CIEE – Como encontrar vagas de emprego em todo Brasil

No mundo dos estágios e programas de aprendizagens não há quem não conheça o CIEE no Brasil. A empresa é voltada e focada a inserir jovens estudantes no mercado do trabalho, considerando assim aquela busca incessante pelo primeiro emprego. 

Nesse artigo, vamos mencionar pontos interessantes para você entender como o CIEE divide as suas vagas de emprego para os estudantes. Há até programas que são voltados para o agronegócio, sabia? Continue lendo para conhecer as opções.

ANÚNCIO
CIEE - Como encontrar vagas de emprego em todo Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Ah, só para você saber, nos próximos tópicos você vai ler sobre:

  • As iniciativas voltadas para o mercado de trabalho;
  • Os programas de aprendizes no CIEE;
  • Os programas de estágios;
  • Os processos seletivos;
  • Como encontrar todas as vagas do CIEE.

O que é o CIEE

E só para contextualizar o assunto, vamos mencionar o que é ou quem é o CIEE, se é que você ainda não conhece, né. Na tradução, temos uma associação que tem programas que focam no aprendizado e estágio de estudantes do país todo.

CIEE - Como encontrar vagas de emprego em todo Brasil
Foto: (reprodução/internet)

A ideia é permitir que jovens e adolescentes entrem no mercado de trabalho. O curioso é que é uma das empresas mais antigas a fazer esse papel, com quase 6 décadas de vida e um pioneirismo que a torna uma representante e tanto dos estudantes.

José Feliciano foi o primeiro estagiário contratado, um pouco depois da inauguração do Centro, que foi em 1964, em Bixiga (SP). Alguns anos depois começaram os cursos de orientação profissional, os convênios, as novas unidades.

Os últimos dados do CIEE

E para fechar o tópico, considere que as últimas novidades do CIEE passam pelo EXPO CIEE, que reuniu mais de 71 mil pessoas nas plataformas virtuais. Antes disso, a entidade lançou os novos programas, como o Jovem Talento e o Estágios One Processos Especiais.

No mesmo ano disso tudo, em 2020, também lançou a plataforma online de soluções para educação. E no fim de 2019 chegou a divulgar que já havia formado mais de 500 mil estudantes desde o começo do programa, há mais de 5 décadas. 

As iniciativas voltadas para o mercado de trabalho

Atualmente, o CIEE tem um monte de iniciativas do qual é parceiro no país todo. Por exemplo, tem algumas que tem o viés de auxiliar bibliotecas. Outra é sobre a área educacional, chamada Saber Virtual. Tem também exposições, espaços, pesquisas, prêmios e oficinais, entre outros.

CIEE - Como encontrar vagas de emprego em todo Brasil
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, como o foco dessa matéria é falar sobre vagas de emprego, especialmente do primeiro emprego, vamos trazer aqui alguns detalhes dos programas desse tema. De todo modo, você pode conhecer todas as iniciativas lá no site do CIEE.

Desse modo, a gente separou aqui as iniciativas que mencionam sobre os programas de aprendizagem, os programas de estágio e até mesmo os que auxiliam nos processos seletivos de empresas privadas e órgãos públicos. Você vai conhecer os detalhes deles. 

O blog do CIEE

Antes de continuar, no entanto, considere que temos aqui um pequeno tópico para mencionar o blog do CIEE. É uma página que fica dentro do site e traz diversas informações úteis aos estudantes ou aspirantes a uma vaga de trabalho.

Para se ter uma ideia, separamos aqui alguns dos títulos mais recentes como inscrições para o CIEE Melhores Programas de Estágios, Carreira na Educação Física, dicas para saber quais são as perspectivas para o futuro e informações sobre Agronegócio e mão de obra qualificada. 

Quais são os programas de aprendizes do CIEE

Atualmente, existem dois programas para aprendizes divulgados no CIEE. Tem o programa de aprendizagem e o de aprendizes no agronegócio. Ambos focam em selecionar talentos, entre jovens e adolescentes, para atuarem no mercado de trabalho. 

CIEE - Como encontrar vagas de emprego em todo Brasil
Foto: (reprodução/internet)

O Programa de Aprendizagem do CIEE é, de forma simples, uma iniciativa que segue a Lei da Aprendizagem. Isto é, ele é voltado para jovens que tenham entre 14 e 24 anos e garante os direitos trabalhistas, como 13º salário, INSS, FGTS e as férias remuneradas também. 

Já o programa aprendiz no ramo de Agronegócio é dividido em 3 vertentes, são elas de mecanização agrícola, indústria da carne e de arco de ocupações agrícolas. É um projeto novo, que foi lançado em 2019 e já inseriu mais de 1 mil jovens ao mercado.

Por que fazer os cursos do CIEE

Já que o programa de aprendiz do agronegócio é uma novidade, vamos falar um pouco mais dele. Saiba que entre as vantagens, dá para considerar uma educação à distância com certificados, o que é importante para assegurar o seu conhecimento.

