CNH Gratuita 2020: Requisitos e como se Inscrever.

ANÚNCIO

É o sonho de muitos brasileiros possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), porém nem todos conseguem arcar com os valores das auto escolas, afinal, querendo ou não é um valor significativo que pode pesar no bolso de muitos. 

O valor do curso para ter carteira de motorista não é nada barato, podendo chegar a R$ 2.500 reais, sem contar que em 2020 teve um aumento de aproximadamente 3,9 % em comparação ao ano de 2019. Lembrando que o valor acima pode variar dependendo do Estado e da quantidade de categorias que você quer, carro e moto por exemplo. 

ANÚNCIO

Com o intuito de ajudar as pessoas que não possuem emprego, e consequentemente, não têm condições de dar entrada no curso para tirar sua carteira, criou-se a CNH Social. 

CNH Gratuita 2020: Requisitos e como se Inscrever.
Fonte: (Reprodução/internet)

Você tem interesse de ganhar dinheiro dirigindo, mas não tem condições de tirar sua carteira? Continue lendo esse texto e descubra como conseguir fazer isso de forma gratuita. Saiba se você se enquadra nos requisitos para fazer sua inscrição. 

CNH SOCIAL 2020 

A CNH Social foi um projeto aprovado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, com o intuito de proporcionar que as pessoas desempregadas há pelo menos 1 ano e com menos condições financeiras possam realizar, gratuitamente, o procedimento para tirar a carteira de motorista.

ANÚNCIO

O objetivo deste projeto, não é apenas dar acesso à CNH, é muito mais que isso. Visa oferecer a chance da pessoa desempregada ter uma profissão que requeira a carteira de motorista.

Além de poder ter sua primeira habilitação sem pagar nada (inteiramente financiada pelo SEST/SENAT, entidades sem fins lucrativos), você também terá acesso ao projeto Habilitação Profissional para Transporte, que consiste na mudança de categoria de carteira do motorista para inseri-lo no mercado. 

Alguns Estados brasileiros já vinham adotando projetos similares, mas esta iniciativa veio com intuito de tornar nacional a implementação. Por enquanto, apenas os estados de São Paulo, Espírito Santo, Goiás e o Distrito Federal realizam o procedimento. 

Requisitos

Para ser beneficiário da CNH 2020 é necessário preencher alguns requisitos exigidos pelo Governo Federal. Vejamos: 

  • Ter inscrição no Cadastro Único ;
  • Ser maior de 18 anos;
  • Estar desempregado(a) há 1 ano ou mais .
  • Receber benefício de algum programa social do governo, Bolsa Família por exemplo;
  • Ter renda de até 2 salários mínimos por mês
  • Realizar todos os exames exigidos para o tipo de categoria da carteira
  • Ter Ensino Fundamental completo.

Alguns requisitos podem variar, então é importante verificar as informações através do site do Detran do seu Estado. 

Como se inscrever?

As inscrições em todo o Brasil são realizadas no site do SEST/SENAT. É bem simples, ao entrar na página você irá procurar no meio da tela a opção “Cursos” e clicar em “CNH social e Carteira Profissional”, após isso é só preencher seus dados pessoais. 

CNH Gratuita 2020: Requisitos e como se Inscrever.
Fonte: (Reprodução/internet)

 

Por enquanto, a página informa que as vagas ainda não estão abertas, e que não há previsão de quando as inscrições estarão disponíveis. No entanto, é importante acompanhar caso ocorra futuras atualizações para você não ficar de fora. 

Sem sombra de dúvidas, esse projeto irá beneficiar muitas pessoas que se encontram desempregadas e que necessitam da carteira de motorista para ingressar no mercado de trabalho. 

ANÚNCIO