Casas Bahia, veja como ser jovem aprendiz

ANÚNCIO

Lembra daquela propaganda das Casas Bahia “quer pagar quanto?”, então, quer trabalhar quando? Possivelmente a resposta para essa pergunta seja “ontem!”, afinal, encontrar um emprego não é está tão fácil, especialmente se tratando do primeiro emprego.

Em geral, as organizações buscam apenas funcionários que já possuem uma certa experiência na atividade que irá exercer, afinal, o treinamento gera um custo para a organização que pode ser reduzido quando não há tanta necessidade de treinamento.

ANÚNCIO

O problema desse pensamento e dessa cultura organizacional é que a pessoa precisa de uma experiência para poder ter experiência, o que torna a porta de entrada no mercado de trabalho bem mais complicada.

Casas Bahia
Fonte (Reprodução/internet)

De forma que, para o primeiro emprego há alguns programas e alternativas que podem ajudar, como, estágio e o programa de jovem aprendiz.

Jovem Aprendiz, desde 2000 mudando vidas

O programa Jovem aprendiz surgiu no ano 2000, pela lei da aprendizagem (Lei n° 10.097/00), e é a única forma de uma pessoa com menos de 16 anos ser contratada com carteira assinada. Na realidade, é a única forma de uma pessoa com menos de 16 anos ser contratada, de qualquer maneira, dentro da lei.

ANÚNCIO

O contrato de jovem aprendiz é CLT, isso é, carteira assinada, o que significa que terá todos os direitos de um funcionário efetivo da organização, como salário mínimo, FGTS etc e, além do trabalho, o jovem aprendiz recebe um curso de qualificação técnica.

Pequena curiosidade sobre o programa, empresas de médio e de grande porte são obrigadas, por lei, a possuir entre 5% a 15% de seus funcionários contratados sob o regime de jovem aprendiz.

Alguns detalhes mais técnicos sobre o programa

Para ser contratado como jovem aprendiz existem alguns pré requisitos, não podendo ter menos de 14 anos e nem mais de 24 e o período máximo que pode continuar assim é por um período de dois anos e precisa ser o primeiro emprego na carteira.

Você também precisará estar matriculado, ou na escola, ou na faculdade e seu estudo é prioridade, ou seja, se a vaga chocar com seu horário de aula você não poderá ser contratado, assim como você precisa ter uma boa frequência nas aulas.

A jornada de trabalho poderá variar entre 4 e 5 horas diárias, e você também irá receber vale-transporte, auxílio alimentação e a passagem, assim como qualquer colaborador CLT.

Então, está pensando em trabalhar nas Casas Bahia?

Para encontrar uma vaga nas Casas Bahia você precisará entrar no via varejo, lá você encontrará as oportunidades não apenas das Casas Bahia, mas, também de uma série de lojas, como o Ponto Frio.

É bem simples cadastrar seu currículo no site, e se candidatar às vagas. E na hora de procurar vagas, se tratando do primeiro emprego, você pode dar uma olhada em portais de estágio também, como o CIEE e IEL, além de sites de vagas, como o vagas.com.br.

Via Varejo

Na Via Varejo, o processo seletivo passa pela inscrição, você fará um teste online também, depois será a vez do RH te entrevistar e, por fim, o gestor que ficará te supervisionando realizará a entrevista, tudo dando certo, virá a aprovação e contratação.

Vale ressaltar que este é o processo seletivo para todas as vagas, não apenas de jovem aprendiz, então, independente do cargo que esteja buscando, precisará passar por todo esse processo.

Se quiser ver as vagas disponíveis, basta entrar no site e dar uma pesquisada com base em sua região, é bem fácil e, se quiser, poderá se conectar à conta da empresa no Linkedin, assim, será atualizado sobre novas vagas abertas.

ANÚNCIO