Conheça os maiores percursos para fazer trilha no mundo

Ter contato com a natureza é uma das práticas mais saudáveis para o corpo e para a mente. Já pensou em separar um tempo para fazer uma trilha incrível com a família? Durante as trilhas é possível contemplar cachoeiras, flora e fauna da região. Em alguns países existem até vales de gelo.

Claro que não dá para simplesmente fazer o mochilão e cair na estrada, é necessário buscar informações sobre o lugar primeiro. A National Geographic, revista especializada no mundo selvagem, listou as melhores e maiores trilhas do mundo. Se você é amante da natureza, certamente vai contemplar esses lugares. Veja só.

ANÚNCIO
Conheça os maiores percursos para fazer trilha no mundo
Fonte: (Reprodução/Internet)

Trilha Kunsgsleden 

A trilha Kungsleden fica localizada em uma província na Suécia chamada Lapónia. O local conta com mais de 400km de percurso, atravessando ambientes selvagens na parte ocidental do Oeste Europeu. Quem se dispõe a se aventurar na região, precisa estar pronto pelo monte mais alto da Suécia. 

Conheça os maiores percursos para fazer trilha no mundo
Fonte: (Reprodução/Internet)

Durante o trajeto, é possível encontrar cabanas para se refugiar caso ainda esteja na trilha na parte da noite. Os aventureiros também usam as cabanas para esperar a chuva passar, caso sejam pegos desprevenidos. A alta temporada na região é entre julho e agosto, alguns locais indicam o passeio em setembro quando está mais vazio.

Para quem não sabe, dos países da Europa, a Suécia é o mais procurado. Lá se encontram as principais atrações turísticas selvagens do mundo. Reúne experiências incríveis para o público que gosta de esportes radicais. Inclusive, as atividades mais comuns, entre os turistas e os locais, são justamente as trilhas e caminhadas em montanhas.

Trilha Grand Canyon 

O Grand Canyon também possui uma trilha famosa entre os mochileiros de plantão. Os brasileiros que já foram no local recomendam que os interessados organizem um roteiro. É interessante conhecer os três aros do cânion, o Norte, o Sul e o Oeste. A travessia entre todos os aros tem 354km.

Conheça os maiores percursos para fazer trilha no mundo
Fonte: (Reprodução/Internet)

É possível percorrer todo esse trajeto de carro em cerca de 4 horas e 15 minutos, passando pela Navajo Bridge. A pé o percurso da caminhada pode demorar até 6 dias. A vantagem é que estará contemplando os recursos naturais deste lugar. Os profissionais indicam fazer a trilha em março ou novembro, que é quando o fluxo de turistas é menor.

Lembrando que o Grand Canyon fica nos Estados Unidos. O público que visita o local costuma se hospedar em Las Vegas, pois a distância entre a cidade e o parque é de 450km. Assim fica mais fácil comtemplar o maior cânion do mundo, com a cominação de cores entre os penhascos e raios solares. É de tirar o fôlego.

Trilha Everest Base Camp 

O Everest Base Camp também compõe a lista de maiores trilhas do mundo. Localizada no Nepal, os aventureiros encaram uma trilha com 5 mil metros de altura percorrendo a montanha mais alta do planeta: o Everest. Existe uma trilha que sai diretamente da cidade do Himalaia, mais precisamente em Lukla.

Conheça os maiores percursos para fazer trilha no mundo
Fonte: (Reprodução/Internet)

A partida da trilha conta com “pequena altura” de 2.800 metros até a Base Camp do Everest. O trajeto leva 16 dias para ser feito. Com toda essa dimensão, é possível contemplar os maiores picos do mundo. A experiência parece ser incrível, proporcionando passeios por vilarejos com templos budistas, paisagens e florestas encantadoras.

A alta temporada costuma ser nos meses de março e abril, por ser um período de muitas flores na região. Em novembro, o lugar enfrenta um tempo mais seco e com menos chuva. O médico João Claudio descreveu sua experiência no site Gente de Montanha, e declarou que apesar da trilha ser demorada, é segura e demarcada.

Trilha do Monte Fitz-Roy

A trilha do Monte Fitz-Roy é famosa por estar situada na Patagônia, um lugar que já fala por sió. O local fica mais afastado, mas conta com paisagens espetaculares. A trilha é bem acessível aos brasileiros já que fica nos países vizinhos, Argentina e Chile. A Patagônia se encontra com a Cordilheira dos Andes, na fronteira entre esses dois países.

Conheça os maiores percursos para fazer trilha no mundo
Fonte: (Reprodução/Internet)

O percurso começa na saída da cidade El Chaltén, com trajeto entre Massivo do Fitz Roy e o monte, com o mesmo nome, e pode durar uma semana. O monte começa a se erguer nas vegetações da Patagônia, atingindo uma altura de 3.300 metros. A trilha contempla o Parque Nacional dos Glaciares, cachoeiras, geleiras e, claro, florestas.

Muitos aventureiros adoram esperar o pôr-do-sol, que é incrível na região. O final do verão é o período ideal para fazer a trilha. Na Argentina, o término dessa estação acontece entre fevereiro e março. Então, quem é apaixonado por natureza provavelmente vai amar a Flitz Roy. A título de curiosidade, a cidade de El Chaltén é conhecida como capital do trekking (trilha).

