8 curiosidades incríveis sobre os cartões de crédito no Brasil

Cartões de crédito são itens indispensáveis no momento das compras, sendo os grandes companheiros da humanidade na hora de gastar dinheiro. Porém, apesar de sermos tão próximos, não sabemos praticamente nada sobre eles, como o ano em que foi lançado. Muitas pessoas nem mesmo entendem como eles funcionam de verdade.

Quantidade de cartões existentes no Brasil hoje, além de quais são as pessoas favoritas do banco para contarem com o produto, são algumas das informações que serão possíveis serem encontradas em nosso artigo. Se você está interessado em saber mais curiosidades sobre cartões de crédito, confira tudo isso e um pouco mais em nosso artigo.

ANÚNCIO
8 curiosidades incríveis sobre os cartões de crédito no Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Quando o cartão de crédito chegou ao Brasil

Apesar dos mais velhos até hoje relutarem em utilizar o cartão de crédito, eles estão longe de serem novidade em nosso país. O primeiro deles chegou aqui em 1956, apenas 6 anos depois de sua invenção nos Estados Unidos, que acabou acontecendo por conta de uma situação bem desagradável.

8 curiosidades incríveis sobre os cartões de crédito no Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Frank McNamara estava tendo um jantar com seus amigos em Nova Iorque, quando se deu conta de que tinha esquecido o dinheiro para pagar a conta. Para piorar, não levou também seus cheques, outra forma de pagamento já aceita na época. A solução foi assinar um papel com todas as despesas do dia.

No dia seguinte ao acontecido, Frank foi até o estabelecimento quitar sua dívida, e esse método de procedimento acabou dando a ideia para ele criar o primeiro cartão de crédito, que era aceito em apenas 27 restaurantes dos EUA. 6 anos depois do acontecido, a novidade de papel chegou ao Brasil.

Primeiro cartão brasileiro foi emitido em 1968

O primeiro cartão chegou cedo, no entanto, a primeira emissão de um produto nacional demorou algum tempo para ser feita. Após comprar uma franquia da Diners, banco responsável pelos cartões da época, Hanus Tauber, um tcheco que vivia no Brasil, resolveu implementar a novidade no mercado brasileiro.

8 curiosidades incríveis sobre os cartões de crédito no Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Escolheu Horácio Klabin como seu sócio, e ambos desenvolveram o Credicard, o primeiro cartão de crédito brasileiro, lançado em 1968. Já em 1971, a ABECS, associação criada para emissão de cartões em território nacional, foi criada no Rio de Janeiro. De lá para cá, diversos cartões foram lançados no Brasil.

Hoje, muitos cartões de crédito são emitidos em todo o Brasil, todos os dias, pelos diferentes bancos que viram no país uma forma de conseguir fazer dinheiro. O número de cartões hoje é bem alto, e a tendência é que aumente com o passar dos anos, principalmente se os produtos forem atraentes para os clientes.

Cartões brasileiros seguem medidas internacionais

Já parou para pensar o porquê dos cartões de crédito não contarem com tamanhos diferentes? Ou ainda, por que motivo eles não são feitos de outro material que não seja de plástico? A verdade é que isso acontece porque todos eles precisam seguir um padrão mundial, e o Brasil está incluído nesse grupo.

8 curiosidades incríveis sobre os cartões de crédito no Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Primeiramente, é preciso saber que todos os cartões de crédito precisam ser de plástico, ou ao menos tê-lo como material base. Isso nem sempre foi assim, já que antes eles também podiam ser de papel, porém, para se criar um padrão global, ficou acertado entre os emissores que todos eles deveriam ser de plástico.

Além disso, todos eles devem respeitar as medidas estabelecidas, e por esse motivo não temos cartões de crédito gigantes ou minúsculos no mercado atual. Pode ser que isso mude no futuro, com o avanço da tecnologia, no entanto, até o atual momento, tudo isso é apenas sonho para os seres humanos.

É bem provável que seu nome nunca tenha sido verificado

Quando vamos fazer uma compra online, sempre temos que colocar o nome do portador do cartão em algum campo do site. É necessário prestar bastante atenção para que coloquemos o nome exatamente como está no cartão. No entanto, isso não acaba tendo qualquer serventia prática.

8 curiosidades incríveis sobre os cartões de crédito no Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Isso porque as empresas, na maioria das vezes, sequer checam o nome do comprador, e, quando fazem, fazem a verificação apenas se quem está comprando é a mesma pessoa que receberá a entrega. Mas então por que eles pedem o nome? Até hoje essa é uma pergunta sem resposta por parte das lojas.

Essa prática não é comum apenas no Brasil, já que diversos outros países fazem a mesma coisa. Não são poucos os relatos de pessoas que colocaram nomes de celebridades durante as compras e mesmo assim os pedidos foram aprovados, porém, não recomendamos que faça isso, para não correr o risco de ter a compra negada.

