Saiba como consultar o CPF grátis e sem sair de casa

Já aconteceu com você de receber uma ligação de cobrança, mas não lembrar de nenhuma dívida? Ou simplesmente teve curiosidade para saber se o seu CPF estava negativado em alguma instituição, como SPC e Serasa? Sabia que dá para consultar o CPF online e de graça?

O tempo passou, entramos na era digital e a “indústria 4.0” alterou praticamente todos os serviços e produtos, de forma que até mercados mais tradicionais, como os bancos, tem se tornado cada vez mais digitais, até documentos pessoais possuem suas versões digitais agora.

ANÚNCIO
Saiba como consultar o CPF grátis e sem sair de casa
Foto: (Reprodução/internet)

Veja o que nossos leitores irão encontrar nesse artigo:

  • Como ter o nome limpo;
  • Dicas sobre organização financeira;
  • Sites para fazer a consulta online do CPF;
  • Passo a passo;
  • Como negociar as dívidas.

Quais as vantagens de ter o nome limpo

Existem diversas vantagens de ter o nome limpo. Mas os números de inadimplentes com restrições no Brasil é grande. Prova disso é que segundo o levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 4 a cada 10 brasileiros estavam negativados no início de 2020.

Saiba como consultar o CPF grátis e sem sair de casa
Fonte: (Reprodução/Internet)

A negativação acontece quando o pagamento de uma conta não é realizado. Deixar esse débito em aberto pode limitar a sua vida financeira. Ter o nome limpo é vantajoso primeiramente para sua independência nas finanças. Isto é, não fica preso a dívidas e cobranças sem fim.

ANÚNCIO

Além disso, quando não está negativado, as empresas passam a ter menos restrições ao conceder crédito. Com o nome limpo fica mais fácil fazer financiamento, usar cheque especial, em casos de urgência, fazer empréstimo com juros menores, conseguir um cartão de crédito, entre outras coisas.

Evite constrangimento

Ter o nome limpo também é evitar constrangimento. Já vimos vários relatos de pessoas que tentaram usar o cheque em algum estabelecimento, porém não foi aprovado devido a negativação.

Ou até mesmo tentar fazer financiamentos, pedir aumento de crédito, fazer empréstimo podem ser negados em razão da negativação no CPF ou no nome. Mantendo o nome limpe, você não tem dor de cabeça e preserva seu bem-estar.

Dicas de como não sujar o nome

Antes de falarmos sobre como consultar o CPF online, separamos algumas dicas importantes que podem ajudar na missão de manter o nome sem restrições. Ao pagar as dívidas, o Serasa tem 24 horas para deixar o seu nome limpo.

Saiba como consultar o CPF grátis e sem sair de casa
Fonte: (Reprodução/Internet)

No entanto, até você conseguir ter uma “moralzinha” com o mercado de crédito e melhorar o score leva um tempo. Para não cair na armadilha do endividamento, mantenha sempre as parcelas de compras, financiamentos e empréstimos em dia.

O segredo para não cair na inadimplência é honrar com os pagamentos. Se o seu orçamento está apertado, aproveite as rendas extras que entrarem para quitar as dívidas. Vamos falar de algumas logo a seguir.

Usando o dinheiro de forma inteligente

Algumas rendas que entram todos os anos, se você é trabalhador de carteira assinada, podem ajudar na hora de pagar aqueles débitos que estão tirando a sua paz. Como por exemplo, décimo terceiro e FGTS.

É de costume que os empregadores paguem a primeira parcela do décimo terceiro no último dia útil de novembro e a segunda até 20 de dezembro. Então, já faça um planejamento inteligente com esses valores e comece o ano que vai vir no azul.

O que fazer para evitar as dívidas?

Além do que já foi falado aqui, existem algumas formas de evitar o endividamento. Isso irá requerer organização financeira. A primeira coisa a ser feita é identificar com que seu dinheiro está comprometido.

Saiba como consultar o CPF grátis e sem sair de casa
Fonte: (Reprodução/Internet)

Logo, faça uma lista com todos os débitos e parcelas pendentes e com os valores atualizados, se já estiverem vencidas. Destaque as dívidas que precisam ser pagas primeiro, aquelas essenciais como luz, água, plano de saúde, por exemplo.

Se possível, negocie com o credor. Algumas empresas possuem uma flexibilização maior para a negociação de dívidas. Mas o segredo mesmo está em ter um planejamento financeiro, tendo controle dos gastos e ganhos mensais.

Planilha de gastos

Quem nunca tentou memorizar todas as dívidas e compromissos financeiros e acabou esquecendo? Pois é. O segredo está em anotar e deixar bem discriminado em uma planilha. As receitas e despesas precisam estar registradas.

Se ao olhar o relatório, percebeu que está com orçamento apertado. Não assuma novas dívidas. Espere quitar alguns débitos para poder fazer outros compromissos. Antes de comprar algo, reflita se é realmente necessário. Essa reflexão pode salvar a sua vida financeira.

