Aprenda a se inscrever nos programas de estágio e jovem aprendiz no ISBET

Você já ouviu falar do ISBET? Se não conhece ainda, talvez esse seja o seu melhor momento para isso. Afinal, é uma empresa que atua de modo a selecionar candidatos para se tornarem estagiários e jovens aprendizes de várias companhias do Brasil.

O processo do envio do currículo para participar do processo de seleção é bem prático, a se considerar que toda primeira parte é feita pela internet, em alguns cliques, como vamos mostrar a partir dos próximos tópicos. 

ANÚNCIO
Aprenda a se inscrever nos programas de estágio e jovem aprendiz no ISBET
Foto: (reprodução/internet)

Aliás, nesse artigo, você vai ver os seguintes temas:

  • O que é o ISBET;
  • O programa jovem aprendiz no ISBET;
  • O programa de estágio no ISBET;
  • Como cadastrar o currículo no ISBET;
  • Quais as vagas abertas no ISBET.

O que é o ISBET

A sigla ISBET se traduz em Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento. Na prática, nós temos uma empresa que é focada no mercado de trabalho, especialmente em programas para estagiários e jovens aprendizes. Há ainda a parte de orientação profissional.

Aprenda a se inscrever nos programas de estágio e jovem aprendiz no ISBET
Foto: (reprodução/internet)

O Instituto faz a promoção de cursos, estudos, palestras, seminários, projetos e uma ligação ainda mais ampla unindo empresas públicas e empresas privadas com estudantes ou sistemas de ensino. O ISBET nasceu em São Paulo, a partir da ideia de pedagogos. 

Desde a fundação, que foi em 1985, o Instituto tem se atualizado e hoje oferece essa parceria entre instituições de ensino, associações, fundações, empresas e estudantes. A ideia é transformar a vida de jovens, tornando-os qualificados para o mercado de trabalho. 

Os prêmios e as parcerias

Atualmente, o ISBET se orgulha de apresentar três prêmios que possui em seu currículo. O primeiro é o Selo Diamante do Projeto Vira Vida. Há ainda o Selo Quality Brasil e o Selo Parceiros da Aprendizagem, fechando essa tríplice coroa. 

Depois, é legal saber que o Instituto tem parceria com diversas outras empresas. Só no caso de ONGs, a gente pode mencionar aqui: Atados, Luta pela Paz, Fé e Alegria e a Próxima Etapa. Há ainda contato direto com secretarias municipais e outros institutos.

Já no campo da profissionalização, os maiores enredos são traços com a Faculdade Pitágoras, o Sebrae, o Instituto Coca-Cola, o SESC de Brasília e o CAT de São Paulo. Há ainda relação direta com o Museu Cata-Vento e a Biblioteca Pública da Bahia. 

Como funciona o programa jovem aprendiz 

De forma resumida, o programa jovem aprendiz é aquele que foi criado em lei e diz que toda grande empresa deve oferecer um percentual de vagas para jovens estudantes. A ideia é que eles estudem e entrem no mercado de trabalho, em carga horária reduzida. 

Aprenda a se inscrever nos programas de estágio e jovem aprendiz no ISBET
Foto: (reprodução/internet)

E como é que o ISBET se enquadra nisso? Ele oferece uma formação técnico-profissional metódica, sendo que traz o estímulo sobre valores éticos, cidadania, formação base e conhecimentos técnicos também. Tudo com acompanhamento psicológico.

Para participar dos cursos, os candidatos devem ter a faixa etária proposta pelo programa nacional do jovem aprendiz, que é entre 14 anos e até 24 anos. Outro requisito é sobre atender as exigências dos programas sociais do Governo Federal.

Os cursos para jovens aprendizes no ISBET

Se você gostou da ideia e se enquadra nessa opção pode estar com uma dúvida aí: quais os cursos técnicos profissionais que são oferecidos pelo ISBET? Pensando no programa de jovem aprendiz, atualmente, são 21 opções de cursos

Entre eles, os de auxiliares (serviços administrativos, atendimento e comércio, copa e cozinha, logística, produção, montadores de máquinas, frentista, construção civil, serviços administrativos bancários, administradores de edifícios).

Tem também cursos de aprendizes (corte e costura, educação, operador de computador, desporto, agroextrativista, fiscal de transportes). Ou outros, como de comércio e varejo, higiene e saúde, operador de contact center, administração, técnicas bancárias. 

O programa de estágio no ISBET

Outra opção interessante que o ISBET oferece para quem busca oportunidades de emprego é o programa de estágio, que segue uma regra diferente do jovem aprendiz. Esse programa também é baseado em lei e tem a ver com estudantes de cursos superiores.

Aprenda a se inscrever nos programas de estágio e jovem aprendiz no ISBET
Foto: (reprodução/internet)

Assim, o ISBET permite um contrato de até 2 anos, com a inclusão de seguros e faz toda a gestão do estágio. A grande motivação do programa e do ISBET está em oferecer ao estudante a chance de se familiarizar com as atividades empresariais. 

