Galaxy Z Flip é bom? Saiba tudo sobre o celular dobrável

O Galaxy Z Flip se tornou conhecido por um fato: ele é um celular dobrável. E se você achou isso bizarro, calma. O celular é muito moderno, tem um ótimo desempenho, foi criado pela Samsung e é tecnicamente potente. Gostou? Continue lendo para saber todos os detalhes do aparelho.

O lançamento foi feito no Brasil em 2020, mas mesmo após um ano, ele continua causando curiosidade nas pessoas. O modelo é nostálgico porque lembra alguns aparelhos do início dos anos 2000. No entanto, com uma ficha técnica de impor respeito nos dias atuais. 

ANÚNCIO
Galaxy Z Flip é bom? Saiba tudo sobre o celular dobrável
Foto: (reprodução/internet)

Para falar tudo sobre ele, a gente separou o artigo da seguinte forma:

  • O design do Galaxy Z Flip;
  • A tela do Galaxy Z Flip;
  • O desempenho do Galaxy Z Flip;
  • A câmera do Galaxy Z Flip;
  • O custo benefício do Galaxy Z Flip;
  • iPhone 11 ou Galaxy Z Flip?

O design do Galaxy Z Flip

Vamos começar falando do design porque é justamente isso que atrai a maior curiosidade das pessoas. O Galaxy Z Flip tem uma visão futurística, sendo trouxe de volta a ideia de luxo e modernidade para o mercado dos aparelhos celulares.

Galaxy Z Flip é bom? Saiba tudo sobre o celular dobrável
Foto: (reprodução/internet)

O fato de ser um celular dobrável permite uma usabilidade melhor se comparado aos modelos que não dobra. Isso porque ele pode ser usado em diferentes ângulos. Aliás, permite fotos em ângulos que antes eram inimagináveis também. Ou dá para usar como se fosse um notebook.

Pelo motivo de que ele pode ser dobrado, entenda que isso permite que ele fique menor do que um smartphone comum, assim, pode caber no bolso tranquilamente. Ou mesmo na bolsa. O revestimento muda de cor e ele pode ficar no gosto do cliente, sabe?

O lado ruim

Como nem tudo são flores, amigos, saiba que apesar das vantagens, o ideal é que você use o seu smartphone com cuidado. Afinal, por ter compartimentos mecânicos internos que são importantes, o celular também se torna mais frágil pela dobradura que pode ser feita com ele.

Assim sendo, é ideal que seja usado por quem tem facilidade em manusear esse tipo de tecnologia. E tanto é que hoje em dia tem muitas perguntas no Google sobre os problemas que podem ter acontecido com o celular Z Flip. 

Mas, nem sempre são problemas técnicos ou de processamento e sim pela não compreensão do uso dele. É ideal que você pegue o aparelho e sinta ele antes de comprar. Se você entender o formato e o tipo dele, o casamento poderá ter um final feliz.

A tela do Galaxy Z Flip

Falamos do design, que é o que mais chama a atenção. Agora, vamos falar da tela. Afinal, por ele dobrar, será que a tela não é pior do que as outras? Na verdade, não. Ao contrário, a tela é outro grande diferencial do Z Flip, que você pode colocar nas vantagens dele.

Galaxy Z Flip é bom? Saiba tudo sobre o celular dobrável
Foto: (reprodução/internet)

O display Infinity Flex tem o Dynamic Amoled 6,7 polegadas. A resolução é 2.636 x 1.070 pixels. Ele tem o notch Infinity-O que permite uma câmera interna incrível e o HDR10+. Ou seja, na prática, a gente tem uma verdadeira máquina nas mãos. 

A parte externa da tela tem uma porção de 1,06 polegadas que exibe as notificações. A qualidade da cor e da luz reduzida são ótimas. As bordas são minimizadas e sem qualquer tipo desnível. Então, de fato, a tela é de qualidade.

O modo flex da tela

Outro ponto que precisa ser considerado é que a ideia de dobrar o celular pode ser vista como interessante para quem curte o conceito de dividir a tela, sabe? Então, o modo flex permite que aplicativos fiquem na parte de baixo ou de cima. 

Assim, dá para usar uma metade do celular apesar para organizar programas e a outra parte para visualização. É aquele conceito que editores de vídeo adora, quando usam duas telas de PC. Você sabe do que estamos falando, não sabe?

Para ativar essa função é muito fácil, você só tem que optar pelo modelo expandido, que é aberto e não dobrado. Aí você seleciona as notificações ou aplicativos e pronto. Para quem gosta de ver as fotos em tamanho melhor, esse modo flex é incrível. 

O desempenho do Galaxy Z Flip

Saindo um pouco da parte mais bonita do celular, vamos falar da técnica. A gente vai tentar usar termos mais fáceis para você entender exatamente o que significa o desempenho do celular e se ele poderá ser útil para o seu dia a dia, está bem?

Galaxy Z Flip é bom? Saiba tudo sobre o celular dobrável
Foto: (reprodução/internet)

O Z Flip tem um Snapdragon 855+, com 8GB de memória RAM e mais 256 GB de armazenamento interno. Na prática, isso é top, top de linha. No entanto, a desvantagem é que não tem expansão de memória com o cartão micro SD. 

