Aplicativo Caixa – Funções, benefícios e mais

Já passou na frente de uma agência da Caixa Econômica Federal no dia do pagamento de algum benefício, ou até mesmo no 5° dia útil do mês, quando a maioria dos trabalhadores recebem o salário? Se já, o tamanho da fila deve ter desanimado um pouco, né?

Na realidade, para ser atendido na Caixa, é comum ter que esperar “um pouco”, mas, em um mundo cada vez mais dinâmico e que demanda cada vez mais velocidade, nem sempre temos esse tempo para poder ficar parados em uma fila de banco, não é verdade?

ANÚNCIO

Com o aplicativo Caixa, muito do que precisaria ir à agência, pode ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar, de forma simples e prática. Em uma era de bancos digitais surgindo, bancos tradicionais sofrendo um processo de digitalização, a Caixa não ficou para trás.

aplicativo Caixa
Fonte: (Reprodução/internet)

Fique por aqui e entenda mais sobre os seguintes tópicos.

  • Como funciona o app da Caixa;
  • Quais as vantagens de utilizar a plataforma;
  • Opções para cuidar do seu saldo pelo app;
  • Como pagar contas sem sair de casa;
  • Opção de investimento e Pix que a Caixa disponibiliza;
  • Como cadastrar a assinatura eletrônica para fazer as transações.

O que é o app da Caixa

Como brevemente mencionado acima, este aplicativo foi desenvolvido para que todos os clientes da Caixa pudessem ter acesso facilitado às funcionalidades que a conta disponibiliza usando apenas o celular ou um tablet.

ANÚNCIO
aplicativo Caixa
Fonte: (Reprodução/internet)

Tudo isso foi pensando colocando em primeiro lugar a segurança dos dados bancários do cliente, claro. Por isso, não é preciso se preocupar com fraudes e possíveis clonagens de contas usando o app da Caixa.

O acesso pode ser feito por clientes que possuem contas pessoais, de empresas e até mesmo do governo. Ou seja, todo o público ficou dentro dessa inovação e terá direito à facilidade.

Vantagens da plataforma

Além da comodidade de não precisar mais sair de casa para fazer transações simples, como conferir o extrato bancário, existem outros pontos que fazem o app da Caixa ser ainda mais vantajoso para os clientes.

aplicativo Caixa
Fonte: (Reprodução/internet)

Dentre essas vantagens a primeira que podemos falar é que hoje a plataforma já está disponível para o sistema iOS, Android e Windows Phone. Além disso, os clientes que possuem necessidades especiais terão todo o suporte possível.

Para acessar sua conta será necessário criar uma senha, porém, hoje já é possível desbloquear o app usando apenas a biometria digital, outra vantagem e novidade da plataforma.

Funções relacionadas ao saldo dentro do app

Agora que já ficou claro para que serve o app e quais são suas vantagens, vamos falar um pouco mais sobre as funcionalidades existentes dentro da plataforma? Podemos começar com a simples possibilidade de conferir extratos e saldo da conta, quantas vezes quiser.

aplicativo Caixa
Fonte: (Reprodução/internet)

Lembrando que as funções são disponibilizadas de forma gratuita, ou seja, nenhuma taxa extra será cobrada. Além de conseguir tirar o extrato quantas vezes quiser, é possível verificar por período e os lançamentos que ainda forem acontecer e já estiverem agendadas para isso.

Caso o cliente queira saber o extrato das tarifas anuais, o app também irá disponibilizar essa opção gratuitamente. Falando em lançamentos futuros, é possível fazer o agendamento de pagamentos deixando comprometido o saldo da conta.

Contas que podem ser pagas na plataforma

Já para pagamentos o aplicativo oferece boas funções, sendo possível quitar contas que nem mesmo possuem código de barras. Além disso, pode-se recarregar o telefone com o saldo de sua conta e conferir todas as transações feitas nessa opção de pagamentos.

Aplicativo Caixa - Funções, benefícios e mais
Fonte: (Reprodução/internet)

Os pagamentos de contas com código de barras serão de despesas comuns do brasileiro, como por exemplo:

  • Boleto de cobrança;
  • Conta de Luz, Água, Gás e Telefone;
  • ISS/IPTU;
  • Guia da Previdência Social – GPS;
  • Boleto do DETRAN;
  • Simples Nacional;
  • Prestação de habitação da Caixa;
  • Recolhimento do FGTS.

Pagamentos sem código de barras

Já para essa função os documentos que podem ser pagos acabam diminuindo, mesmo assim já pode ajudar o cliente a não precisar ir a um banco para quitar essas contas, que serão:

  • IPTU/ISS;
  • Documento de Arrecadação de Receitas Federais – DARF;
  • Guia da Previdência Social – GPS;
  • DETRAN Veículos;
  • Contas de telefone usando apenas com o número.

