Conheça os melhores aplicativos para aprender a tocar piano

Aprender a tocar um instrumento não se trata apenas de adquirir uma habilidade ou carreira na música, mas também de auxiliar na vida de muitas pessoas, até mesmo para os que apenas escutam.

ANÚNCIO

Existem estudos que comprovam inúmeras vantagens da música para a saúde física, mental e bem-estar, um verdadeiro provedor de qualidade de vida. O piano beneficia a capacidade de memorização, por exemplo.

No artigo a seguir, será possível conhecer alguns aplicativos para tocar piano, onde o usuário conseguirá aprender técnicas mesmo estando dentro de casa. Confira a lista abaixo.

Conheça os melhores aplicativos para aprender a tocar piano
Foto: (Reprodução/internet)

Conheça alguns aplicativos que vão te ajudar a aprender a tocar piano pelo celular, dentre outras informações, como:

ANÚNCIO
  • Como tocar piano estimula a criatividade;
  • A diferença entre aulas com apps e professores;
  • As vantagens da música para a saúde física;

Aprenda a tocar piano com o Piano Companion

O Piano Compaion é o app perfeito para você que está enferrujado por não tocar um instrumento há algum tempo. Se está precisando de um incentivo para voltar a praticar, acabou de encontrar a ferramenta correta para isso.

aprender a tocar
Foto: (Reprodução/internet)

O aplicativo vem com um catálogo de partituras, cifras e tablaturas para piano, contando com um dicionário de acordes e uma grande biblioteca para que o usuário consiga aproveitar e aprender bastante.

Além disso, ele conta com uma ferramenta que sincroniza automaticamente as partituras com as faixas musicais. Dessa forma, se torna muito mais fácil aprender a tocar piano no celular. Confira abaixo um pouco mais de suas funções:

  • Disponibiliza mais de 1500 tipos de acordes para se tocar no piano e mais de 10 mil escalas;
  • Além disso, disponibiliza a opção de acrescentar seus próprios acordes, em uma biblioteca exclusiva para isso;
  • Suporte com o áudio, disponibilizando a opção de reproduzir em loop um arpejo ou acorde.

Como baixar a plataforma

Caso tenha ficado interessado nesta opção, saiba que ela é disponibilizada gratuitamente dentro das plataformas de aplicativo dos smartphones. Então, para baixar basta entrar na loja de apps do seu telefone e pesquisar pelo nome “Piano Companion”. Para facilitar, você também pode acessar os links abaixo:

Simply Piano

O Simply Piano possui diversas lições de piano, e se você tem o objetivo de aprender a tocar esse instrumento, não há desculpas para não praticar. É uma excelente ferramenta para quem gosta de receber feedback instantâneo.

O aplicativo pode ser colocado ao lado de um piano ou teclado, e quando o aluno toca, ele reconhece a nota e diz se o estudante está tocando corretamente as canções, se notabilizando como um bom método de ensino.

Além disso, é bem didático e disponibiliza diversas lições para quem está iniciando na prática de tocar piano. Se estiver interessando, o download do aplicativo pode ser realizado no Android ou iOS.

Mais informações sobre o app

Depois de compreender de forma geral como esta plataforma funciona, decidimos deixar uma lista ainda mais completa com as funcionalidades do Simply Piano. Para saber mais, confira logo abaixo:

  • Com os cursos disponíveis na plataforma, o usuário terá a chance de aprender o mesmo que 2 anos de aulas presencial, caso tenha disciplina, claro;
  • Temporariamente é acrescentado novos cursos dentro a plataforma;
  • É indicado para iniciantes, intermediários e até mesmo pessoas que já possuem um conhecimento avançado no assunto;
  • Escolha entre diferentes ritmos dentro da plataforma.

Perfect Piano

O Perfect Piano simula um teclado no seu smartphone e vem com 70 canções de amostra para te ensinar a tocar. Existem três modos de teclado: linha única, linha dupla e para dois jogadores.

Dessa forma, o estudante não precisa passar o tempo que estuda sozinho, já que a experiência pode ser compartilhada com outros usuários do app. Inclusive, diversão é um dos diferenciais dessa plataforma.

É possível arrumar o tamanho das teclas para ficar mais confortável, o que torna app mais agradável. Isso acaba tornando a experiência mais divertida para os usuários, que aprendem a tocar as músicas dos seus grupos musicais favoritos. Veja mais informações sobre suas funções:

  • É possível regular as teclas e a sensibilidade do teclado;
  • O piano irá disponibilizar mais de 80 teclas;
  • Opção para fazer gravação enquanto toca;
  • Acesso a um metrônomo;
  • Tenha acesso a 3 tipos de orientação das notas : visualização como pauta, notas em quedas, ou cascata;
  • Conheça novas pessoas, ao redor do mundo, que também usam a plataforma através do chat.