O seu CPF também não vale nada

Além do nome no seu cartão, outro dado que acaba não valendo de nada no momento da compra é o preenchimento de dados pessoais, como o seu CPF. Isso porque, diferente do que você imagina, eles não solicitam o cadastro para confirmar seus dados, mas sim para emissão de documentação referente à compra.

8 curiosidades incríveis sobre os cartões de crédito no Brasil
Foto: (reprodução/internet)

O CPF pode ser utilizado para fazer uma análise de crédito em seu nome, mas a maioria das lojas solicitam ele apenas para colocá-lo na nota fiscal. Isso porque, por mais que queiram, não podem visualizar os seus dados bancários através do seu CPF, porque os bancos não liberam esse tipo de informação.

Apenas o banco que lhe deu o cartão pode ter esse tipo de informação. Por isso, não é possível que um site faça qualquer tipo de checagem referente a isso, pois essas informações são extremamente confidenciais. No fim, a única importante para fazer compras online são o número do cartão e o código de segurança.

Os endereços são um problema sério para compras online

Apesar do seu nome não valer de muita coisa no momento da compra, não podemos dizer o mesmo do endereço. Isso porque os sites precisam saber para onde enviar a mercadoria comprada em seu cartão de crédito, além de que é necessário conferir se o endereço da fatura é o mesmo cadastrado no banco emissor do seu cartão.

8 curiosidades incríveis sobre os cartões de crédito no Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Caso não seja, um alerta será enviado para o portador do cartão, de que possíveis fraudes estão acontecendo. Porém, em alguns casos, o endereço pode até ser igual, mas a maneira que foi digitada é diferente. Uma pessoa que mora na Rua André Rocha, no Rio de Janeiro, por exemplo, nem sempre coloca o endereço dessa forma.

Ela pode abreviar para “R. André Rocha”, ou ainda para “R. A. Rocha”, o que causaria problemas com a autenticação de localidade. Por conta disso, alguns cartões podem ser até mesmo bloqueados, e muitas compras online não são efetuadas por conta desse problema que ainda não conta com uma solução prática.

Existem mais de 100 milhões de cartões de crédito no Brasil

Atualmente, existem cerca de 123 milhões de cartões de crédito ativos no Brasil, segundo levantamento recente divulgado pelo Banco Central. O número equivale a mais da metade da população brasileira atual, que é de cerca de 210 milhões de pessoas. E o número de cartões tende a aumentar.

8 curiosidades incríveis sobre os cartões de crédito no Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Com cada vez mais jovens ingressando na vida adulta, o número de cartões deve aumentar consideravelmente nos próximos anos, ainda mais depois do crescimento dos bancos digitais, que vem conseguindo atrair cada vez mais jovens para serem seus clientes, não fazendo grandes exigências para disponibilizar seus produtos.

Apesar do número ser alto no Brasil, ele não representa uma fatia muito grande quando falamos de todo o mundo. Atualmente, estima-se que cerca de 5 bilhões de cartões estejam em circulação em todo o mundo, ou seja, existem 0,7 cartões de crédito por pessoas em todo o planeta Terra.

Os universitários são o alvo favorito dos bancos

Os jovens universitários são o alvo favorito dos grandes bancos, pois estão entrando agora na vida adulta, se tornando economicamente ativos. Além disso, precisam de produtos que os ajudem a gastar seu suado dinheiro. O grande problema disso tudo é que boa parte deles não tem muito controle financeiro.

8 curiosidades incríveis sobre os cartões de crédito no Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Como não têm muito conhecimento sobre taxas e outras questões do tipo, se endividam com mais facilidade. Isso faz com que tenham que pagar o crédito rotativo do cartão, fazerem parcelamentos de fatura, entre outras coisas que acabam complicando suas vidas financeiras.

As contas universitárias são vantajosas, pois contam com descontos em tarifas, contudo, nem sempre são um bom caminho para ingressar na vida adulta, já que, como dissemos, os jovens acabam se perdendo no meio de tantas contas para pagar. Se você é jovem, tenha bastante cuidado com o uso do seu cartão de crédito.

Muito cuidado na hora de utilizá-lo

Apesar de ser comum termos alguns deles dentro da carteira, é preciso muita atenção na hora de utilizar o cartão de crédito. Além das fraudes, podemos acabar nos tornando vítima do nosso próprio apetite em gastar, e não há nada que os bancos gostam mais do que pessoas endividadas.

Boa parte da população brasileira está endividada por conta dos cartões de crédito, e uma parcela considerável dessas pessoas nem mesmo sabem disso. Por isso, use o parcelamento apenas quando necessário, e lembre-se sempre de dar preferência para o pagamento à vista.

ANÚNCIO