Estudo mostra que piscar lentamente para o gato pode melhorar sua comunicação

ANÚNCIO
Estudo mostra que piscar lentamente para o gato pode melhorar sua comunicação
Foto: (reprodução/internet)

Já que seu gato não consegue entender o significado de “eu te amo”, “você me completa” ou “você é o garoto peludo mais bonito do mundo”, você terá que encontrar outra maneira de se expressar. De acordo com um novo estudo publicado na Scientific Reports, piscar devagar pode ajudar.

Embora estreitar os olhos para outro humano possa indicar escárnio, suspeita ou alguma outra emoção negativa, o mesmo provavelmente não é verdade para seus amigos felinos.

ANÚNCIO

Os gatos muitas vezes desviam os olhos quando sentem o perigo – e mantêm contato visual ininterrupto quando estão à espreita – então alguns especialistas acreditam que piscar lentamente significa facilidade ou contentamento.

Mas o que acontece quando você pisca lentamente para o seu gato? Pesquisadores da University of Sussex e da University of Portsmouth conduziram dois experimentos para descobrir.

No primeiro, eles observaram o comportamento de cada gato em dois cenários: depois que o dono piscou lentamente para eles e depois que o dono esteve presente na sala, mas não interagiu com o animal.

ANÚNCIO

Veja também: Adoráveis ​​vacas marinhas antigas já nadaram pelo deserto egípcio agora seco

No segundo experimento, um pesquisador ocupou o lugar do dono, e novamente o comportamento do gato foi registrado em dois cenários: depois que o pesquisador piscou lentamente para eles e depois que o pesquisador adotou uma expressão neutra e olhou ao lado (mas não diretamente no) gato.

Em ambos os experimentos, relata o ScienceAlert , os gatos eram significativamente mais propensos a estreitar os olhos quando os participantes humanos piscavam lentamente para eles primeiro – independentemente de quem era o participante humano.

O segundo experimento também revelou algo mais. Em cada tentativa, o pesquisador acompanhava sua piscada lenta ou expressão neutra estendendo a mão em direção ao gato. Os pesquisadores descobriram que os gatos eram mais propensos a se aproximar se a pessoa piscasse lentamente primeiro.

Em outras palavras, os resultados sugerem que não apenas os gatos consideram o estreitamento dos olhos um gesto positivo, mas também pode ser usado como uma forma de comunicação entre espécies.

Como apenas 18 gatos foram testados em cada experimento, pesquisas adicionais são necessárias. Mas, como a professora de psicologia da Universidade de Sussex, Karen McComb, explicou em um comunicado à imprensa, “é algo que muitos donos de gatos já haviam suspeitado, então é emocionante ter encontrado evidências disso”.

“É uma ótima maneira de aumentar o vínculo que você tem com os gatos”, disse ela. “Tente estreitar os olhos para eles como faria em um sorriso relaxado, seguido de fechar os olhos por alguns segundos. Você verá que eles respondem da mesma forma e você pode iniciar uma espécie de conversa.”

Traduzido e adaptado por equipe Conhecimento Agora

Fonte: Mental Floss

ANÚNCIO