Links para baixar o app

Bom, é preciso informar que esta plataforma e gratuita e hoje está disponível para ser baixada na Apple Store e Play Store. Para isto, basta entrar no link abaixo:

Plataforma para começar a aprender algum instrumento

O EarWizar‪d é um aplicativo bem diferente desses mencionados acima. Ele não é específico para quem pretende aprender a tocar piano, nem algum outro instrumento, mas pode auxiliar muito as pessoas que pretendem começar a aprender o universo musical.

Conheça os melhores aplicativos para aprender a tocar piano
Fonte: (Reprodução/internet)

Apresentado como um simples jogo, no EarWizar‪d‬ será possível ter acesso a três níveis, sendo o difícil, normal e difícil. Por lá será possível repetir uma sequência de acordes que vai aumentando a cada rodada.

Assim será mais fácil se familiarizar com os tons e as notas musicais. Além disso, essa é uma maneira de treinar suas habilidades ao ouvir algum som e ainda pode ajudar na memorização.

No entanto, a plataforma está disponível apenas para dispositivos com o sistema iOS, mas será totalmente gratuito. Para baixar, basta acessar este link.

Tocar piano estimula a criatividade

Além de estimular a capacidade criativa, o processo que envolve esse ato de tocar, buscar interpretações próprias para músicas e a escrita autoral estimula a capacidade de criação dos alunos. Por esse motivo, é muito discutido o ensino de música nas escolas.

aprender a tocar
Fonte: (Reprodução/internet)

Apesar de muitas pessoas ainda serem contra a disciplina, é inegável que é uma maneira muito útil de trabalhar ou desenvolver novas habilidades. Além disso, também serve para aliviar o stress e otimizar a capacidade produtiva.

Pode parecer besteira, mas diversas empresas ao redor do mundo começaram a oferecer salas de descanso com o instrumento para que seus trabalhadores rendam mais.

Aulas com professores poderão ser mais eficazes

É válido dizer que, em muitos casos as aulas presenciais, com professores de música, serão mais eficazes e poderão trazer um resultado de aprendizagem mais rápido do que os aplicativos citados acima.

aprender a tocar
Fonte: (Reprodução/internet)

Isso porque, com o professor será possível entender melhor aquilo que o aluno pode está falhando e, acima de tudo, a reponsabilidade de realmente fazer a aula certamente será maior que quando decidimos aprender usando apenas aplicativos.

Aulas à distância

Vale dizer que, se a praticidade dos aplicativos é o fato de poder estudar à distância de onde você quiser, saiba que hoje existem muitos professores que dão aula online. Por mais que possa parecer ser o mesmo que estudar com os apps, o professor online irá apresentar os mesmos benefícios citados acima.

As vantagens da música para a saúde física

Além de existirem vantagens ao aprender a tocar um novo instrumento, como mencionado acima, a música por si só pode trazer um bem estar muito grande pra vida de quem está tocando ou apenas ouvindo.

aprender a tocar
Fonte: (Reprodução/internet)

Hoje em dia já existem muitos estudos que podem comprovar esta afirmação. Dentre todos os estudos, separamos um que foi apresentado no programa Bem Estar, feito pela pediatra Ana Escobar e a musicoterapeuta Marly Chagas.

Então, confira abaixo 6 pontos que as profissionais detalharam para poder mostrar os benefícios da música para a saúde do ser humano.

  1. Ajuda a criar vínculos – um exemplo claro é quando a mãe, ou o pai, canta para seu filho mesmo que ainda na barriga. Isso faz com que a criança memorize aquela voz e já crie um afeto;
  2. Pode induzir ao movimento – todo ser humano já nasce com o ritmo dentro de si, então ouvir músicas pode ajudar a se movimentar mais quando estiver fazendo aquele exercício físico, por exemplo;
  3. Também pode acalmar – do mesmo jeito que ela pode ajudar no movimento, no momento de raiva uma música mais tranquila poderá ajudar a combater o estresse;
  4. Ajuda no auto conhecimento – muitas pessoas se pegam “viajando” ao ouvirem algumas músicas e muitas acabam se identificando com algumas canções, se conectando consigo mesmo;
  5. Pode amenizar dores – Ouvir músicas e até mesmo cantá-las, do jeito que você souber, pode ajudar a mudar o foco da situação dolorosa e amenizar dores físicas ou emocionais;
  6. Um bom fortalecedor para a memória – Como já foi um pouco falado acima, a música faz muito bem a nossa mente. Inclusive, ela ajuda a criar novas conexões no cérebro, auxiliando a memória.

Veja também – Melhores bandas da década

Se você tem interesse em música, com certeza vai querer saber quais são as bandas consideradas as melhores da década. O levantamento também levou em consideração alguns nomes de sucesso no cenário nacional.

Confira mais em nosso artigo: Quais foram as melhores bandas da década?

ANÚNCIO