Esse trabalho de assessoria e acompanhamento envolve a criação de documentos obrigatórios por lei, como o TCE (Termo de Compromisso de Estágio), o TA (Termo Aditivo de Estágio), o repasse da Bolsa-Auxílio e do Auxílio Transporte, entre outros serviços.

A seleção dos estagiários no ISBET

O processo seletivo para escolher os candidatos aos programas de estágio pelo ISBET envolve várias etapas. Isso porque todos passam pela orientação profissional. Ao passo que o ISBET envia 3 candidatos para cada vaga oferecida pelas empresas parceiras.

Esses candidatos podem estar entre os mais de 500 mil cadastrados no site do ISBET. Eles passam por avaliações, testes, provas em conformidade com o acordo feito com a empresa, que pode ser do poder público, por exemplo. 

Já sobre os requisitos, saiba que tudo vai depender do que diz a empresa parceira. Mas, é comum que a contratação seja feita por jovens estagiários que estejam a partir do primeiro ano da faculdade. E isso vale para vários cursos, de várias áreas. 

Como cadastrar o currículo no ISBET

Mais adiante, a gente vai mencionar sim como descobrir quais as vagas abertas no ISBET, seja para estágio ou o programa jovem aprendiz. Só que antes disso é muito importante que você entenda como é feito o cadastro do currículo na plataforma deles. 

Aprenda a se inscrever nos programas de estágio e jovem aprendiz no ISBET
Foto: (reprodução/internet)

Aliás, considere que há uma página do ISBET que permite esse cadastro. O cadastro é obrigatório para todo candidato. E logo de cara, no início da página, você vai ver como diferenciar os programas de incentivo ao trabalho, sendo:

  • Estágio é para alunos do ensino médio, técnico ou superior acima de 16 anos;
  • Jovem aprendiz é para estudantes do ensino médio entre 14 e 23 anos.

Assim fica mais fácil prosseguir. Depois de saber essa informação útil, você tem que começar a preencher os campos obrigatórios para criar o seu cadastro gratuito no ISBET. É importante que faça isso com atenção porque os dados mencionados ali serão usados para contato.

Os dados no cadastro ISBET

Para quem ficou curioso em saber, a gente explica. O ISBET pede dados como a cidade em que você mora, que é vista como local de interesse para trabalhar, considerando que você terá que passar um período na escola e outro no novo emprego.

Depois, também solicitam dados pessoais, os quais podemos mencionar aqui o RG, o CPF, o nome completo, o nascimento, a nacionalidade, o estado civil, o nome do pai e da mãe. E ainda vem os dados residenciais, de contato e de acesso.

Aliás, os dados de acesso vão servir como uma espécie de login e senha para você entrar no site mais tarde e saber sobre algum cadastro que fez, sobre as novas vagas para você e muito mais. Eles também pedem o número da carteira de trabalho.

Quais as vagas abertas no ISBET

Agora que você sabe como fazer o cadastro de graça no site do ISBET para concorrer as vagas de estágio e jovem aprendiz, vamos falar especificamente sobre elas, combinado? Afinal, será que há uma boa vaga para você? Com certeza sim, se pensarmos na quantidade de vagas abertas.

Aprenda a se inscrever nos programas de estágio e jovem aprendiz no ISBET
Foto: (reprodução/internet)

O que você precisa fazer para iniciar a busca é selecionar se procura estágio ou jovem aprendiz. Depois, escolher a sua cidade de interesse antes de prosseguir. Ao concluir esse passo a passo, terá acesso a todas as vagas disponíveis.

Aliás, não falamos ainda, mas são várias as cidades com vagas do ISBET, por exemplo, em São Paulo têm Araraquara, Indaiatuba e Limeira. Já no Rio de Janeiro há vagas em Nova Iguaçu, Niterói, Rio Bonito. Além dos estados de Minas Gerais, Distrito Federal, Bahia, Goiás e outros.

O exemplo das vagas

Para citar um exemplo real de como isso funciona e seguindo os passos acima, a gente fez uma simulação. Fomos em “vagas de estágio” para “Curitiba”, que é uma cidade do Paraná. Aí apareceram duas oportunidades, sendo ambas para estudantes de Administração.

As vagas permitem valores de bolsas mensais acima dos R$ 750 para um horário no período da tarde. Há ainda vale transporte e vale alimentação. Para quem tem o interesse, é preciso fazer o cadastro no site ISBET, como já mostramos aqui. 

Outro bom exemplo é a vaga de jovem aprendiz em São Luís do Maranhão. Ela é para quem é estudante do ensino técnico e o salário é pago por hora de trabalho. Há ainda o benefício do vale transporte. O trabalho é realizado durante o período matutino.

Outros canais para encontrar vagas de estágio e jovem aprendiz

Além do ISBET existem outras empresas que funcionam de modo muito parecido. Isto é, fazem essa comunicação e gestão entre estudantes e empresas. Isso torna possível que você também faça o cadastro nesses lugares e aumente as chances de encontrar uma oportunidade.

Entre os melhores exemplos que podemos mencionar aqui, vale conhecer o CIEE (Centro de Integração Escola-Estudante) e o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios e Aprendizes). Ambos permitem cadastro gratuito e disponibilizam vagas em várias partes do país. 

ANÚNCIO