Descubra a melhor maneira para fazer uma mala de viagem

Dificilmente alguém não vai gostar de viajar, mas fazer as malas é sempre um grande desafio, não é verdade? A missão é colocar tudo que quer levar dentro da mala, e de forma organizada. Pior do que fazer a mala de viagem, é desfazê-la. No entanto, quando as roupas e os demais itens são colocados corretamente, mexer no vespeiro vai ser mais simples do que imagina.

Algumas estratégias práticas podem ajudar, mas antes de tudo é necessário saber se vai viajar de carro, de ônibus ou de avião. Anote isso pois vai fazer toda diferença na hora de aplicar o passo a passo. Quer saber como arrumar a mala sem sofrimento? Acompanhe este artigo e saiba de todos os detalhes.

ANÚNCIO
Descubra a melhor maneira para fazer uma mala de viagem
Fonte: (Reprodução/Internet)

Escolha uma mala

Pode parecer óbvio, mas esse passo é fundamental para a organização das coisas que vai levar de viagem. Não é escolher qualquer mala, é selecionar aquela que vai atender às suas necessidades durante o tempo que ficará fora. Por exemplo, se vai fazer uma viagem curta de um final de semana, uma mala grande não é necessária. Pelo contrário, pode atrapalhar.

Descubra a melhor maneira para fazer uma mala de viagem
Fonte: (Reprodução/Internet)

Outra questão a ser considerada é o lugar de destino. Suponhamos que esteja indo para um lugar com mais natureza e que vá ficar em uma pousada, a ideia de mala de rodinha não é ideal. O mochilão seria mais recomendado neste caso. Da mesma forma, se a viagem for de negócio e por poucos dias, a mala de mão com rodinhas pode facilitar no dia a dia.

Agora, se vai fazer uma viagem internacional, as malas maiores são recomendadas. Porém é importante ficar de olho no limite de peso e dos itens que não podem estar nela. Alguns anos atrás era possível despachar gratuitamente duas malas de até 23kg. Atualmente, a maioria das companhias estipularam o limite de uma bagagem de até 23kg nos voos internacionais.

Faça uma lista

Depois de escolher a mala, faça uma lista de tudo que não pode faltar na bagagem. Conforme for separando os itens, faça um “check” para melhorar o controle. Fazer a mala sem pensar muito e colocando as coisas automaticamente é sinônimo de bagunça. Provavelmente terá dor de cabeça depois.

Descubra a melhor maneira para fazer uma mala de viagem
Fonte: (Reprodução/Internet)

Pense em todas as ocasiões que existe a possibilidade de ir. Se já tem uma agenda, pense nas coisas que vai precisar para cada evento. Considere a previsão de tempo do local, roupas para dias de passeio ao ar livre ou lugares mais formais. Quando não se tem uma breve noção das atividades da viagem, fica difícil limitar a quantidade de roupas que vai levar.

Monte looks 

Evite ir colocando as roupas na mala de forma aleatória. Tente visualizar as peças que combinam entre si. Por exemplo, calças e saias podem compor diversos looks. Então já mentalize em quais ocasiões poderá utilizar cada uma dessas combinações. Além de economizar espaço na mala, facilita na organização. 

Descubra a melhor maneira para fazer uma mala de viagem
Fonte: (Reprodução/Internet)

Sem contar que quando chegar no destino, não vai demorar muito tempo para escolher a roupa para sair. Portanto, vale a pena dobrar as roupas combinadas e deixá-las umas das outras na mala. Outro benefício é que na hora de tirar a mala, não vai precisar revirar todas as peças para encontrar o look. Dá para manter a mala organizada durante toda a viagem.

Priorize roupas que não amassam 

Além disso, prefira colocar na mala roupas com tecidos que não amassam. Ter que passar a roupa durante a viagem ou usar o look amassado não dá, né? Hoje em dia, encontrar peças que podem ser facilmente dobradas na mala, sem amarrotar, é mais fácil de encontrar nas lojas. Também, opte por peças com cores mais neutras como azul escuro, preto, branco e cinza. 

Descubra a melhor maneira para fazer uma mala de viagem
Fonte: (Reprodução/Internet)

Claro que se o destino for a praia, pode utilizar outras cores. Mas lembre-se que o ideal é levar peças que casem bem com outros itens da combinação. Levar uma peça muito estampada pode limitar os looks da viagem, e consequentemente você vai precisar colocar outras roupas na mala. Logo, ocupará mais espaço. 

Enrolar ou dobrar?

Muita gente fica na dúvida de como colocar as roupas na mala. Os métodos mais utilizados são dobrar e enrolar as peças, a fim de caber mais coisas na bagagem. No geral, enrolar as roupas é a técnica mais eficaz para não amarrota-las  e para ganhar mais espaço. Dobrar só é recomendado quando se trata de roupas volumosas como casacos e camisas sociais. 

Descubra a melhor maneira para fazer uma mala de viagem
Fonte: (Reprodução/Internet)

As demais podem ser enroladas tranquilamente. Além de economizar espaço, quando for abrir a mala para pegar algo, fica mais fácil visualizar onde está cada item. Algumas pessoas indicam os organizadores de mala, pois ajudam a dividir os espaços em compartimentos. Assim, pode colocar roupas de praia em um canto e roupas normais de outro, por exemplo.