Ainda assim, o modelo operacional do Android 10 com o One UI 2.1 torna os recursos do celular bastante interessantes. Esse conjunto todo forma algo que podemos avaliar como ótimo desempenho e rápida execução de aplicativos. Ótimo para jogos, inclusive.

A ficha técnica do Galaxy Z Flip

A gente já falou da maioria dos pontos do Galaxy Z Flip, como da tela, do armazenamento e etc. Mas ainda vamos falar de outros itens, como câmera e bateria. Criamos esse tópico para deixar tudo claro porque pode ser que você queira comparar ele com outro modelo depois.

Então, anote aí alguns dados que são importantes. O processador é um Qualcomm Snapdragon 855+, octa-core Kryo 485 de 7 nm com 1 núcleo de 2,96 GHz e outros 7 núcleos a partir de 2,42 GHz. O aparelho conta com memória RAM de 8 GB.

Atualmente, ele está disponível nas cores: Mirror Black e Mirror Purple. O celular tem peso de 183 gramas e a dimensão pode ficar em 87,4 x 73,6 x 15,4 quando ele está dobrado. A bateria dura 3.300 mAh e ele filma em 4K, como falaremos no próximo tópico. 

A câmera do Galaxy Z Flip

Se você gosta de fotos e vídeos não vai se arrepender de comprar o Galaxy Z Flip. Ele tem sensores de 12 megapixels e uma lente wide, além de outra lente ultra-wide. Ou seja, permite fotos abertas lindas e em ângulos que são ótimos para o Instagram.

Galaxy Z Flip é bom? Saiba tudo sobre o celular dobrável
Foto: (reprodução/internet)

Dá para enquadrar paisagens e grupos de várias pessoas na mesma foto sem ter que cortar alguma delas. A câmera frontal é menos potente, mas ainda assim muito boa, sendo de 10 megapixels. E ela fica no meio da tela, o que ajuda no enquadramento das selfies. 

A câmera tem recursos interessantes, como Hyperlaspse Noturno, que serve para dar mais qualidade nas imagens feitas durante a noite. Tem o Single Take também, que tira várias fotos automaticamente para você escolher a que ficou melhor depois. 

A bateria do Galaxy Z Flip

A gente falou tudo o que é importante da câmera então já vamos pular para o assunto da bateria, que também não tem muito segredo, não. A bateria é de 3.300 mAh, o que é algo não tão inovador assim. Afinal, o Galaxy S20 Ultra tem 5.000 mAh de bateria. 

No entanto, se você avaliar o que a fabricante diz, então, pode ficar satisfeito com o tempo de duração da bateria, que é de 13 horas usando a internet. Sem contar que tem o recurso de Wireless Powershare, que permite que você carregue outro aparelho com a aproximação das baterias.

Agora a gente sabe quase tudo sobre o Galaxy Z Flip, o celular dobrável da Samsung. O que nos resta é saber o preço para ver se o custo-benefício dele compensa, não concorda? É isso que vamos fazer no próximo tópico, acompanhe. 

O custo benefício do Galaxy Z Flip

Durante o lançamento, que foi há 12 meses, o modelo chegou no mercado no valor de R$ 8.999,00. Atualmente, quem quiser comprar um deles novo na loja vai pagar algo bem mais acessível, R$ 6.599,00. Isso se torna algo bem mais atrativo, certo?

Galaxy Z Flip é bom? Saiba tudo sobre o celular dobrável
Foto: (reprodução/internet)

Ainda assim, quando avaliamos o mercado podemos dizer que é um modelo de celular mais caro. Porém, ele tem um bom custo-benefício quando a gente avalia a ficha técnica, especialmente no quesito do processador e da memória. 

Aí, o diferencial vai ser mesmo o fato de ter a tela dobrável e o modo flex, que permite que o celular seja transformado em um tripé. Para quem tem um negócio próprio, como loja de roupas, esse modelo pode ser uma verdadeira mão na roda por isso.

O preço comparado a outros modelos

Por incrível que pareça, mas não por coincidência, esse preço do Galaxy Z Flip é o mesmo do que o do Motorola Razr, sendo um concorrente direto. O modelo da Motorola também é um retrô, que foi lançado um ano antes, em 2019 e tem um bom nível técnico. 

Ele é retrô porque lembra muito o Motorola Flip, que abre e fecha. Agora, também dá para considerar o Galaxy Fold, que é outro modelo da Samsung, que segue algumas diretrizes parecidas com o do Galaxy Z Flip. E o preço é compatível.

Sendo assim, uma boa ideia é você comparar os preços, os custos-benefícios e as características. Agora que você já conhece mais do Z Flip vai ficar mais fácil saber se ele é o modelo ideal para você ou não. E vamos fechar o texto comparando com o iPhone. Veja!

Galaxy Z Flip ou iPhone 11?

Vamos começar falando de preço. O iPhone 11 está bem mais acessível do que o celular da Samsung. No entanto, em alguns aspectos, o iPhone perde em termos de características. Vamos falar de algumas delas de forma breve.

A bateria dura menos, os pixels são menores, a CPU é mais lenta, a memória RAM é menor, a tela é menor. No geral, conforme comentários de especialistas nesse tipo de comparação é como se o iPhone 11 tivesse nota de 68 pontos e o da Samsung de 79 pontos. E aí, o que você acha?

ANÚNCIO