Saiba quais são as melhores formas de localizar um celular

O celular acabou se tornando um acessório indispensável para todo mundo hoje em dia. Quase tudo, atualmente, é feito através dos dispositivos, como aproveitar os momentos de lazer vendo uma série, realizar transações bancárias etc. Por conta de toda essa dependência que criamos, se torna um pesadelo quando perdemos o smartphone em algum lugar.

Porém, graças ao avanço da tecnologia, já é possível contar com algumas ferramentas para auxiliar nessas situações. Hoje, ao utilizar alguns aplicativos, já é possível localizar o celular sem maiores complicações, tudo através da internet. Fique aqui para conferir como realizar o processo de maneira simples.

ANÚNCIO
Saiba quais são as melhores formas de localizar um celular
Foto: (reprodução/internet)

Será possível conferir, no artigo a seguir, os seguintes pontos sobre o assunto:

  • Conheça o Encontre Meu Dispositivo, ferramenta de localização do Google;
  • Aprenda a baixar o app em seu celular;
  • Funções disponíveis no aplicativo;
  • Como utilizar o navegador do Google para encontrar seu aparelho perdido;
  • Como realizar o procedimento através do outro celular;
  • Alternativa para celulares com sistema operacional iOS;
  • Life360 é uma boa alternativa para ambos os sistemas;
  • Funcionalidades diferenciadas da ferramenta Life360.

Conheça o Encontre Meu Dispositivo

Pensando no alto número de celular perdidos e furtados, o próprio Google acabou instalando uma ferramenta em todos os dispositivos Android. Você pode não saber, mas conta com o recurso do app Encontre Meu Dispositivo instalado em seu smartphone.

Saiba quais são as melhores formas de localizar um celular
Foto: (reprodução/internet)

A ferramenta é muito útil, e apenas ao logar sua conta no celular, já te dá acesso a sua localidade em casos de emergência. Pode ser interessante contar com ela no caso de perda do aparelho de pessoas próximas, desde que tenha a conta logada no aparelho.

O aplicativo pode ser acionado através de outros dispositivos ou até mesmo do navegador do seu computador. Dessa maneira, se tornou muito mais fácil não perder o celular, ou conseguir recuperar, junto à polícia, no caso de roubos que possam acontecer.

Como baixar o aplicativo

O aplicativo já vem instalado na grande maioria dos smartphones com sistema operacional Android, no entanto, caso não conte com ele seu aparelho, o processo de download pode ser feito normalmente, como em qualquer outro dispositivo.

Caso tenha dificuldades em baixar o aplicativo, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Pesquise pelo nome do app na loja do seu dispositivo, ou acesse este link para ser redirecionado;
  • Depois disso, basta clicar em “Instalar” e aguardar;
  • Após esses procedimentos, o aplicativo já estará instalado no celular, bastando fazer login na plataforma para começar a utilizá-la.

Outras funções disponíveis no aplicativo

Através do Encontre Meu Dispositivo, o usuário conta com algumas funções extras além da de localizar aparelhos perdidos. Ao perder o dispositivo, por exemplo, e quiser encontrá-lo de maneira mais simples, você pode programar o smartphone para emitir bips, mesmo no modo silencioso.

Saiba quais são as melhores formas de localizar um celular
Foto: (reprodução/internet)

Dessa maneira, se torna mais fácil encontrar o smartphone por aí. Além disso, caso ele tenha sido roubado, é possível bloquear a tela para que outras pessoas não mexam nele, afinal, privacidade, e segurança, pois muitos dados pessoais hoje estão no celular, são primordiais.

Em último caso, caso não consiga recuperar o aparelho, é possível apagar todos os arquivos presentes nele, limpando todos os dados do dispositivo. Use esse recurso apenas em casos extremamente emergenciais, já que, após acionada, a funcionalidade impossibilita o uso do smartphone depois.

Funções só podem ser acionadas com internet

É válido destacar que, para encontrar o celular através dos meios digitais, é necessário que o dispositivo perdido tenha conexão com a internet. Sem ela, não será possível utilizar as funções, e nem fazer a localização através do sistema de GPS.

Se você perdeu ele dentro de casa, e está apenas querendo encontrá-lo, é bem mais fácil, pois, muito possivelmente, ele estará conectado ao wi-fi. No entanto, caso isso aconteça na rua, torça para que o celular esteja com os dados móveis ligados, do contrário, será impossível encontrá-lo.

Como usar o Google para encontrar o seu dispositivo

Agora que já sabemos como baixar, e também quais são as funções disponíveis no aplicativo, já podemos conferir uma das maneiras de utilizar a ferramenta para encontrar o smartphone perdido. Para isso, primeiro pesquise por “encontre meu dispositivo” no Google.

Saiba quais são as melhores formas de localizar um celular
Foto: (reprodução/internet)

Caso a mesma conta que esteja logada no seu aparelho, seja a mesma conectada no computador utilizado, o nome do dispositivo irá aparecer na tela, como na imagem acima. Para que a busca se inicie, será necessário clicar na opção de “Permitir”.