Trilha Petra

Ainda, temos a trilha Petra, no deserto da Jordânia. Petra é um sítio arqueológico situado no sudoeste do país. A região conta com monumentos históricos, construídos antes de Cristo, próximos das famosas montanhas avermelhadas. Há quem diga que o passeio se torna mais divertido quando chega na cidade através da trilha do que nos ônibus turísticos.

Conheça os maiores percursos para fazer trilha no mundo
Fonte: (Reprodução/Internet)

Os mochileiros recomendam fazer a partida da cidade de Dana e atravessar  o Vale Wadi Araba. O trajeto também conta com uma “leve subida” nas montanhas de Sharah, passando por verdadeiros paraísos. A estimativa é de percorrer 80km dentro de 7 dias. As temperaturas mais tranquilas são entre os meses de outubro e abril.

Se quiser conhecer cada canto do interior do país, pode levar até 40 dias. O que não pode ficar de fora é a vista às falésias e ao Vale do Jordão, além de apreciar as águas do Mar Vermelho. Apesar da Jordânia ter pontos turísticos incríveis, Petra sem dúvidas é o lugar mais procurado com natureza imponente e labirintos de vales e colinas.

Trilha Grindelwald

Já a trilha Grindelwald fica na Suíça, localizada nos Alpes. O país possui uma das trilhas mais belas da Europa, com vistas espetaculares. Ao contemplar os Alpes suíços, é possível ver lagos, florestas e uma beleza ímpar da região. A trilha Grindenwald tem 11,6km, podendo ser concluída em 2 dias por mochileiros iniciantes.

Conheça os maiores percursos para fazer trilha no mundo
Fonte: (Reprodução/Internet)

Durante o percurso, os visitantes se deparam com um lindo vale entre os picoes de Shreckhorn e de Eiger. A região também oferece outros passeios envolvendo a natureza, como o teleférico  que deixa os turistas em uma altura que pode até assustar de início. Mas a vista das montanhas geladas rouba a cena.

Trilha Yosemite 

Outra trilha gigante é a do parque de Yosemite, nos Estados Unidos. O paraíso natural fica nas montanhas da Sierra Nevada, no estado da Califórnia. O local é tradicionalmente conhecido por suas trilhas anuais, que dão vistas para florestas e cachoeiras da região. A trilha não está disponível durante o ano todo, apenas entre os meses de julho e setembro.

Conheça os maiores percursos para fazer trilha no mundo
Fonte: (Reprodução/Internet)

Esse período corresponde ao verão no hemisfério norte. A trilha tem início no Parque Nacional e passa pelo Rio Merced, contemplando os lugares mais bonitos do Yosemite. Sem contar das paisagens que podem ser vistas através dos gigantescos paredões de granito. Essa trilha é destinada só para trekkers experientes em caminhadas na natureza.

Trilha Chilkoot

Já a trilha Chilkoot fica entre o Canadá e os Estados Unidos, mais precisamente no território de Yukon. O percurso conta com distância de 50km de puro relatos históricos. O lugar é conhecido pela caça ao tesouro feita pelos garimpeiros do século 19. Depois de um século, o trajeto virou um famoso ambiente de trilha.

Conheça os maiores percursos para fazer trilha no mundo
Fonte: (Reprodução/Internet)

Durante o percurso, os trekkers passam pelo Chilkoot e finalizam a caminhada no Bennett Lake, além de contemplar parques nacionais muito belos. O indicado é fazer a trilha entre os meses de junho e outubro. O mês com o melhor clima é agosto, consequentemente é o período de alta temporada.

Trilha Rochosas Canadenses

Também no Canadá tem a trilha Rochosas Canadenses, sendo uma das maiores do mundo com cerca de 5 mil km. O trecho passa pelo sul dos Estados Unidos até a província Colúmbia Britânica, no Canadá. Segundo turistas que já passaram por lá, a parte da trilha que fica em território canadense é mais bonita, com montanhas nevadas e paisagens incríveis.

Conheça os maiores percursos para fazer trilha no mundo
Fonte: (Reprodução/Internet)

O principal ponto é o Vale de Tonquin, localizado no Parque Nacional de Jasper. A trilha na região dura entre 3 a 5 dias, com percurso de 40 km. Durante o trajeto é possível admirar lugares belíssimos e ainda tem a chance de avistar um urso grizzilie, animal comum na natureza local.

Trilha Baías dos Fogos

Por fim, mas não menos bonita, a trilha Baía dos Fogos, na Tasmânia. A ilha fica a 250km do sul da Austrália e apresenta uma natureza selvagem exuberante. Os amantes da natureza podem contemplar as peculiaridades do lugar. A trilha tem partida no Parque Nacional do Monte William e passa por diversas praias, com águas cristalinas e areia brincando.

Conheça os maiores percursos para fazer trilha no mundo
Fonte: (Reprodução/Internet)

Os acostumados com a região indicam que a trilha deve ser realizada com acompanhamento até a chegada no lugar de hospedagem. Não há nenhum estabelecimento para se alojar nas proximidades. Sem contar que as florestas da Tasmânia são conhecidas por ter cobras venenosas.

ANÚNCIO