Itens que não podem faltar na hora de fazer seu currículo

Conseguir ingressar no mercado de trabalho é uma das missões mais difíceis atualmente, principalmente quando não sabemos montar um bom currículo, documento responsável por fazer um primeiro contato entre você e seu futuro empregador. Existem informações que não podem ficar de fora, sendo elas, as grandes responsáveis por te tornarem interessante no mundo profissional.

É de extrema importância saber montar um bom currículo para se destacar no mercado de trabalho, pois dessa forma, você se diferencia dos outros candidatos e consegue aproveitar melhor as oportunidades de emprego disponíveis. Confira, em nosso artigo, quais são os itens que não podem faltar no seu currículo.

ANÚNCIO
Itens que não podem faltar na hora de fazer seu currículo
Foto: (reprodução/internet)

Você poderá conferir os seguintes tópicos acerca do assunto em nosso artigo:

  • Objetivo dentro da empresa;
  • Cargo que pretende ocupar;
  • Experiência profissional e formação acadêmica;
  • Conhecimento de idiomas também deve estar incluso;
  • Muita atenção com a formatação e revisão do seu currículo;
  • Melhores sites para procurar emprego;
  • Qualificação profissional deixa seu currículo mais interessante.

Objetivo dentro da empresa

Apesar de muita gente não colocar isso, adicionar o objetivo dentro da empresa no currículo pode chamar a atenção do seu examinador. Ele quer um candidato que seja perfeito para a companhia e vai buscar, nas suas pretensões, saber se você é a opção correta para o cargo.

Itens que não podem faltar na hora de fazer seu currículo
Foto: (reprodução/internet)

Adicione o objetivo em um campo separado, em destaque, além de ser direto nele e durante todo o currículo, afinal, documentos muito longos podem acabar deixando o selecionador cansado, descartando o candidato mesmo sem ter se atentado às informações.

Coloque informações sobre o cargo que deseja ocupar, além de mostrar que você tem uma noção clara do que deve ser feito em sua função. Mostre para o examinador, em poucas palavras, como você pode agregar valor ao time ao fazer parte dele.

Elabore um documento direto

Já citamos esse ponto uma vez, mas não custa repetir que é mais interessante fazer um currículo direto e enxuto do que um documento longo. Leituras muito longas podem ser cansativas, e não queremos que o examinador te descarte sem te conhecer melhor.

Por isso, é muito importante também selecionar bem as informações que são relevantes para o cargo em questão. Tem um curso técnico interessante, mas que não se encaixa na função? Não precisa citar ele em seu documento, deixe para adicionar esse dado em uma possível entrevista.

Cargo que pretende ocupar

Outro item importante que muita gente deixa de colocar no currículo é o cargo que ele pretende ocupar dentro da empresa. Isso é importante para deixar claro para o examinador para que função você está concorrendo, além de mostrar que você não está enviando o documento sem conhecimento do funcionamento da companhia.

Itens que não podem faltar na hora de fazer seu currículo
Foto: (reprodução/internet)

Também é possível inserir a área, no entanto, nem sempre isso é indicado, logo, melhor deixar para outra ocasião, caso a empresa não solicite isso. Além disso, outro ponto que é necessário atenção é a ordem em que as informações devem aparecer no documento.

Confira agora quais é a ordem das informações que devem aparecer em seu currículo:

  • Nome;
  • Endereço;
  • Idade;
  • Nacionalidade;
  • Estado civil;
  • Telefones e endereços de e-mail para contato;
  • Cargo pretendido.

Experiência profissional e formação acadêmica

Durante a leitura do seu currículo, o ponto mais importante a ser abordado são suas virtudes, pois são elas que vão te diferenciar dentro de um processo seletivo. Por isso, é importante mostrar que a experiência profissional já adquirida pode ser útil em seu novo emprego.

Itens que não podem faltar na hora de fazer seu currículo
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, não é necessário adicionar experiências que não tenham ligação com a vaga que deseja ocupar, pois isso pode tornar o seu currículo cansativo. Lembre-se que ele deve ser curto, e conter apenas as informações mais importantes sobre sua trajetória profissional.

Outro ponto que deve ser abordado é o da sua formação acadêmica, importante para mostrar que você é capacitado para exercer a função desejada. Esse é o momento de mostrar que tem capacidade para trabalhar na empresa, portanto, muito cuidado na escolha de informações.

E caso eu não tenha experiência?

Muitas pessoas estão tentando ingressar no mercado de trabalho pela primeira vez, e por isso, não contam com experiência profissional. Nesse caso, em hipótese alguma, invente experiências passadas, sendo mais proveitoso adicionar trabalhos voluntários e qualificações profissionais em ocasiões do tipo.

Além disso, caso o documento não tenha ficado da maneira como espera, destaque suas certificações e adicione informações complementares sobre você, como hobbies. Não minta, e lembre-se sempre de procurar cursos para serem feitos, principalmente no caso de não ter experiência no mercado.