Investimentos dentro do app da Caixa

Poucas pessoas sabem dessa função, mas a caixa também disponibiliza uma opção de investimento para seus clientes dentro do seu app. Até porque, já tem um tempo que os brasileiros perceberam como não vale a pena deixar o dinheiro guardado apenas na poupança.

Aplicativo Caixa - Funções, benefícios e mais
Fonte: (Reprodução/internet)

Com isso, muitos bancos novos começaram a disponibilizar maneiras para que todos pudessem fazer pequenos investimentos e conseguir rendimento de alguns reais. Mesmo que a curto prazo o valor recebido não fosse muito, as pessoas acabaram deixando as poupanças da Caixa.

Bom, é certo que eles ainda não atualizaram tanto seu serviço como em alguns bancos digitais, mas pelo app da Caixa o cliente pode investir na sua previdência. É um benefício que será aproveitado mais no futuro.

Pix, a novidade do momento

Essa é a nova funcionalidade de todos os bancos e é claro que a Caixa não ficou de fora da novidade. O Pix é uma nova modalidade de pagamento, criado pelo Banco Central, que possibilita as pessoas a fazerem transferências gratuitas e o horário que quiserem.

aplicativo Caixa
Fonte: (Reprodução/internet)

Então, para começar a aproveitar as funções do Pix não é necessário procurar uma agência da Caixa, pois a própria plataforma irá disponibilizar as seguintes opções:

  • Cadastrar e gerenciar as chaves;
  • Pagar ou transferir pelo Pix;
  • Receber um Pix;
  • Resgatar comprovantes de transações feitas;
  • E puxar um extrato do Pix.

Funções extras

Além de todas essas funções citadas acima, ainda é possível realizar outras transações com seu cartão Caixa usando apenas a plataforma do banco. Por exemplo, caso seja necessário será possível solicitar um crédito pessoal ou consignado.

aplicativo Caixa
Fonte: (Reprodução/internet)

Também é permitido fazer consultas relacionado ao câmbio de outras moedas, caso tenha interesse em investir seu dinheiro ou comprar outra moeda para uma viagem. E, por fim, o aplicativo permite que o cliente acompanhe suas apostas da Mega Sena.

Como baixar o aplicativo Caixa

Para baixar a plataforma é muito simples, basta ir à loja de aplicativos de seu celular e pesquisar Caixa Econômica Federal. Vale mencionar que, ele está disponível tanto para o sistema iOS como para Android, gratuitamente.

aplicativo Caixa
Fonte: (Reprodução/Site da Caixa)

Ou, se preferir, basta entrar neste link, no final da página há uma opção para baixar a plataforma, que irá te encaminhar para a sua plataforma de apps. Depois será necessário realizar um cadastro.

Para cadastrar sua conta no aplicativo não é preciso ir à agência bancária, basta preencher os dados da sua conta e seus dados pessoais. Depois será necessário gerar uma senha para o internet banking e/ou para usar o aplicativo, processo que será melhor explicado abaixo.

Quem consegue utilizar a plataforma?

Como a Caixa têm vários tipos de contas disponíveis para os brasileiros, algumas pessoas acabam achando que o aplicativo não pode ser usado por todos. No entanto, a boa notícia é que basta ter uma conta no banco para aproveitar todas as funções do app.

Faça o cadastro do dispositivo

Bom, é preciso informar que para começar a usar todas as funções mencionadas acima o cliente precisará cadastrar seu dispositivo e gerar uma senha assinatura eletrônica. Para entender melhor este processo, veja o vídeo abaixo:

Apenas essa senha irá autorizar que o cliente faça as transações e, para a segurança da conta, será sim necessário ir a um caixa de auto atendimento para validar todo o processo, como explicado acima.

Além disso, esteja atento ao cadastramento do dispositivo, já que a caixa não permite que vários aparelhos acessem o Internet Bank do banco, também visando a segurança do cliente.

Central de Atendimento

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre esse processo, ou tenha dificuldade na hora de cadastrar seu dispositivo, você ainda pode entrar em contato com o banco por meio do telefone 3004-1104 se estiver em capital, ou região metropolitana. Se estiver em outra localidade, deve ligar no 0800 726-0104.

Além disso, saiba que hoje a instituição está com sua sede física em Brasília – DF, na SBS Quadra 4, Bloco A, Lote 3 / 4, Presi/Gecol 21° andar, Asa Sul. CEP 70.092-900.

O aplicativo também apresenta problemas

Por mais que a Caixa tenha facilitado a vida dos seus clientes disponibilizando essa plataforma, é válido dizer que muitos encontram dificuldades na hora de utilizar algumas de suas funções mais básicas.

Fizemos uma rápida pesquisa com a nossa equipe e percebemos que todos os colaboradores que usam o app já tiveram problemas na hora de fazer o login ou um pagamento, por exemplo. Então, saiba que ele pode ajudar, mas nem sempre estará funcionando 100%.

Leia também: Cartões Caixa: conheça os benefícios, solicitação e mais.

ANÚNCIO