Saiba quais são os melhores aplicativos para aprender a tocar violão

ANÚNCIO

Tocar violão é uma das atividades mais prazerosas dentro do mundo da música. O aprendizado desse instrumento ficou facilitado ao longo dos anos e as aulas tradicionais foram substituídas pela internet: os famosos aplicativos.

Aprender a tocar um instrumento é para todo mundo, sem restrição de idade. A música leva as pessoas, diversas sensações. Alegria, animação, tristeza. Por meio do instrumento, é possível se dedicar não apenas a aprender uma canção, ela traz benefícios à saúde do corpo e da mente.

ANÚNCIO

Tome o violão ou a guitarra e confira esses aplicativos. Com essas ferramentas você pode descobrir o quão prazeroso e divertido é tocar. De quebra ainda vai conhecer quais são os benefícios de usar o instrumento.

Tocar violão
Foto: Reprodução/internet

Conheça os melhores aplicativos para aprender violão.

Aprenda a base e saia da estaca zero

Aprender a tocar violão demanda do aluno muita disciplina. Se o seu violão for de cordas de aço é provável que você sinta dores nos dedos. Prefira cordas de nylon para começar.

ANÚNCIO

Porém, se é o que você tem, não tem problema. O tempo e o uso irão fazer com que seus dedos criem uma proteção, diminuindo as dores com o tempo.

Se você não sabe nada do violão, um pouco de teoria é sempre bom. Nada de corpo mole, porque vale a pena. Estude um pouquinho apenas para saber quais são as cordas, quais são as principais notas e o que são cada separação do violão com hastes, chamadas de casas.

Começar com um aplicativo é uma boa depois de analisar um pouco a base desse conteúdo. Pode parecer complexo no início, mas você verá que é tranquilo. Rapidamente é possível ter uma noção e o aprendizado real vem da prática.

Assista esse rápido vídeo rápido para conferir primeiros acordes e conheça os aplicativos em seguida.

Aplicativo para aprender a tocar

Com as ideias frescas na sua cabeça. Pegar um violão e um celular para aprender fica mais fácil. O importante é estudar um pouquinho para não ficar 100% perdido, já que os aplicativo por mais didáticos que sejam precisam de uma atenção maior porque é só você e o celular.

É aquilo que dizem “só aprende a fazer, fazendo”. Com o violão na mão e uma prática diária, quando você menos esperar a sua primeira música vai sair. Para isso o aplicativo chamado Coach Guitar Violão y Afinador é excelente.

Nele não há teoria musical, você aprende na prática com músicas e vídeos. Ele possui diversos estilos musicais e níveis de habilidade para ensinar. Funciona na tela demonstrando o “braço” do violão, as cordas e onde os seus dedos devem estar para fazer aquela nota. Veja na imagem abaixo.

Saiba quais são os melhores aplicativos para aprender a tocar violão
Foto: Reprodução/internet

Músicas mais famosas do aplicativo

Sabemos que a empolgação para aprender o tocar vem das músicas que você imagina apresentar um dia. Seja para os amigos, para a família ou apenas para desfrutar sozinho do seu novo talento.

Por isso, para mostrar um pouco mais o aplicativo confira as algumas das músicas mais famosas que ele disponibiliza para aprender.

  • Shallow – Lady Gaga
  • Back in Black – AC/DC
  • No Woman no Cry – Bob Marley
  • Hotel California – Eagles
  • Diamonds – Rihanna
  • Wish You Were Here – Pink Floyd

Antes de tudo, afine o violão

Porém, nada disso será possível se o seu violão não estiver bem afinado. Você pode ter dominado a teoria, as notas, toda prática e etc, mas com uma afinação ruim tudo sairá horrível.

Estar com o violão afinado antes de começar a tocar é o segredo para as músicas ficarem cada vez mais parecidas com a canção original.

Por isso, uma boa alternativa para afinar o violão é o app GuitarTuna. Os aplicativos desbancaram os afinadores tradicionais e transformaram o celular nisso tudo. Na plataforma, você também pode afinar ukulele, guitarra e violão em diferentes afinações.

O app ainda possui jogos para aprender os acordes e mais de 40 fases para isso. Ele também disponibiliza diagramas para você continuar avançando no conhecimento e também treinar o seu ouvido com o jogo de “audição de acordes”. Dá pra sair craque só com esses apps.

Saiba quais são os melhores aplicativos para aprender a tocar violão
Foto: Reprodução/internet

Violão: benefícios à saúde

Além de se tornar um astro do rock, do country ou seja lá qual estilo você preferir, tocar violão também faz muito bem para a saúde. As cordas e a estrutura de madeira trazem para o corpo humano um dos benefícios que mais precisamos que é a liberação do estresse.

Essa é a justificativa para todos que tocam violão e parecem sempre relaxados e tranquilos. O efeito é possível porque as atividades manuais possuem esse fator tranquilizante.

Assim como desenhar, costurar, esculpir. Quando misturamos atividade manual com a música, o violão se torna um verdadeiro remédio para quem é estressado.

Usar o violão faz com que a atividade cerebral seja aumenta, isso quer dizer que tocando você aprimora as funções do cérebro. O benefício também vale para outros instrumentos musicais.

O mais chocante disso tudo é que com 100 minutos por dia você diminuirá consideravelmente a pressão arterial. Já pensou?

ANÚNCIO