Motorhome – descubra como montar um

O motorhome deixou de ser um sonho impossível para muita gente e se transformou em realidade. Isso também pode acontecer na sua vida. Este artigo é para mostrar quais os primeiros passos para montar um motorhome e rodar o Brasil e o mundo na estrada.

É importante saber que esse tipo de veículo é totalmente permitido e não há nada de ilegal nesse tipo de adaptação, desde que se pratique as mudanças com segurança. Para quem nunca pensou em morar dentro de um carro, a dica é continuar lendo.

ANÚNCIO
Motorhome – descubra como montar um
Foto: (reprodução/internet)

O texto está dividido da seguinte forma:

  • O que é o motorhome
  • O tipo de motorhome para montar
  • A compra do primeiro motorhome
  • O que é essencial ter no motorhome
  • Quem pode dirigir um motorhome
  • Como criar projetos para o seu motorhome

O que é o motorhome

O motorhome, na tradução mais simples, é uma casa com motor. E isso já nos leva a entender qual é esse tipo de veículo. No Brasil, ele é bem menos comum do que em outros países, como os Estados Unidos. Mas, recentemente, tem ganhado muita força por aqui. 

Motorhome – descubra como montar um
Foto: (reprodução/internet)

Esse conteúdo é para explicar mais do que é um motorhome. O nosso objetivo é falar dos pontos importantes dele. Afinal, o que um motorhome precisa ter para rodar na estrada? Mais que isso: como montar um veículo que seja seguro e confortável mesmo sobre rodas?

E faremos isso do jeito mais simples: com exemplos e informações atuais. Por exemplo, hoje em dia, um veículo do tipo motorhome não vai custar menos do que R$ 70 mil. Aliás, o que pouca gente sabe é que existem vários itens, acessórios e mobiliários focados neles. 

O sonho da casa sobre rodas

Para complementar essa introdução, leve em conta que ter uma casa sobre rodas é o sonho de muita gente. Há quem passe a vida inteira planejando isso, juntando dinheiro e sonhando com essa ideia de ser dono do mundo. A boa notícia é que cada vez mais isso tem sido possível. 

Para se ter uma ideia, na internet, a gente encontra vários dados sobre a realização desses sonhos no nosso país. Logo, houve uma expansão de motorhome no Brasil em 2020, ao passo que o percentual foi de 80% no número de vendas dos equipamentos para esse veículo. 

Sendo assim, vamos ao que interessa. O foco desse conteúdo é mencionar uma espécie de pontos importantes para fazer a primeira viagem de motorhome desde o início. Ou seja, desde a montagem do veículo adaptado para o passeio e estadia a céu aberto.

O tipo de motorhome para montar

Antes de tudo, vamos lá: quais os tipos de motorhomes que existem hoje em dia? São muitos. Por exemplo, pode ser uma van, que tem várias janelas na carroceria e assentos apropriados para o transporte de passageiro. O furgão, menos janelas. Ambos podem virar motorhome.

Motorhome – descubra como montar um
Foto: (reprodução/internet)

Para quem gosta de ver Instagram ou sites de viagens, também já deve ter visto uma Kombi Motorhome, certo? Nesse caso, ela é menor, mais barata e apresenta uma vibe retrô. Mas, pelo fato de ser fora de linha, pode exigir mais criatividade na sua montagem. 

Aí vem as opções de motorhome para a família, pensando em espaço. Tem o ônibus e o caminhão. Eles são ideais para quem precisa de mais espaço, mais cômodos e mais conforto. Ou dá para pensar em alternativas de carros 4×4, o que também pode ser legal.

Os modelos mais inusitados de motorhome

Entre os modelos mais inusitados, nós temos: Defender. Conhece? Ele é um tipo de veículo bem restrito e incomum, mas que pode dar muito certo para virar motorhome. Os Campers são completos, espaços e praticamente estruturados em casas.

Um mais conhecido, porque já foi muito mostrado em filmes, é o Trailer. Logo, ele pode ser puxado por um carro de passeio. Aliás, até mesmo um carro de passeio pode ser um motorhome hoje em dia. no Brasil há exemplos feitos com o Uno Mille, acredita?

No Brasil, existem vários fabricantes de motorhome. Abaixo, a gente vai mencionar um pouco mais sobre criar os próprios projetos. De todo modo, quem quiser conhecer mais vale procurar por UP Motorhome, BTS Motorhome, Patagônia Motorhome e Monte Carlo Motorhome. 

A compra do primeiro motorhome

O que é mais prático e comum de acontecer é a compra de um motorhome. Ou seja, um veículo adaptado para a estrada. Assim, depois é que as pessoas começam a adaptar ela a partir dos gostos pessoais. Raramente, alguém constrói o seu motorhome do zero.