Conhecimento de idiomas também deve estar incluso

Outro fator que não pode deixar de ser citado em currículos atualmente são os idiomas. Caso tenha o domínio de algum, coloque isso em destaque em seu documento, pois outras línguas, principalmente a inglesa, abrem muitas portas no mercado de trabalho atual.

Itens que não podem faltar na hora de fazer seu currículo
Foto: (reprodução/internet)

Muitas empresas acabam tendo clientes de outros países, e conseguir se comunicar com eles, além de trabalhar sem maiores dificuldades em conjunto com esses clientes, é algo extremamente valioso para as empresas atualmente, e por isso, não pode ficar de fora do seu currículo.

Caso não tenha muito domínio sobre nenhuma língua estrangeira, adicione apenas que seu nível dela é o básico. No entanto, caso queira se destacar, é imprescindível que você comece a estudar outro idioma, pois isso pode te gerar diversas vagas de emprego no futuro.

Conhecimento de informática também deve ser citado

Hoje, a maioria esmagadora das empresas adotou os meios tecnológicos como forma de trabalho, e por isso, é muito importante ter conhecimento sobre informática e internet, afinal, muito provavelmente, você trabalhará com isso em algum momento.

Além do idioma, ter um bom conhecimento de informática também te ajuda a abrir portas, pois essas são algumas informações indispensáveis para o mundo tecnológico em que vivemos hoje. Inclusive, técnico de informática é considerada uma das profissões do futuro hoje.

Muita atenção com a formatação e revisão do seu currículo

A formatação do seu currículo não pode ser deixada de lado, pois isso, muitas vezes, acaba fazendo com que o examinador te descarte logo em um primeiro momento. Nada de invenções e layouts diferentes. Lembre-se que o currículo é um documento, e deve contar com um design sério.

Itens que não podem faltar na hora de fazer seu currículo
Foto: (reprodução/internet)

Fique atento ao tamanho da fonte do seu texto e a maneira como as informações estão dispostas. Não existe uma fórmula correta para isso, sendo válido apenas que os dados apareçam de maneira clara e sem maiores dificuldades para quem estiver analisando.

Além disso, outro ponto que não pode ser ignorado é a questão da revisão. Dê sempre uma última olhada no documento, antes de enviá-lo, pois dessa maneira, você evita com que erros gramaticais apareçam no currículo, e sabemos que isso pega mal com os recrutadores.

Caso o currículo seja físico, muita atenção com o documento

A maioria dos processos seletivos hoje contam com seleção online, onde os participantes fazem praticamente todas as fases de maneira remota, através do computador. No entanto, além da entrevista, pode ser que algumas empresas solicitem a cópia física do seu currículo.

Nessa situação, além da formatação e revisão, é necessário tomar cuidado para não apresentar um documento amassado ou sujo, pois isso pode demonstrar para o recrutador que você não é uma pessoa organizada, além de não zelar muito pelo seu próprio patrimônio.

Melhores sites para procurar emprego

Agora que já sabemos quais são os cuidados que se deve tomar no momento da confecção do currículo, uma boa maneira de encontrar um emprego é também ficar ciente sobre os sites que mais se destacam no meio, seja pela quantidade de oportunidades ou por qualquer outro motivo.

Itens que não podem faltar na hora de fazer seu currículo
Foto: (reprodução/internet)

Não são poucos os sites de vagas de emprego disponíveis hoje, no entanto, cada um deles conta com um diferencial em relação ao outro. Alguns deles, como o LinkedIn, funcionam até mesmo como uma rede social, onde trabalhadores e empregadores podem interagir.

Todos eles contam com processo de inscrição parecidos, sendo necessário apenas fazer um breve cadastro na plataforma antes de poder participar dos processos seletivos. Confira agora quais são os melhores sites para procurar emprego atualmente:

  • LinkedIn;
  • Trabalha Brasil;
  • Indeed;
  • Catho;
  • Vagas.com;
  • Empregos.com.br;
  • InfoJobs;
  • CIEE (para estudantes).

Trabalha Brasil faz um currículo para você

Lhe demos dicas para uma boa montagem de currículo, porém, existem alguns sites que fazem isso pra você. É o caso do Trabalha Brasil, que após o cadastro, te apresenta o documento completo, te dando a opção de salvá-lo para uma futura impressão.

Contudo, o currículo da plataforma não conta com objetivo e outras informações necessárias, sendo preciso adicionar algumas outras informações. No entanto, não deixa de ser uma boa opção de modelo para seguir.

Qualificação profissional deixa seu currículo mais interessante

Caso não consiga deixar seu currículo interessante, talvez seja a hora de procurar por cursos para se qualificar profissionalmente. Dessa forma, as chances de obter sucesso em um processo seletivo futuro aumentam consideravelmente.

Hoje, essa questão é muito mais simples de ser resolvida do que antes, já que existem muitas instituições que disponibilizam cursos gratuitos na internet. Não perca tempo e comece a estudar para conseguir maior destaque dentro do mercado de trabalho.

ANÚNCIO