Esses são os melhores países para morar e trabalhar

É possível que você tenha amigos, parentes ou conhecidos que já foram viajar para a Austrália. E que conheça outros que passaram até mesmo a morar lá. Não é verdade? É um dos lugares favoritos dos brasileiros que querem sair do país. Porém não é o único.

A verdade é que existem vários outros países que são verdadeiros paraísos para quem quer trabalhar e morar fora do Brasil. Você vai ver algumas das possibilidades para começar a projetar o seu futuro. Veja quais são os melhores países para isso.

ANÚNCIO
Esses são os melhores países para morar e trabalhar
Foto: (reprodução/internet)

Islândia

Pode parecer uma loucura a Islândia estar aqui porque até pouco tempo atrás ela não era tão lembrada assim. No entanto, os países nórdicos são referência em qualidade de vida e a Islândia tem feito uma boa abertura para estrangeiros. 

Esses são os melhores países para morar e trabalhar
Foto: (reprodução/internet)

Conforme a Global Peace Index, a Islândia é o país mais seguro do mundo. Se você procura segurança e qualidade de vida, lá pode ser o seu próximo destino. Aliás, falando de mercado de trabalho no exterior, esse foi o primeiro país a igualar salários entre homens e mulheres.

Quem tem cidadania europeia tem muito mais facilidade de trabalhar na Islândia e morar lá. Os brasileiros podem ficar lá por 90 dias com o visto, mas sem atividades remuneradas até que se consiga o outro visto, de trabalho e moradia. 

Noruega

Pense em um país que você queria passar o resto da sua vida. Possivelmente, esse país é a Noruega. É um lugar muito calmo, que se traduz em felicidade. Está entre os mais seguros e os mais felizes do mundo. Com ótimos níveis de saúde e baixo desemprego

Esses são os melhores países para morar e trabalhar
Foto: (reprodução/internet)

Também é um dos países com melhores salários fora do Brasil. Há políticas de licença-maternidade e paternidade, entre outros benefícios. Para trabalhar na Noruega, você tem que ser convocado por alguma empresa de lá – sem muitas outras alternativas, viu.

Sem contar isso, saiba que ter domínio do inglês é obrigatório. Só que além disso, você precisará saber e entender sobre outra língua escandinava, com ao menos 300 horas de estudo. É um caso a se pensar. Apesar de boa ideia, é um dos lugares mais difíceis. 

Dinamarca

Mais uma boa opção que nós temos é a Dinamarca, que preza pela qualidade de vida. É o país onde as pessoas usam bicicleta para se locomover, sabe? Além disso, preferem alimentos orgânicos e as residências costumam ser bastante funcionais. 

Esses são os melhores países para morar e trabalhar
Foto: (reprodução/internet)

O país tem ótimos salários para quase todas as profissões. Conforme o Ministério de Relações Exteriores da Dinamarca, há uma boa disponibilidade de vagas para estrangeiros. Por outro lado, nem todos conseguem o visto de trabalho e residência. 

Um fato curioso é que é um dos poucos países que permite que você tenha uma residência com validade de 1 mês até que inicie o seu trabalho por lá. Isso além dos 90 dias do visto de turismo. Para cada novo emprego, você tem que ter um novo visto de trabalho e residência.

Irlanda

Muita gente achava que a Irlanda era o lugar mais fácil de morar/trabalhar para brasileiros. Porém, é um engano. Apesar dela ser uma opção, aliás uma boa opção, saiba que tem outros países mais acessíveis, como falaremos abaixo.

Esses são os melhores países para morar e trabalhar
Foto: (reprodução/internet)

O fato é que o visto de intercâmbio para estudar na Irlanda é fácil porque você pode ir para lá para aprimorar o inglês. Só que você tem que pagar o curso, os documentos e tudo mais. Para trabalhar, a questão é um pouco mais complicada do que isso, ainda que possível.

O lado bom é que a Irlanda tem o maior salário mínimo de toda a Europa, sendo de 1.614 dólares. Já se você vai morar em Dublin precisará ter mais do que isso porque a cidade é bem cara de morar. Então, como em quase todo país, tudo pode depender da sua cidade-bairro.

Suíça

Sem dúvidas, está entre os melhores países do mundo para morar. Para os brasileiros, também pode ser uma boa ideia. O país é um dos mais ricos do mundo e um dos mais desenvolvidos também. 

Esses são os melhores países para morar e trabalhar
Foto: (reprodução/internet)

Por lá, o salário médio mensal é de algo próximo aos 5 mil euros. No entanto, o custo de vida também é alto, por isso, imigrar para lá exige cuidados. A qualidade de vida compensa e isso atrai brasileiros mais abonados. É considerado um país de paz e com qualidade na saúde.

Já pensando no trabalho, considere que dá para ficar lá legalmente por até 90 dias enquanto procura trabalhou ou aguarda o visto de residência. Por isso, recomenda-se que a sua viagem definitiva só seja feita após encontrar um emprego na Suíça, o que exige cartão de motivação.