Motorhome – descubra como montar um
Foto: (reprodução/internet)

E nessa compra, o que deve acontecer? A pessoa precisa verificar o bom funcionamento dos mobiliários, do sistema elétrico e hidráulico também. Para quem tem pouca experiência no assunto, uma boa dica é alugar um motorhome e testar ele, com toda funcionalidade. 

De todo modo, a compra exige muito cuidado porque o investimento não costuma ser baixo e as novas adaptações podem deixa-lo ainda mais caro. O motorhome precisa ser confortável e seguro, antes de qualquer coisa.

Os acessórios para motorhome

Em um segundo momento, foque nos equipamentos e eletrodomésticos desse veículo. Tem muita gente que pensa que dá para colocar as geladeiras comuns, os fornos caseiros e outros itens dentro do motorhome. Porém, apesar das possíveis adaptações, esse não é o ideal.

Hoje em dia, existem vários equipamentos próprios para motorhomes. É o caso de geladeiras automotivas, entre outros. Aliás, imagine só uma máquina de lavar roupas que pode chegar a ter até 100 quilos dentro da sua casa sobre rodas. Isso não faz sentido, né?

O peso dela, assim como de camas e sofás, pode sobrecarregar o seu carro durante a viagem e isso trará problemas cada vez maiores. Aí, os consertos vão ser demorados, caros e vão deixar a sua viagem bem longe daquela que você tanto sonhou.

O que é essencial ter no motorhome

Agora uma parte curiosa do artigo: o que é realmente necessário para se ter em um motorhome pensando nessa questão de viagem tranquila? Vamos considerar os equipamentos internos e não a questão do motor ou algo assim, ok?

Motorhome – descubra como montar um
Foto: (reprodução/internet)

Logo, a lista traz o boiler, que é um tipo de aquecedor de água. Ele é importante e todo mundo sabe os motivos. Depois, o sanitário, que tem que ter um fácil descarte. E vem a geladeira automotiva para refrigerar e conservar alimentos e bebidas. 

A partir disso, os próximos itens vão depender da necessidade e gosto pessoal. Aqui entram os eletrodomésticos portáteis, desde pipoqueiras até cafeteiras, passando ainda por panelas de cozimento, sanduicheiras, entre outros.

Os equipamentos de segurança no motorhome

Para complementar o que vimos acima, agora queremos mencionar sobre os itens de segurança do motorhome. Por exemplo, quem tem experiência no assunto diz que é legal ter dois disjuntores, sendo que eles podem servir como opção de emergência.

Para quem pensar em ter geradores com gasolina ou diesel, é bem importante avaliar a montagem com um isolamento térmico perfeito para ir no lugar do gerador. Em caso contrário, poderia haver um superaquecimento do veículo.

Também vale a pena ter registros de água separados para chuveiros, pias e vasos sanitários. O medidor de nível de gás também entra como item de segurança. Isso porque ele permite o uso do botijão de gás de modo mais confortável e menos arriscado nas viagens. 

Quem pode dirigir um motorhome

Agora chegamos naquela parte mais burocrática do texto. Porém, é bem tranquilo entender isso até mesmo porque algumas leis atuam em favor dessa informação que você via conhecer agora. Quem tem CNH tipo B pode dirigir as casas móveis. 

Motorhome – descubra como montar um
Foto: (reprodução/internet)

É isso mesmo. E a novidade vem de 2011, quando uma lei saiu para criar essa organização. Lembrando que as únicas restrições são: lotação máxima do motorhome deve ser de 8 passageiros e mais o motorista enquanto que o peso não pode passar de 6.000 quilos.

Ah, tem mais um detalhe aqui: na documentação do carro é preciso constar que se trata de um “motor-casa” e não um “veículo de passeio”, como estamos acostumados. Sabendo disso, é só engatar a primeira marcha e fincar na estrada.

O que é preciso para dirigir motorhome

Se a parte da documentação é mais simples do que parece, a próxima dúvida é: como dirigir um motorhome? Na verdade, eles são feitos para serem fáceis de serem manuseados na estrada. Logo, quanto menor ele for, mais fácil ainda é a sua direção.

De todo modo, vale sempre se atentar a dicas simples: fazer curvas abertas, saber usar a ré corretamente, dirigir na velocidade permitida, conhecer as regras de trânsito locais e assim por diante. Logo, para um primeiro passeio, vale a pena pensar em lugares mais conhecidos. 

Como criar projetos para o seu motorhome

Para terminar o artigo, saiba que o Brasil tem apresentado grandes empresas especialistas nesse assunto. Afinal, estamos vivendo um verdadeiro boom de motorhomes. Logo, vale a pena pesquisar por essas empresas, trocar experiências e até contratar serviços.

Os melhores exemplos são: Estrela-Mobil, Avanti Home e Vettura Motorhomes. Além delas, existem as concessionárias de vans e motorhomens, como a Divelp Veículos, que tem uma boa estrutura para atender os brasileiros que buscam esse tipo de veículo. 

ANÚNCIO