar fazer abaixo. Por cima da cobertura vem as bananas cortadas. Aí sim é só levar para assar em um forno preaquecido por 40 minutos ou até dourar. É ideal que se sirva quente. 

Como fazer a cobertura do bolo de banana

A cobertura, que muita gente chama de caramelo é a parte mais fácil em termos de teoria, porém, na prática é o que as pessoas menos gostam de fazer porque exige um pouco mais de paciência. Você vai entender isso. Veja só.

Você vai pegar o açúcar e colocar para derreter. Depois disso, o que vai levar algum tempo, você vai despejar a água quente. O ideal é que o açúcar já derretido se dissolva na água quente, formando uma espécie de caramelo líquido.

Para o resultado final ficar completo, você tem que deixar o líquido engrossar e é essa parte que demora um pouco mais. Isso vai depender da sua paciência, mas a dica é: tenha paciência que o resultado é compensador. Por fim, você vai jogar em cima da massa, como já falamos.

Como fazer um bolo fit

Para quem quer a praticidade de fazer um bolo em alguns minutos, usando a versatilidade da banana, mas pensando também um alimento mais saudável, saiba que dá para fazer isso apenas alterando alguns ingredientes que foram citados acima.

Como fazer bolo de banana de liquidificador
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, as bananas e os ovos são a base e devem ser mantidos. Mas, ao invés da farinha de trigo, você também pode usar a farinha de aveia, que é uma excelente opção de troca por ser mais nutritiva. Há quem opte pela farinha de amêndoas também. 

Além disso, ao invés de usar o óleo de girassol, você também pode pensar no azeite ou no óleo de coco, que são bem mais saudáveis. E o açúcar? Uma boa ideia pode ser trocar ele pelo açúcar mascavo ou simplesmente diminuir a quantidade usada. 

Outros ingredientes para deixar a receita única

Por exemplo, para quem treina de forma regular em academia ou pratica exercícios físicos, a canela é um ótimo ingrediente a ser usado em receitas. E, curiosamente, a canela em pó combina muito com a banana. Assim, pode ser uma ideia para “temperar” o bolo.

Além disso, as castanhas trituradas ou nozes, que até deixam a receita mais cara, também é uma ideia para quem pensa em alimentos mais nutritivos. Outra opção é usar algumas sementes, como de chia ou gergelim. Mas, cuidado porque nem todo mundo gosta disso, hein. 

O resultado disso tudo é que você terá uma ótima receita, fácil de fazer e que tem muitos nutrientes, como o fato de ter alto teor de fibra e de potássio. Você não sabia que fazer um bolo de banana no liquidificador era tão fácil, né?

Como fazer um bolo recheado

Se a gente acabou de falar de um bolo de banana tradicional com caramelo por cima e depois viemos para falar de um bolo mais fit, agora é hora de a gente chutar o pau da barraca. Você quer aprender a fazer um bolo de banana recheado? Veja só como é fácil. 

Como fazer bolo de banana de liquidificador
Foto: (reprodução/internet)

O que você precisa considerar é que o recheio pode ser do seu gosto. Quer ver só? Você pode usar o chocolate ao leite ou o amargo. Dá para usar castanhas e nozes ou não. E assim por diante. A gente vai dar uma ideia de um recheio que fica muito bom. Veja só!

Os ingredientes para essa receita podem ser: ½ xícara de chocolate amargo picado, ½ xícara de castanhas ou nozes picadas, ¼ de xícara de açúcar mascavo e 1 colher de chá de canela em pó. Pegue tudo e coloque em uma tigela. Misture e reserva.

Como usar o recheio do bolo

Aí o segredo está em saber onde colocar o recheio. As receitas mais cobiçadas da internet indicam que seja colocado no meio da massa. Mas não de uma vez e sim de forma salpicada. Por exemplo, você pode colocar 1/3 da massa na forma e depois salpicar o recheio.

Aí você coloca a segunda parte, que é outro 1/3 da massa, e salpica o recheio de novo. E assim faz pela terceira vez. Com o forno quente, o chocolate vai derreter e se misturar na massa, dando a ideia de um bolo mesclado. Para saber se está assado no ponto certo, faça o teste do palito.

A origem da banana

Falar da origem de um alimento não é uma tarefa fácil. O que se sabe é que a banana tem origem asiática e foi trazida para o Brasil pelos portugueses ainda no século XVI. Por outro lado, alguns estudiosos dizem que ela já estava aqui antes disso.

O que se tem certeza é que a banana é cultivada há mais de 8 mil anos antes de Cristo. Isso porque ela é mencionada em textos budistas. Aliás, há contos de que Alexandre, o Grande comeu várias bananas no vale da Índia e se encantou pelo sabor delas. 

ANÚNCIO