Descubra como criar o seu avatar no Facebook

Os avatares do Facebook foram lançados em maio do ano de 2020. E até hoje fazem sucesso entre os internautas. Começou lá nos Estados Unidos, o que é comum. Mas, na América do Sul ele se tornou muito popular, assim como na China e outros países. 

O problema é que nem todo mundo sabe como fazer um avatar do Facebook. Você sabe? Se não sabe, fique tranquilo porque nós vamos ensinar. Se você já sabe continue lendo também porque tem alguns detalhes que podem deixar o seu bonequinho muito mais legal.

ANÚNCIO
Descubra como criar o seu avatar no Facebook
Foto: (reprodução/internet)

Para você ver que seremos práticos, considere que o texto foi dividido assim:

  • O que significa o termo avatar;
  • O que são os avatares do Facebook;
  • Como criar o seu avatar no Facebook;
  • Ainda não conseguiu criar o seu avatar do Facebook?;
  • Como criar o avatar do Facebook.

O que significa o termo avatar

A gente vai começar com uma curiosidade, venha aqui entender isso. Na tradução mais simples, a gente tem avatar como uma manifestação cultural e corporal. Assim, a origem vem lá da região hindu e significa um ser que é imortal. 

Descubra como criar o seu avatar no Facebook
Foto: (reprodução/internet)

Na prática, a gente tem um mundo digital que permite criar figurinhas que são semelhantes aos usuários, especialmente em redes sociais e de relacionamento, como é o caso do Snapchat, do Apple, do Google, do antigo Orkut e agora do Facebook também. 

A ideia é personalizar um avatar para que fique representativo dos usuários. Ou seja, é um corpo virtual espelhado do que é real. A criação é uma “transcendência” da pessoa, se a gente considerar o termo cultural original. E para quem não sabe, a ideia vem desde 1980.

O avatar no marketing digital

Um pouco antes de falar sobre como criar o avatar no Facebook, considere que ele é uma forma incrível de entrar no marketing digital de um jeito original. O avatar é a identidade de uma pessoa ou de um ícone, como um mascote de uma marca.

Isso faz todo sentido para a internet, onde há uma disputa ferrenha e diária por espaço. O avatar também se refere a personagens de jogos online. Ou seja, no fim das contas, saindo da origem do termo, o que temos é a personificação digital de uma pessoa.

Mais tarde, o termo avatar ganhou o sentido de ser uma representação do cliente. Mas, nesse caso, não o sentido da imagem e sim da representatividade. Para você não confundir, calma. O que vamos apresentar hoje é a ideia do avatar para usuários no Facebook. Veja só!

O que são os avatares do Facebook

A história não é original. É sério. Os avatares do Facebook vieram após o lançamento dos bitmoji do Snapchat. Então, nesse mundo de empresas tecnológicas também vale a máxima de que nada se cria, mas a tudo se adapta, sabe né?

Descubra como criar o seu avatar no Facebook
Foto: (reprodução/internet)

Bom, o Facebook também entrou no mercado de avatares. Eles permitem mais interações entre as pessoas que usam a rede social. Assim, dá para compartilhar emoções e expressões como dizem os criadores deles. Na prática, o avatar é um persona digital.

Isso quer dizer que ele é exatamente o que parece ser: uma imagem do usuário feita de forma digital. Isto é, um jeito de se expressar na internet usando a própria imagem, seja para sorrir ou para chorar. É como se você estivesse ali, no teclado do seu celular. Incrível!

O que dá para personalizar no avatar

Um dos diferenciais que esse tipo de ferramenta traz aos usuários do Facebook é que permite que as pessoas personalizem o avatar de forma bastante idêntica ao que é original. Isso vai desde o tom de pele, como o Facebook diz até mesmo outros detalhes. 

Entre as categorias, você também vê o tipo de cabelo, a cor dos olhos e o formato da boca. O fato é que após alguns minutos, quando você achar que ele está a sua cara, literalmente falando, aí você pode concluir que o avatar estará pronto para uso.

E tem um detalhe: você pode conferir se ele está realmente parecido com você. Como? Basta usar a função de “espelho”. Nesse caso, a sua câmera será aberta para selfies. Então, você pode fazer o comparativo entre o que é real e o digital. E cuidado para não confundir, viu.

Como criar o seu avatar no Facebook

Você pode criar o avatar do Facebook indo naquela barra do menu do Face. Depois, tem o “ver mais”, os “avatares” e pronto. Ou você pode ir em publicações de terceiros e ir no “experimentar”, que permite que você entre nesse mundo também.

Descubra como criar o seu avatar no Facebook
Foto: (reprodução/internet)

Uma última ideia na hora de criar o avatar do Facebook é a partir dos comentários. Assim, seja pelo campo de comentários mesmo do Facebook ou do Messenger, dá para clicar no ícone de um sorriso e “fazer o meu Avatar” para personalizar. 