Depois, o CIEE diz que faz todo acompanhamento pedagógico de cada interessado, inclusive, com assistências sociais em todo país. Os conteúdos também são diferenciados porque foram pensados no que as empresas mais exigem da teoria à prática. 

Quais são os programas de estágio disponíveis

Do lado dos programas de estágio, a gente também tem duas opções. Ambos podem ser para estudantes do ensino superior. E assim como no programa de aprendizagem, o que muda tem a ver com os cursos também. Veja só como é isso.

CIEE - Como encontrar vagas de emprego em todo Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Programa de Estágio CIEE é um programa que segue as diretrizes da Lei. Ele é educativo, escolar, supervisionado e criado para introduzir as pessoas no ambiente de trabalho. Para as empresas, há a vantagem de difundir conhecimento e capacitar futuros colaboradores.

Jovem Talento do CIEE é uma outra opção de programa de estágio, só que diferenciado. Isso porque o aluno recebe cursos à distância, no formato EAD, que são focados em aprimoramento (como skills, soft skills e life skills).  

O diferencial do Jovem Talento no CIEE

Aqui há uma curiosidade, entre tantos programas de estágio no país todo, esse aqui tem o diferencial de ser possível até mesmo pelos profissionais liberais que querem contratar esse tipo de estudante para auxiliar nas atividades. 

Afinal, a ideia pode ser boa quando se pensa em introduzir estudantes no mercado, só que mais do que isso. A associação pensa também em dar um acompanhamento e supervisão aos estudantes, pensando na qualificação e excelência profissional.

Como funcionam os processos seletivos no CIEE

E assim a gente chega até o ponto que fala sobre as contratações sem ser em programas de incentivo. Ou seja, é para quem visa se destacar no mercado mesmo. Como é o caso do processo de seleção para órgãos públicos. 

CIEE - Como encontrar vagas de emprego em todo Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Há ainda o programa Inclui CIEE, que é focado em dar assistência e oportunidade para as pessoas portadoras de deficiências (PcD). Ele também é um tipo de estágio, só que com regras diferentes, como o fato de aceitar alunos a partir de 16 anos de vários cursos.

Há ainda os processos seletivos criados para empresas privadas ou para entidades do Governo de São Paulo. O CIEE One Processos Especiais é sobre isso. A ideia é recrutar pessoas, que são consideradas as melhores para cada empresa parceira. 

A seleção desses processos

Para quem ficou curioso em saber, considere que todo processo acontece de forma online. Assim, as inscrições e as provas são feitas pela internet. Há ainda a inclusão de vídeos de apresentação, exames técnicos e comportamentais, validações.

Depois, tem o que eles chamam de seleção com currículo às cegas, painel de negócios para empresas, workshop day, business case e os famosos feedbacks, que têm atraído tanto as empresas que contratam hoje em dia. Então, há sim uma grande variedade de serviços.

Para quem gosta de exemplos, atualmente, o CIEE tem oportunidades para esses processos seletivos especiais na Dubar, no Senac, na Hellermann Tyton e em Predicados (como em Brasília e em São Bernardo do Campo – no interior de SP).

Como encontrar todas as vagas do CIEE

A gente deixou esse tópico por último porque, apesar de ser o mais importante, ele também é um dos mais simples. Há uma página do CIEE que permite que você veja todas as vagas abertas, seja para estágio, jovem aprendiz ou outros processos de seleção.

CIEE - Como encontrar vagas de emprego em todo Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Nessa página, você precisa entrar com o seu CPF e se não tiver cadastro ainda, é possível fazer na hora, rapidinho, a partir de dados pessoais. Para seguir, você vai informar se é estudante, se é empresa ou se busca serviços financeiros. Depois, as vagas aparecem. 

De todo modo, se você nunca entrou no site do CIEE antes, saiba que o cadastro é feito em etapas. Primeiro, você diz se é estudante, empresa ou instituição de ensino. Depois, vem o formulário (nome, e-mail, telefone, etc). Há ainda os dados profissionais, como veremos abaixo.

O cadastro no CIEE

Seguindo os passos que mencionamos acima, após as informações pessoais, você também precisa preencher os dados de escolaridade, que serve como experiência ou até mesmo para saber se você preenche os requisitos de cada vaga.

Desse modo, o seu cadastro é criado sem custo algum. O resultado é que você passa a ter um login e senha e poderá acessar todas as vagas e informações disponibilizadas pelo CIEE. Lembrando que é importante atualizar as informações de cadastro de tempos em tempos.

Outros sites com vagas para estágio e jovem aprendiz

Além do CIEE, você sabia que também pode encontrar vagas de emprego voltadas para estagiários e aprendizes em outras plataformas. A Nube, que é o Núcleo Brasileiro de Estágios, é um dos exemplos, que mantém um site atualizado e com várias vagas abertas.

Já o ISBET também é bacana porque traz vagas em todo o país. Aliás, ele tem sido considerado com uma das empresas de excelência na hora de fazer esse tipo de “negociação” entre alunos/estudantes e empresas/contratantes. Vale a pena conferir. 

ANÚNCIO