Após isso, caso o celular tenha uma conexão com a internet, o Google irá conseguir localizá-lo e mostrar o local exato em que ele se encontra. Além disso, todas as outras funções disponíveis, como o bipe e apagar os arquivos, também estão disponíveis através desse método.

Só utilize o recurso com permissão de terceiros

Muitas pessoas acabam utilizando essa ferramenta para encontrar dispositivos perdidos, porém, outras podem acabar fazendo o uso inadequado delas, para vigiar terceiros. Essa prática não é legal, e pode acabar ocasionando em problemas mais graves no futuro.

Só localize o dispositivo de outras pessoas quando isso for permitido, e caso você seja pai ou mãe de um jovem, tente o diálogo, para saber onde seu filho está, antes de tentar localizar ele e causar uma situação desagradável. Lembre-se de ter ética nessa questão.

Como encontrar o celular utilizando outro dispositivo móvel

Caso não tenha um computador por perto, mas tenha sua conta logada em outro dispositivo Android, ainda é possível recuperar o celular. Basta fazer o download do app no telefone que será utilizado para rastrear o outro, e fazer login com seu email nele.

Saiba quais são as melhores formas de localizar um celular
Foto: (reprodução/internet)

Depois disso, o aplicativo irá te mostrar quais são os celulares que estão conectados a mesma conta. Caso queira saber a localização de qualquer um deles, basta clicar em cima e esperar que o rastreamento seja feito. Além disso, as outras funcionalidades também irão aparecer como opção.

Essa alternativa é muito prática, porém, só logue a sua conta em dispositivos de pessoas que sejam extremamente confiáveis, afinal, ao fazer isso, o email acabará ficando salvo no aparelho utilizado, o que dará acesso a algumas informações pessoais suas. Pense bem antes de utilizar a ferramenta.

iOS também conta com os mesmos recursos

Para não ficar para trás de seu maior concorrente, os iPhones também contam com um recurso bem semelhante. Estamos falando do Find My iPhone, aplicativo que, assim como o Encontre Meu Dispositivo, geralmente já vem instalado nos aparelhos mais atuais, facilitando no momento da busca.

Saiba quais são as melhores formas de localizar um celular
Foto: (reprodução/internet)

As funções são as mesmas entre os dois aplicativos, mas como o Encontre Meu Dispositivo não está disponível para iOS, o Find My cumpre bem essa função. A única diferença é que, quando for rastrear o celular, será necessário entrar no iCloud, e não no Google.

Mais uma vez, é necessário frisar que o rastreamento só é disponível se o celular estiver conectado à internet, e como sabemos que iPhones não têm uma bateria muito duradoura em geral, é bom que você, caso tenha perdido um celular do tipo, se apresse na busca.

Life360 é uma boa alternativa para usuários de ambos os sistemas

Sendo mais abrangente do que seus concorrentes, por contar com compatibilidade para os dois sistemas operacionais mais utilizados do momento, o Life360 é uma excelente alternativa para quem quer procurar o celular perdido com maior praticidade, contando com funções diferenciadas.

Saiba quais são as melhores formas de localizar um celular
Foto: (reprodução/internet)

Assim como os outros, também só funciona quando o dispositivo perdido estiver conectado na internet. Porém, conta com algumas vantagens a mais, como a possibilidade de enviar um convite para uma pessoa, através das redes sociais, para que consigam te encontrar com mais facilidade.

Dessa forma, mesmo que não tenha perdido o aparelho, caso queira encontrar amigos que tenham se perdido durante um passeio, o Life360 é uma excelente opção, já que, na própria plataforma, é possível adicionar contatos, funcionando também como uma espécie de rede social.

Possibilidade de usar alertas e sala de bate-papo

Se por algum motivo, as redes sociais não estiverem funcionando, os usuários do Life360 podem criar salas de bate-papo com seus contatos para trocarem mensagens, facilitando no momento de se encontrarem. Esse é apenas mais um dos diferenciais do app.

Saiba quais são as melhores formas de localizar um celular
Foto: (reprodução/internet)

Outra grande vantagem do aplicativo é a possibilidade de colocar alertas para que a ferramenta te avise quando um de seus contatos chegar a determinado local. Essa é uma boa funcionalidade para pais que queriam ter mais controle sobre a localidade de filhos pequenos.

É possível visualizar a localização de seus contatos em tempo real, separá-los em grupos, e, caso não deseje ser visto, desabilitar a opção de outras pessoas te verem na plataforma. Comodidade e funções diferenciadas são o que tornam o Life360 uma das melhores opções disponíveis.

Lembre-se de sempre respeitar o espaço do próximo

Essas ferramentas são muito úteis para encontrar celulares perdidos, porém, algumas pessoas podem acabar utilizando elas de maneira errada, para perseguir terceiros, por exemplo. Infelizmente, isso é muito comum de acontecer após o fim de relacionamentos.

Porém, é necessário saber respeitar o espaço do outro, e esse tipo de atitude, muita das vezes, acaba resultando no envolvimento da polícia no caso. Seja respeitoso e utilize a ferramenta apenas para o que ela foi feita: localizar celulares perdidos.

ANÚNCIO