Temor por recessão global derruba Ibovespa

Com a queda de países economicamente influentes, os investimentos em países subdesenvolvidos foram retirados.

ANÚNCIO

Desde maio deste ano o dólar não havia subido para os 4 reais. Contudo, temendo uma recessão global, o dólar subiu acima dos R$ 4,00 e a bolsa de valores no Brasil chegou a ficar com menos de 100 pontos em alguns momentos do dia.

As notícias decepcionantes ocorreram no dia 14/08 e foram resultado do movimento de “fuga” após a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha. O indicador do país havia recuado 0,1% em comparação com o ano interior, e este fato fez a renda em outros países abaixar também.

recessão global
Foto: (reprodução/internet)

Queda na bolsa de Londres

Segundo os dados “Na Europa, a bolsa de Londres caiu 1,42%, a de Frankfurt recuou 2,19%, e a de Paris teve retração de 2,08%. Nos Estados Unidos, o índice Dow Jones caiu caiu 3,05%, representando a bolsa de Nova York. 

Com a queda de países economicamente influentes, os investimentos em países subdesenvolvidos, como é o caso do Brasil, foram retirados. Por conta disso, os pontos da Ibovespa chegaram a abaixar para 99 pontos, representando uma queda de 2,94%. 

O dólar encerrou o dia custando R$ 4,04, com um aumento de 1,86%, e representando uma alta que não era vista no Brasil desde maio deste ano. As quedas na economia da China e da Alemanha foram as grandes responsáveis pela queda na Bovespa, visto que isto pressionou os investidores a não investirem no Brasil e em outros países.

Depois do ocorrido, o Banco Central do Brasil anunciou que pretende realizar a venda de dólares à vista. Este fato não era visto na economia brasileira desde o ano de 2009, quando houve crise econômica internacional

ANÚNCIO

A bolsa de valores nos tempos de Recessão Global

A bolsa de valores é o mercado no qual são negociadas ações de capital aberto (públicas ou privadas) e outros valores. Esta foi criada para ser um lugar seguro e transparente na realização de investimentos financeiros, na medida em que oferece negociação de valores de forma online e outras informações sobre o mercado.

Em território brasileiro as vendas ocorrem somente por meio da Bovespa, Bolsa de valores de São Paulo, e a negociações são feitas por meio de Corretoras de Valores.

Os tipos de ação da bolsa de valores são:

Nominativas (ordinárias): concedem o direito do investidor de participar de assembleias envolvendo assuntos da instituição em que ele investiu;

Preferenciais nominativas: diferentemente da outra modalidade, neste tipo de ação o comprador não tem direito de votar nem de participar das assembleias.

Antes de investir na bolsa e comprar ações de empresas

É importante que o investidor pesquise muito sobre o mercado de valores, movimentação na bolsa, quedas e outros aspectos, pois a bolsa possui muitas variáveis e é preciso estar seguro do que vai investir para que nenhum plano seja frustrado.

Como visto acima, a bolsa de valores é um lugar bastante instável e sujeito à mudanças negativas e positivas, portanto os investidores devem estar atentos quanto às oscilações que ocorrem.

Essa queda ocorrida em São Paulo mostra que todos os países estão, de certa forma, interligados pela economia, e quando um deles sofre alguma crise, todos os outros do grupo são afetados.