Separe uma nécessaire para colocar acessórios pequenos. Para meias e roupas íntimas, separe uma bolsinha de tecido para colocá-los. Para otimizar ainda mais o espaço, pode colocar as meias nos sapatos e encaixar as roupas íntimas nos vãos entre uma peça e outra. Claro que todas essas peças devem estar dobradas ou enroladas.

Cuidado na hora de guardar os sapatos 

Sem dúvidas, os sapatos são os itens mais chatos para colocar na mala. Na hora de escolher qual levar, use a mesma lógica das roupas. Opte por sapatos que dão certo com mais de uma opção de look. Além dos sapatos ocuparem muito espaço na bagagem, acabam pesando na mala. Isso pode atrapalhar na hora de despachar, a depender do lugar de destino. 

Descubra a melhor maneira para fazer uma mala de viagem
Fonte: (Reprodução/Internet)

A dica é ter organizadores específicos para guardar os sapatos, seja em saquinhos ou tecidos. Outra estratégia infalível é usar toucas de banho descartáveis. Ajuda a não deixar cair sujeira nas roupas ou na mala. Alguns especialistas em organização indicam não utilizar sacos plásticos, mas sim os de tecido para os itens respirarem. 

Além disso, ao colocar os sapatos nos sacos de tecido, é possível encaixá-los na lateral da mala como se fosse um cerco. Essa tática ajuda inclusive a manter as demais peças no lugar. Outra opção mais comum é colocar os sapatos na divisória que fica na parte superior da maioria das malas. 

Tenha atenção com os produtos de higiene e de beleza

Não caia na furada de levar embalagens de shampoo de 400 ml se for passar poucos dias fora. O ideal é adquirir kits miniaturas que podem ser encontrados em qualquer farmácia por aí. Caso não seja apegado a uma marca de produto específica, pode utilizar shampoo e condicionador oferecido pelos hotéis. 

Descubra a melhor maneira para fazer uma mala de viagem
Fonte: (Reprodução/Internet)

Se não quiser abrir mão dos produtos que utiliza, é recomendado que compre pequenos recipientes para colocá-los na quantidade ideal. Opte por levar escova e pasta de dente, shampoo e condicionador em nécessaires pequenos. Deixe de lado as bags grandes. Outro detalhe é que não precisa carregar toalha na mala.

Afinal, os estabelecimentos de hospedagem costumam dar toalhas para os clientes. Sem contar que esses itens ocupam um espaço gigante na bagagem. Ainda assim, se não quiser abrir mão da toalha, prefira uma de microfibra pois é mais leve e fina. O tecido é mais fácil de enrolar e não preenche tanto a mala.

Tenha uma mala que dobre

Caso o destino da viagem seja para um lugar que você tem certeza que vai fazer compras, leve uma mala dobrável. É uma situação desesperadora fazer compras e os itens não caberem na mala. Então, já vá preparado para eventuais comprinhas. As malas dobráveis não ocupam tanto espaço e podem quebrar um galho e tanto.

Descubra a melhor maneira para fazer uma mala de viagem
Fonte: (Reprodução/Internet)

Além disso, estará evitando gastar uma fortuna em uma outra mala. Ninguém merece ficar atrás de mala no meio da viagem, não é verdade? Ainda que não vá fazer compras, ter uma segunda opção é interessante. Quando se está fora de casa, qualquer eventualidade pode acontecer. 

Ainda, certifique-se de que tem espaço sobrando na mala. Não é legal ter uma bagagem explodindo de coisas. Aliás, isso pode atrapalhar na hora de despachar a bagagem. Geralmente, ninguém volta de viagem com a mala pesando a mesma coisa. Sempre tem lembranças, chapéu de praia ou outros acessórios. Logo, seja estratégico.

Como desfazer as malas 

Pior do que fazer as malas é desfazê-las,  ainda mais quando chega cansado de viagem. No entanto, isso pode ser menos chato se usar alguns métodos infalíveis. O primeiro é não enrolar para tiras as coisas da mala, quanto mais o tempo passa mais preguiça vai ter de fazer. Então, não deixe para o dia seguinte. 

Descubra a melhor maneira para fazer uma mala de viagem
Fonte: (Reprodução/Internet)

Também, saiba que precisa ter organização na hora de desfazer as malas. Não saia pegando tudo aleatoriamente, comece pelos acessórios, produtos de higiene e sapatos. Já os coloque em seus devidos lugares, se quiser limpá-los deixe em um canto para fazer após concluir tudo. Deixe as roupas por último, pois vai levar mais tempo para separar as que estão sujas.

Quanto às peças que não foram usadas, dobre-as e coloque-as no guarda-roupa. Se quiser tornar a atividade mais divertida, coloque uma música ou algum programa que goste. Quando terminar, vai perceber que nem foi tão difícil quanto pensava. Por fim, faça uma avaliação se tudo que levou foi usado ou se poderia dar uma enxugada nas próximas viagens. 

Seja desapegado 

Uma das principais coisas que atrapalham a organização da mala ou de até mesmo organizar as coisas em casa é ser apegado. Às vezes a pessoa nem precisa de determinado item, mas quer a qualquer custo levá-lo na mala. 

Aprenda a avaliar outras opções de roupa, sapatos ou acessórios. Antes de colocar algo na mala avalie se realmente precisa da peça. Se chegar à conclusão de que o item pode ser substituído por algo mais prático, faça. Evite dores de cabeça durante as viagens.

ANÚNCIO