Veja como importar do AliExpress

Todo consumidor brasileiro conhece ou já ouviu falar do AliExpress. É uma empresa que faz parte do grupo Alibaba e existe desde 1998. O nome por trás é o de Jack Ma, hoje um dos homens mais ricos do mundo. A ideia dele de explorar o e-commerce deu certo.

Assim, o marketplace nasceu em 2010 e hoje representa uma das maiores plataformas de vendas online da China para o mundo. Nela é possível comprar de pequenos fabricantes e preços mais baixos. E a partir disso, se torna possível comprar para revender os produtos.

ANÚNCIO
Veja como importar do AliExpress
Foto: (reprodução/internet)

Para saber tudo sobre como importar legalmente do AliExpress, continue lendo:

  • Como comprar produtos do AliExpress para revender;
  • Como formalizar a compra da China;
  • Quais os custos de comprar no AliExpress;
  • Como pagar as compras do AliExpress;
  • O que mais é vendido no AliExpress;
  • Para saber mais sobre a importação de produtos da China.

Como comprar produtos do AliExpress para revender

Existem vários modelos para se fazer esse tipo de negócio, importando da China. O mais conhecido é o drop shipping, um modelo de negócio do e-commerce que permite que a loja virtual faça a venda e o fornecedor entregue diretamente para o consumidor final. 

Veja como importar do AliExpress
Foto: (reprodução/internet)

E no caso do AliExpress isso se torna possível porque conta com o serviço AliExpress Standard Shipping, uma empresa de logística do grupo Alibaba. E o revedendor brasileiro que usa essa técnica não precisa fazer cadastro de fornecedor.

No entanto, é preciso saber quais os fabricantes que estão dispostos a trabalhar com esse tipo de modalidade. De maneira geral, descrevem isso nos anúncios, já que acaba sendo um diferencial para eles vencerem os concorrentes. 

O serviço de Premium Shipping

No ano de 2019, a AliExpress também lançou um serviço beneficiando esse grupo de pessoas que querem trabalhar com a revenda dos produtos. Nesse caso, o Premium Shipping permite que a entrega seja feita em até 28 dias após a comprovação do pagamento.

Para acessar esse diferencial, é preciso seguir todas as regras do drop shipping, como ter um CNPJ ativo e estar ativa para operar nesse formato do e-commerce. Para quem está começando, uma ideia é pensar em abrir um micro negócio, através do MEI.

Aliás, para quem está pensando em revender produtos da China, a gente vai dar continuidade nesse texto. Vamos trazer aqui dicas sobre como formalizar a compra internacional, mostrar quais os custos de operar com o CNPJ e até como pagar as compras. Continue lendo.

Como formalizar a compra da China

Este conteúdo é informativo. Portanto, precisamos trazer aqui informações que realmente vão agregar valor no negócio ou no novo negócio. Saiba que comprar produtos para revender é crime se você não tiver uma empresa aberta para esse fim.

Veja como importar do AliExpress
Foto: (reprodução/internet)

Portanto, a formalização se faz importante para a importação de produtos internacionais. Isso quer dizer que mesmo que o AliExpress permita que pessoas físicas comprem em lotes ou grandes quantidades, a legislação brasileira exige que a revenda tenha dados cadastrais.

Logo, ao comprar produtos do AliExpress para revender, o ideal é que você informe o seu CNPJ. CNPJ é o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, sendo um tipo de RG da empresa. E tem várias formas de ter um CNPJ, como se tornando um MEI.

O que acontece se comprar para revender sem CNPJ

Em algum momento, a pessoa até pode dar sorte de nada acontecer. Porém, na grande maioria dos casos, o que vai acontecer é que a alfandega vai parar a sua compra. Assim, as mercadorias são confiscadas e o resultado pode ser multas pela prática ilegal.

Além dos dados da compra para revenda, também é importante que através do CNPJ você diga para a Receita Federal para quem o produto foi vendido. Ou seja, isso acontece através de notas fiscais de saída do produto. Assim, dá para atuar de forma legal no e-commerce.

O Comércio Exterior, na internet, diz que a legislação não permite esse tipo de negócio, entre pessoa física e revenda. Assim, “se presumir que a operação foi realizada com finalidade comercial, a pessoa poderá ser penalizada”. 

Quais os custos de comprar no AliExpress

Outro ponto de preocupação de muita gente e que realmente faz sentido é sobre os custos de importação com CNPJ. Obviamente, isso vai ser mais caro do que importar como pessoa física. No entanto, é o modo legal de fazer a importação de produtos chineses.