Parece difícil, mas é só isso mesmo: seguindo esses passos iniciais, a própria plataforma vai indicar os próximos caminhos depois. E eles podem ser usados de vários jeitos, como em publicações, figurinhas de comentários, foto do perfil ou na conversa do Messenger. 

O passo a passo para criar o avatar no Messenger

Só para você comprovar como é fácil isso, a gente vai trazer aqui um passo a passo de como criar o avatar no Facebook a partir do Messenger. Quer ver só? A primeira coisa é atualizar o aplicativo do Messenger e abrir uma nova conversa.

Aí você vai no ícone do Emoji, de onde é possível incluir emojis e GIFs. Por fim, vem a parte do Stickers, que são justamente essas figurinhas ou emoticons, como muita gente diz. Assim, você acaba se ser “escolhido” para criar o seu avatar do Facebook pelo Messenger.

E só para que fique ainda mais impressionado, o Facebook não foi o único a “plagiar” essa ideia do Snapchat, viu. Antes disso, em 2018, a própria Apple criou o Memoji que tinha a mesma ideia e o Google lançou o Bitmoji, naquele mesmo ano, também. 

Usando aplicativos para criar avatares

Saiba que além dos passos originais de cada rede social, você também pode criar avatares a partir de aplicativos terceiros. Há pelo menos uma dezena deles que permite essa personalização e depois você pode compartilhar o resultado.

Descubra como criar o seu avatar no Facebook
Foto: (reprodução/internet)

Então, para quem busca algum diferencial, essa também pode ser uma boa ideia. Esses apps são gratuitos e alguns permitem modificações ainda mais detalhadas de cada expressão corporal, como o piscar dos olhos, por exemplo. 

Os aplicativos para criar avatares

Se você gostou dessa ideia e quer criar um avatar para o Facebook sem usar essa rede social, saiba que tem alternativas como a Memoji, que é a mais conhecida delas. O app é muito querido no iPhone, já que é um dos mais baixados na App Store.

Mas, para quem não gostou, vamos além porque existem vários deles disponíveis também no Google Play. Veja só as referências: Bitmoji, Dollify, Zepeto, Mojipop e Kouji. Aliás, o Kouji também é um dos que mais fizeram sucesso porque permite o controle das ações também. 

Ainda não conseguiu criar o seu avatar do Facebook?

Para terminar a leitura, saiba que quando foi lançada a ideia do Facebook, lá em 2020, muita gente não conseguia criar o avatar mesmo seguindo todos os passos. O motivo é que a rede social estava fazendo isso aos poucos. Mas, hoje, todo mundo consegue fazer isso.

Descubra como criar o seu avatar no Facebook
Foto: (reprodução/internet)

Se você realmente não está conseguindo criar o seu avatar do Facebook o motivo pode ser o fato de que o seu aplicativo pode estar desatualizado, em uma versão bem mais antiga. E tem outro detalhe: só dá para fazer isso pelo celular e não pelo Facebook do computador, ok?

Então, antes de tudo, o primeiro passo, lá atrás é você baixar o aplicativo do Facebook no seu celular. E se você já tem ele, aí vem o passo seguinte, que é atualizar ele para a versão mais nova. Esses processos são bem simples e gratuitos, como você sabe.

Ainda não conseguiu criar um avatar igual você?

Outra dúvida que muita gente tem é sobre o fato de o avatar estar parecido ou não com a pessoa que está usando o Facebook. Na maior parte das vezes, o resultado é incrível, mas nem sempre. Entende? Então, há aqui algumas dicas bacanas para conseguir esse resultado final.

Por exemplo, aposte também no uso de roupas e acessórios, como é o hijab da cultura muçulmana. Ou o sair da cultura indiana. Os looks também fazem a diferença porque permite uma melhor personalização do avatar do Facebook.

Agora, não dá para querer criar os detalhes, como as orelhas ou os cílios sem prestar mais atenção em você próprio, viu? Essa criação é quase que um estudo que cada pessoa tem que fazer sobre si mesma. É assim que se cria os melhores resultados de avatares no Face.

Resumindo: como criar o avatar do Facebook

Como a leitura ficou longa, vamos usar o último tópico fazendo um resumo de tudo. Hoje, são 4 formas de criar o avatar do Facebook: através do menu, das figurinhas, das publicações ou nos comentários. Pode escolher qualquer uma delas. 

O que interessa é que você tenha alguns minutos do seu dia para personalizar o bonequinho que vai ter a sua cara porque são vários detalhes, desde o tom de pele até o uso de acessórios. Depois, o resultado vai ser uma figurinha autêntica, exclusiva e que tem tudo a ver com você.

ANÚNCIO