Portugal

Portugal entra na lista e por alguns motivos. Um dos motivos que levam muitos brasileiros para lá é o fato de ter a língua portuguesa muito próxima do nosso português brasileiro, né. Fora isso, a comida é boa e quase ninguém duvida disso.

Esses são os melhores países para morar e trabalhar
Foto: (reprodução/internet)

Mas, brincadeiras à parte, considere que há cidades portuguesas com ótimo custo-benefício, o que não considera a capital, obviamente. No entanto, há desvantagens: o salário mínimo é um dos mais baixos do continente, sendo de 750 euros.

Agora, a maior vantagem de todas é que Portugal é um dos países europeus mais baratos para morar. E se você conseguir o visto de trabalho em Portugal, ótimo. Há vários tipos, como o D1, o D2 ou o D3, sendo que cada um serve para diferentes finalidades. 

Chile

Não é novidade para ninguém que os países da América do Sul são os mais acessíveis para quem quer sair do Brasil, seja para estudar, morar, trabalhar, viver. O Chile é uma das melhores opções da atualidade a gente conta os motivos.

Esses são os melhores países para morar e trabalhar
Foto: (reprodução/internet)

Ele fica bem perto daqui, com voos saindo de São Paulo a Santiago diariamente. Há ainda de se pensar que a língua espanhola é mais “próxima” do português do que o próprio inglês. Aliás, considere que outros países da América do Sul bons para morar/trabalhar são:

  • Uruguai (especialmente, Montevidéu);
  • Argentina (especialmente, em Buenos Aires);
  • Paraguai (especialmente, se for em Assunção)
  • Equador (ainda mais se for em Quito);
  • Peru (especialmente, em Lima);
  • Colômbia (só se for em Bogotá).

Aí vem a questão de morar lá: dá para fazer isso com o visto de residência temporária de até 1 ano. Depois, você precisa ter a permissão de trabalho, que vale por 2 anos. Os documentos custam menos do que 100 dólares. Mas, você vai precisar ter o carnet, a identidade chilena.

Austrália

Apesar de o continente europeu ter o seu destaque, como acabamos de ver acima, saiba que a Austrália é sempre vista como um dos países mais importantes fora da Europa para quem quer trabalhar no exterior. Isso também falamos lá no começo do texto, né.

Esses são os melhores países para morar e trabalhar
Foto: (reprodução/internet)

Uma curiosidade é que também é um dos países mais flexíveis para quem tem esse objetivo. É o caso de quem visa estudar e trabalhar, por exemplo. Ou seja, dá para estudar e ganhar dinheiro atuando em alguma área, seja estágio, trainee ou trabalho integral mesmo.

Agora, saiba que vai ser preciso ter o TFN, ou melhor, o Tax File Number, que é uma espécie de CPF da pessoa que mora lá. Isso permite que você tenha emprego formal. Tudo é possível de ser encontrado e entendido no site do governo australiano, de modo simples. 

Canadá

E a gente deixou o Canadá aqui porque ele é um dos lugares que cada vez mais tem se tornado acessíveis para brasileiros. Talvez ainda não seja tão acessível como outro país da América do Sul, é verdade. Mas há de se considerar os pontos positivos também. 

Esses são os melhores países para morar e trabalhar
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, ele tem um processo online de elegibilidade para morar/trabalhar lá, chamado de Express Entry. Assim, a partir de dados como diplomas e experiências, você pode se “candidatar” para ser um morador canadense. O que acaba sendo uma baita de uma ajuda.

Isso permite que empresas procurem o seu perfil e se mostre interessada no seu trabalho. É assim que você consegue uma vaga de emprego no Canadá, entre outras formas. Obviamente, você terá que passar por entrevistas antes de se mudar para o país.

Curiosidade: é preciso ter visto para morar fora do país?

Vale considerar que se você está pensando em um país europeu ou da Ásia ou ainda da Oceania e África, saiba que além do seu passaporte, você também precisará de um visto de trabalho para conseguir alugar ou comprar uma residência por lá. 

Esses são os melhores países para morar e trabalhar
Foto: (reprodução/internet)

Outra coisa é que para conseguir tudo isso, você também precisará da identidade local. É por isso que muitas vezes, o jeito mais fácil é encontrar relação com as empresas de lá, que fazem toda parte burocrática. Já em países da América do Sul não é preciso ter visto de moradia.

Cuidado com os piores países para trabalhar/morar fora do Brasil

No começo do ano, a Forbes fez uma lista com os melhores e piores países para expatriados. Então, vale a pena estudar esse ponto também. Afinal, às vezes as aparências enganam. Será que tem algum país que não vale a pena morar/trabalhar?

Com base no que diz a Forbes, países como Kuwait, Itália, Rússia, África do Sul, Egito, Chipre, Turquia, Japão, Índia e Malta devem ser estudados com bastante atenção para que o arrependimento de sair do Brasil não venha brevemente. É só pesquisar muito para saber a resposta para você.

ANÚNCIO