Veja como importar do AliExpress
Foto: (reprodução/internet)

Os impostos de importação são pagos ao Governo Federal, Estadual e Municipal. Eles são incidentes sobre as operações e garante que o processo seja legal. O Imposto de Importação tem um cálculo feito a partir do valor da mercadoria, o que varia de 0% até 35%. 

Fora o Imposto de Importação, a pessoa que importa produtos também deve se atentar ao IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Tem ainda o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), além do PIS e COFINS, com cotas que partem de 1,65%. 

Outros custos da importação de produtos

Além dos impostos que mencionamos acima, leve em conta que o importador também terá custos com o frete internacional, que tende a ser maior do que o frete dentro do país. Esse frete do exterior tem relação à mercadoria e também ao meio de transporte usado.

Por exemplo, o frete marítimo é cobrado com base na quantidade de itens enquanto que o frete aéreo custa por quilo de produto. E depois tem o que é chamado de frete doméstico, que é o transporte do porto até o endereço indicado.

E, por fim, ainda se deve considerar os custos de importação que são aduaneiras. Logo, isso se traduz pelo fato de que valores acima de 3 mil dólares devem ser cadastrados no Siscomex (plataforma do Comércio Exterior). A operação pode custar até R$ 1,5 mil. 

Como pagar as compras do AliExpress

Vistos os custos da importação de produtos chineses e de outros países, vamos falar sobre como pagar as compras feitas. Levando em conta o AliExpress, considere que as compras regulares, que são aquelas acima de US$ 20 podem ser pagas por transferência.

Veja como importar do AliExpress
Foto: (reprodução/internet)

Isso quer dizer que o comprador terá que escolher alguma opção possível para isso, como Pay Pal, Wire Transfer e outras. Logo, o AliExpress permite ainda que se conheça dados como do IBAN e do SWIFT, que é sobre a conta de quem vai receber o dinheiro.

O pedido tem um número especifico na plataforma do AliExpress. E na plataforma de pagamentos tem a opção de “pagar por produtos ou serviços”. É importante saber que os pagamentos no AliExpress acontecem por dólares americanos. 

Como avaliar os preços dos produtos no AliExpress

Ainda que não tenha tudo a ver com as formas de pagamento, saiba que existem ótimas dicas para quem está pensando em comprar produtos para revender. Por exemplo, saiba que não se deve avaliar apenas o valor do produto, afinal, há taxas e impostos, não é mesmo?

Além disso, a categoria do produto também vai dizer muito sobre as taxações do governo. Para se ter base, quem pensa em revender produtos eletrônicos, como fones de ouvido e acessórios para celular, podem ter taxas de 60% sobre o valor original.

Por isso, vale sim a pena criar um plano de negócios para levar em conta o que revender no Brasil. Assim, mais do que definir um produto pelo preço, é importante conhecer o mercado, pesquisar os preços de venda, avaliar os custos logísticos e até mesmo os fornecedores. 

O que mais vende no AliExpress

Seja por pessoas físicas ou pessoas jurídicas (empresas), saiba que todos os anos o AliExpress lista os seus produtos mais vendidos aos brasileiros. No último ano, de 2021, essa lista começou nos smartphones e foi até os fones bluetooth.

Veja como importar do AliExpress
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, esse ranking também trouxe produtos ligados à saúde, muito pelo fato do momento em que o mundo todo vivia. É o caso de umidificadores de ar, garrafas de água e os relógios inteligentes (smartwatches). Eles estiveram no top 10 de 2021. 

Outro fato importante, que pode ser muito interessante para quem pensa na revenda, é o fato de que no fim de 2021 e início de 2022, a área da beleza mostrou uma retomada. E nesse novo ranking de produtos do AliExpress entram maquiagem e itens da moda. 

Mais detalhes 

Ainda na lista de produtos de moda, a gente pode mencionar aqui os cílios postiços e os óculos de sol. Aliás, os itens ligados ao verão sempre estão em alta, como é o caso de camisetas com proteção UV e as bermudas para atletas.

Para saber mais sobre a importação de produtos da China

Quem quer começar um negócio do jeito certo deve levar em conta as informações oficiais que vem do Comércio Exterior. Por exemplo, em um dos materiais divulgados publicamente, o Fazcomex diz que “pessoa física não pode importar com finalidade comercial”. 

E nessa mesma página, ainda existem outras informações. Por exemplo, “AliExpress terá 3 vôos semanais para trazer encomendas para o Brasil – com a decisão, a previsão é a de que compradores recebam as encomendas da China em até 30 dias após a compra”. 

ANÚNCIO