Serasa: consulte e negocie

O ideal sempre é ter sempre um bom planejamento financeiro, mas, imprevistos podem acontecer a qualquer momento, e alguns desses acabam tendo como consequência um baixo score e o nome negativado. Mas que tal negociar as dívidas e limpar o seu nome?

Saiba como consultar o CPF grátis e sem sair de casa
Fonte: (Reprodução/Internet)

No site do Serasa, é possível consultar CPF sem pagar absolutamente nada e ainda negociar as dívidas que existirem. Podendo conseguir até 90% de desconto, e no site é possível ver, também, o seu score, isso é, a sua pontuação no mercado de créditos.

Quanto mais dívidas e atrasos, menor será seu score, e quanto menor essa pontuação, mais difícil será para você conseguir um cartão de crédito e/ou empréstimo. Além disso, no site do Serasa é possível contratar um serviço que avisa sempre que alguém consultar seu CPF.

Passo a passo da consulta online

Vamos ao que mais interessa! O primeiro passo para fazer a consulta online do CPF é acessar ao site do Serasa. Assim que abrir, irá aparecer na página o campo “Consultar Agora”. Ao clicar nessa opção, será preciso preencher um cadastro.

Nessa etapa serão solicitados nome completo, CPF, data de nascimento, e-mail e senha. Por questões de segurança, o site exige a verificação das informações por meio do envio de um código por SMS ou por e-mail.

Após inserir o código em “Confirmar código”, estará apto para fazer a consulta online. Caso tenha alguma pendência no CPF irá aparecer na tela. Assim, fica mais fácil usar esses dados e negociar as dívidas.

emDia: tenha o CPF em dia

Se o nome Serasa te causa arrepio na espinha, não tem problema, ele não é o único serviço online e gratuito que possibilita a negociação com bons descontos de sua dívida. Sem falar que você não vai pagar nada para consultar seu CPF online, nem para a negociação.

Saiba como consultar o CPF grátis e sem sair de casa
Fonte: (Reprodução/Internet)

Mas, enquanto no Serasa o informado é que os descontos podem ser de até 90%, no site euemdia os descontos podem chegar à 98%, pode ser uma boa consultar nos dois antes de finalizar o contrato, né? Ele é bem simples de se utilizar também.

Uma das vantagens é que você pode realizar uma proposta em cima do valor oferecido no sistema, e além disso parcelar a dívida em até 72 vezes. Finalizado o acordo, seu nome já estará limpo, agora está bem mais fácil ficar com um bom score, não?

Consumidor positivo

Se você quer apenas consultar o estado do seu CPF, uma opção também é a página Consumidor Positivo. Nele você poderá consultar também o CNPJ de sua empresa, tudo de forma bem simples e prática.

Uma ferramenta bem interessante dessa plataforma e completamente gratuita é que é possível criar um alerta caso perca algum cheque e/ou documento! Assim, o mercado será avisado do ocorrido, de forma que será mais difícil que aconteça alguma fraude.

E, assim como no Serasa, você pode ativar um radar em seu CPF, sendo informado caso ele seja negativado, mesmo antes de receber uma notificação. Ainda que essa plataforma seja uma opção conhecida, o site mais recomendado é o do Serasa.

Como negociar as dívidas no Serasa Limpa Nome

Depois de consultar o CPF, se constar débitos em seu nome, poderá fazer a negociação da dívida através do Serasa Limpa Nome. Você pode utilizar o mesmo cadastro que realizou para consultar o CPF.

Saiba como consultar o CPF grátis e sem sair de casa
Fonte: (Reprodução/Internet)

Assim, é possível consultar as dívidas de forma gratuita. O sistema irá mostrar as melhores opções de negociação para o orçamento e se quiser, o consumidor já pode até gerar o boleto e pagá-lo. Se você optou por quitar as dívidas, agora é a hora de poupar e não relaxar.

A melhor forma é reorganizar o plano financeiro familiar ou individual para não entrar na mesma fria mais uma vez. Lembrando que, se a empresa não aceitar a sua proposta de negociação de dívida, o ideal é procurar um órgão de defesa ao consumidor e renegociar o pagamento.

Dívida caduca ainda pode ser cobrada

Muita gente acha que se dívida tiver caducado, não poderá ser cobrada. A verdade é que se a dívida completar 5 anos, o débito não pode mais ficar registrado no banco de dados no Serasa.

No entanto, o débito não deixa de existir. Logo, a loja, os bancos ou instituições em que o consumidor tiver pendências poderão manter a cobrança, incluindo a incidência de juros. Sem contar, que a empresa pode negar o pedido de crédito ao inadimplente.

Dica importante

Lembre-se que ao negociar as dívidas, o indicado é priorizar débitos que geraram a negativação. Esse é o passo principal para se livrar das restrições nos órgão de proteção ao crédito.

Caso tenha consultado o CPF e não apareceu nenhum tipo de negativação, é só manter a vida financeira organizada e manter as contas em dia. Não relaxe e continue acompanhando sua reputação no mercado de crédito.

ANÚNCIO